Canela: Romaria do Caravaggio dias 5 e 6

Foto Diego Santos- Estratégia.com

A Romaria Motorizada em honra a Nossa Senhora do Caravaggio de Canela será realizada no sábado, dia 5 deste mês de setembro. Tanto a Romaria quanto a Festa seriam realizadas dia 26 de maio, porém devido a Covid-19 foi transferida para o mês de setembro, pois a Igreja Católica comemora a natividade de Nossa Senhora no dia 8 deste mês. A procissão sairá da Igreja Matriz de Canela às 9h30min da manhã do dia 5 com um cortejo que seguirá pelas principais ruas da cidade com destino ao Santuário, localizado na comunidade de Saiqui, distante sete quilômetros do centro de Canela. São esperados 10 mil carros particulares, caminhões de frete e frotas de empresas no evento. Todos receberão a benção especial. Neste dia, às 15h será celebrada Missa, em frente ao Monumento da Prece, na entrada do Santuário.

Fiéis rezam o rosário pedindo bençãos – Foto Diego Santos – Estratégia.Com

Neste 2020, a Romaria e Festa completam 60 anos e já em março foi realizada uma procissão luminosa, iniciando as festividades deste evento religioso que reúne fiéis de várias regiões do Estado e mesmo do País, movimentando atividades turísticas em toda a região. Muitos desses fiéis faziam o roteiro de sete quilômetros a pé, desde a Igreja Matriz até o Santuário. O Bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel celebrará Missa, às 10h30min do dia 6, domingo e, para encerrar o fim de semana festivo, mais uma Missa ocorrerá, às 15h. Todas as Missas serão no sistema drive-in, pois a Igreja Católica tem consciência de sua responsabilidade e sempre aconselha seus fiéis a manterem o distanciamento social, usarem máscaras e tomarem todos os cuidados necessários contra a disseminação do Corona Vírus.

Nos dois dias serão comercializados os tradicionais pastéis de massa caseira e, também galeto, que terão os tíquetes comercializados com antecedência, no valor de R$ 30. Os interessados em adquirir podem contatar com a comissão festeira ou na secretaria paroquial. Os alimentos serão entregues diretamente nos carros, evitando que as pessoas circulem pelo Santuário.

Entrada do Santuário. Foto Gilberto Sander Müller

O presidente do Conselho Administrativo do Santuário Lauro Drechsler destaca que “em função da pandemia as comemorações dos 60 anos do evento não puderam ocorrer conforme haviam sido planejadas, mas os responsáveis, juntamente com o reitor Padre Victor Farias, estão criando atividades alternativas para que os fiéis possam demonstrar sua fé”. O Santuário do Caravaggio foi criado em1959, com a inauguração do Monumento da Prece, duas grandes mãos em posição de oração, abrigando a imagem de Nossa Senhora.

SSL Bravulink