Hotel Renar completa 39 anos e se renova para ofertar conforto

O Hotel Renar localizado na cidade de Fraiburgo, no Meio Oeste Catarinense, completou 39 anos no dia 31 de julho último. Quando o estabelecimento hoteleiro foi concebido, em 1981, os empreendedores, René Frey, sua filha Gerda e o neto, o jovem Edson Frey Ziolkoswski se esforçaram para encontrar a fórmula capaz de ofertar aos futuros hóspedes a melhor qualidade.

“Quando demos início ao projeto do Hotel, não imaginava um local muito grande. Pensava em algo como uma pousada, para ser compatível com a cidade de Fraiburgo. Foi quando meu pai disse: ‘Se for para fazer algo, vamos fazer algo grande’, ele era um visionário, pensava muito para a frente. Ele costumava dizer que não sabia o que era “o impossível” , por isso foi lá e fez! E aqui estamos, há 39 anos”, conta com emoção Gerda Maria Frey Ziolkowski.

Ela e seu pai queriam oferecer atrativos inovadores aos hóspedes. Dessa forma, o Hotel Renar foi o primeiro a contar com piscina térmica e calefação em todo o Oeste Catarinense. O estilo Alpino Germânico da construção também foi idealizado por eles. Com orgulho, ela conta também sobre a história de persistência e muito trabalho logo no início das atividades, citando que todo enxoval do hotel foi feito a mão, com todo cuidado, para deixar o hotel com jeito de lar, enquanto seu filho Edson, ao lado do avô René, assumiu a construção e, após a inauguração, a gestão. Atenção muito especial foi dada aos jardins. Plantas e flores locais, com destaque para as araucárias, e outras de diversos países, bem como acessórios, foram escolhidas com muita atenção, como forma de complementar a beleza de cada recanto.

Dona Gerda, que além de ajudar em cada detalhe, se responsabilizou desde o começo, visando propiciar não só o conforto, mas a melhor alimentação aos hóspedes, tratou de selecionar o pessoal para atender os futuros hóspedes. E deu especial atenção à alimentação. Para tanto, recuperou as receitas antigas da família e desenvolveu novas, em especial doces e tortas de maçãs, fruta que foi introduzida na região no ano de 1963 (mudas européias, da França) que, como resultado garantiu ao município catarinense o título de Capital Nacional da Maçã. A torta de maçã de dona Gerda é famosa!

Mudanças para atender o hóspede

Nesses 39 anos o Hotel Renar passou por muitas situações diferentes e foi se adequando a cada uma delas. Para atender à demanda, que começou mais com homens e negócios, alguns visitantes de final de semana e acabou com a chegada de turistas de muitas regiões, o Renar foi mudando. Nos dias atuais conta com duas alas, a Tradicional localizada na construção histórica que representa o início de tudo e a ala BIZ, com traços mais modernos e exclusivos, com algumas suítes de até 98 metros quadrados privativos, adequados às necessidades do momento em condições de acomodar uma família com todo conforto.

Sua estrutura é composta por ambientes aconchegantes, alegres e envoltos por um lindo jardim, ótimos para realizar atividades e entretenimento para toda a família em dias de sol ou chuva. Mantendo a característica de oferecer inovação, a nova garagem do Hotel Renar é coberta por placas fotovoltaicas, e uma de suas vagas é própria para o abastecimento de carros elétricos, visando, também, promover a sustentabilidade. Mantém, desde o começo, o heliponto que garante a chegada do hóspede, em especial de negócios ou aquele turista com pouco tempo e muito dinheiro.

“Para conquistar nosso espaço em Santa Catarina, foi preciso trilhar um caminho dia após dia com trabalho e dedicação. A construção sólida da reputação do Hotel Renar se deu por conta de muitas parcerias e representatividade. Precisamos lembrar que somos auxiliadores, quando o assunto é fomentar o turismo no nosso município e na região” ressalta Edson Ziolkowski, sócio Diretor do Hotel.

Trajetória dos antepassados é estímulo

Tanto Edson quanto sua mãe, dona Gerda, destacam a trajetória da família na região. Lembram que René e seu irmão Arnoldo Frey, que chegaram ao Brasil, no porto de Salvador, e 12 de outubro de 1919, provenientes da Alsácia (na época disputada pela Alemanha e França), contribuíram para o desenvolvimento econômico, histórico e cultural da cidade de região e em especial de Fraiburgo/SC. Os descendentes daquela família que num passado distante conseguiu sobreviver, pelo menos parte dela, a gripe espanhola, atuam com a certeza de que é preciso resistir e se reinventar.

Afinal, o avô de Gerda, e bisavô de Edson, Carlos Guilherme Frey chegou ao porto de Salvador com quatro filhos – René, Arnoldo, Joana e Agnes (conhecida por Inês) – na esperança de dias melhores. Carlos Guilherme havia perdido a mulher Josephine, para a famigerada gripe espanhola, moléstia que entre 1918 a 1920 ceifou 50 milhões de vidas. De Salvador partiram para o Rio de Janeiro, depois Triunfo e Panambi no Rio Grande do Sul. Dali foram até a cidade paranaense de Castro, onde a família criou laços e os irmãos Frey casaram com Maria (René) e Lydia (Arnoldo). Na década de 20 a 30, os irmãos Frey decidiram desbravar o território catarinense, tendo como ponto de parada a localidade de Perdizes, hoje município de Videira, onde comercialmente optaram pela criação de um matadouro e a conseqüente fabricação de derivados de carne. Depois veio o ramo madeireiro, a emancipação de Fraiburgo, e depois a fruticultura. Agora, em 2020, uma ala está consolidada no ramo hoteleiro. Com distinção!!!

Nos dias atuais de pandemia, o hotel Renar mantém padrões e protocolos sanitários visando sobretudo a segurança do hóspede, sem perder o foco no conforto.

Por isso, no aniversário de 39 anos do Hotel Renar, a família festeja os antepassados e busca inovações para atender seus hóspedes.

Mais informações:

[email protected]

www.hotelrenar.com.br

(49) 3246-9000 | 99977-5236

SSL Bravulink