Hotel Fazenda Serra do Panelão é o caminho para a Natureza

Panelão

Numa altitude de 1.350 metros acima do nível do mar, o Hotel Fazenda Serra do Panelão, em Urubici, na Serra Catarinense, é um desses locais em que a natureza figura como um dos elementos principais. Rodeado por bosques compostos por araucárias, canelas, tarumãs, cedros, xaxins e outras árvores da região, o prédio sede do hotel fica entre arbustos ornamentais onde roseiras antigas – como verdadeiros buquês grudados em paredes ou telhados – dão um toque exclusivo aos perfumes que vêm da mata.

                Mas o Serra do Panelão Fazenda Hotel é muito mais que isso. Numa região montanhosa e isolada, nos seus 300 hectares, pode ser reconhecido pelo acidente geográfico que lhe deu o nome: O Morro do Panelão, uma formação rochosa elegante, em cuja base diversas grutas falam de épocas remotas- quando os indígenas da etnia Xokleng buscavam refúgio e, nos idos de 1.800 e começo do século XIX tropeiros faziam seu pouso em segurança. Nos dias atuais as grutas servem de local para ninhos de diversas aves da região, entre essas os gaviões e mesmo urubus.

Uma das atrações são as caminhadas pelas muitas trilhas que levam à mata, aos córregos e lagos. Uma das trilhas leva ao Panelão, que deu nome a região.

Essa pedra de formato extraordinário, com terraços e grutas em alguns pontos onde, conforme as lendas ou estórias locais, os antepassados ou tropeiros se protegiam das intempéries. Outras lendas são mais ousadas: “Jesuítas em missões delegadas por El Rei, teriam enterrado panelas de ouro do Império para não serem roubados”. Mesmo com a fazenda na família há mais de 100 anos, o proprietário nunca achou uma panela de ouro perdida. “Pura lenda, nunca encontramos nada e minha família está aqui há muitos anos. O que não é lenda é a beleza do local, como toda Urubici e outras cidades da serra, e a forma como a natureza criou esse monumento que é a Panelão”, afirma Rômulo. Ele comanda as atividades do hotel e da Fazenda do Panelão com a esposa Raquel, com o filho Fernando e nora Sheila. Todos cuidam das duas pequenas herdeiras, filhas de Fernando e Sheila.

Muitas cachoeiras na mata

                As trilhas são muitas e levam o visitante até campos, capões de mato, mata fechada, lagos, acidentes geográficos, pequenas cachoeiras. Ou, ainda, aos lagos para pesca. Essas trilhas podem ser percorridas, algumas a cavalo, pois entre as atividades oferecidas no Hotel Fazenda Serra do Panelão figuram cavalgadas e, ainda, a lide da ordenha. Nessa, o visitante pode provar o tradicional Camargo, que nada mais é do que um café fresquinho, recém-passado, com leite tirado diretamente das tetas das vacas, o que forma uma espuma.

Apartamentos têm nome das invernadas. Este é o Tapera

                Os quartos são confortáveis e tem os nomes das várias invernadas (locais da Fazenda). Tem o necessário (boa cama, aquecedor, bom chuveiro e TV), porém sem luxo.  Acomodam uma família de até cinco pessoas sem problemas. Os chalés, que compõem o complexo, fora do prédio principal, são equipados com frigobar e lareira.

Rômulo chama para a tertúlia

Logo na entrada do hotel, a recepção já se mistura com o bar, uma sala de estar com um pequeno palco, que em noites especiais músicos locais se apresentam, tendo como atração principal as músicas popular brasileira e gaúcha. E o hóspede pode até “dar uma canja”, caso a plateia aceite!

Músico Português Mário Moita fez apresentação

Na sequência vem o grande salão de refeições, onde á servido o café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. O fogão a lenha – com chapa bem grande – já serve como aquecedor, mantendo a comida quentinha.

Nos dias de verão, é aceso somente à noite. Mas no Outono, Inverno e Primavera esse fogão é o principal aliado, pois ajuda a aquecer o ambiente, durante todo o dia. Afinal, estamos em Urubici, a única cidade brasileira habitada a uma altitude de mais de 1.800 metros acima do nível do mar. Com isso, geadas, ventos muito frios e nevadas, fazem parte do ambiente!

Foto do local no inverno – foto divulgação site hotel

                Junto ao bar da recepção, uma sala oferece apoio às atividades do balcão, movimentando e complementando o ambiente, um dos meus lugares preferidos.  Uma alameda coberta desemboca perto dessa sala, fazendo a interligação dos hóspedes entre o prédio principal e a área de recreação, onde estão a piscina térmica, SPA e sala de jogos. Isso permite que o hóspede não “congele” se desejar ir até a área de recreação em dias muito gelados. E oferece uma vista maravilhosa da “friagem”, lá fora, pois é envidraçada.

                O Hotel Fazenda Serra do Panelão fica a 13 quilômetros do centro de Urubici, no Km 11, da Rodovia SC 110. Para quem transita pela BR 282, tanto para os que seguem de Florianópolis para Lages ou de Lages para Florianópolis, a entrada deve ser em Bom Retiro, que fica cerca de 20 quilômetros da entrada do hotel.

Observação de aves

Durante o 36º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, realizado em Urubici, entre os dias 27 de novembro até 1º de dezembro de 2019, o Hotel Fazenda Serra do Panelão hospedou jornalistas provenientes de Goiás, Minas Gerais, Bahia e nossa equipe do Blog www.juremajosefa.com.br, do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, os proprietários manifestaram o interesse em desenvolver condições ainda mais adequadas ao turismo de observação de aves, o que já ocorre.

Picapauzinho -verde-carijó num tronco de araucária

Veja mais em www.serradopanelao.com.br

Você pode gostar...

SSL Bravulink