Paraná das Cataratas, dos Pinheirais e Serra do Mar

Ferrovia leva aos Parques da Mata Atlântica e Morrretes

O presidente Paraná Turismo, João Jacob Mehl, destacou que o Estado do Paraná está se preparando para promover o turismo interno como forma de reabrir o setor, paralisado em decorrência da Covid-19. A informação foi dada no dia 30, durante entrevista através de uma live via Zoom, com jornalistas especializados em turismo associados às Abrajets (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Vamos regionalizar. Criamos 14 polos regionais que têm atrações para convidar e atrair os paranaenses”, disse Jacob Mehl.

Atrações na tríplice fronteira

Conforme o dirigente, que tem mais de 20 anos de experiência no setor, o Paraná vinha se destacando no turismo nacional no ano de 2019: “Foi um ano maravilhoso. Tivemos recordes de visitantes em vários de nossos atrativos, como o Museu Oscar Niemeyer, a descida pela Serra do Mar e, claro, Foz do Iguaçu, com números excepcionais na Usina de Itaipu e, também, no Parque das Aves, sem falar nas Cataratas”.

Momentos de muita emoção junto ao vertedouro de Itaipu

Depois, refletiu: “Agora, uma autarquia que é responsável pela divulgação turística do Estado, se vê diante de problemas e têm que buscar solução. Temos guias de turismo passando fome, agências de turismo fechando, 30% dos empresários do setor fechando as portas. É triste, principalmente sabendo que estávamos apresentando um crescimento maior que muitos Estados”., desabafou.

Mata Atlântica no seu esplendor no Parque Carambei, na descida para o mar

Para ressaltar as dificuldades, informou que o Paraná só nos primeiros seis meses desse ano apresentou um deficit de R$ 3 bilhões no ICMS, um dos principais impostos que formam a receita do Estado. “Devíamos fazer ações pelo turismo mas, hoje, estamos é escutando lamentações, infelizmente”. E tem sido muitas nesses tempos: mais de dez hotéis já fecharam, praticamente todos os eventos foram ou cancelados ou transferidos e “temos, lamentavelmente a questão de dois centros de eventos, o Expo Unimed e o de Pinhais, que podem fechar, fazendo de Curitiba, talvez, a única capital sem um equipamento para receber esse tipo de evento”

Aqui o amasso das uvas

Apesar do desabafo sobre as perdas, Jacob se mostra otimista em relação ao retorno e diz estar trabalhando para que o setor possa se reerguer, já partir de setembro. “Temos no Paraná um organismo que também trabalha em prol do turismo, o G5 que reúne a Abav-PR, Abih-PR, Seha, Abrasel e Fecomércio, que também pensa e age pelo turismo. E estamos, junto com o Sebrae, organizando o recomeço. Temos um programa pronto para ser implantando logo que as condições permitirem”, falou.

Ópera do Arame, em Curitiba

Atrativos das 14 Regiões

Parque Tanguá em Curitiba

Além da Capital Curitiba que é privilegiada com grande número de museus e parques com grandes atrações, e bairros temáticos, como o Santa Felicidade que por si só rende uma viagem de turismo, os roteiros turísticos das 14 regiões apresentam uma enorme variade que vão desde belezas naturais, grandes reservas da Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras, todas as riquezas cultivadas em seu solo, um riquíssimo acervo histórico e cultural, além das inúmeras e diferentes alternativas de lazer e gastronomia.

Histórica e bela Morretes que pode ser visitada pela linda Estrada da Graciema

As regiões foram divididas em: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras Histórias e Sabores; Entre Matas, Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.

Águia no Parque das Aves

Os roteiros propostos possibilitam que o visitante vá em seu próprio veículo ou de ônibus, voltando no mesmo dia ou fazendo um pernoite. São questões que estão sendo planejadas para chamar o paranaense a revisitar ou conhecer os seus próprios atrativos.

Entrevista através de Live no Zoom

O presidente da Paraná Turismo diz que apesar das dificuldades, os atores do turismo estão trabalhando. “Sabemos que falta confiança para o turista sair de casa – esse vai ser um problema importante a ser resolvido e esclarecido para esse turista – mas o Paraná quer ser um Estado com os locais mais asseados, cumprindo todos os protocolos que mostre que se pode fazer turismo aqui”, destacou.

SSL Bravulink