Gramado recebe atrações de todo o Brasil para o 32º Festuris

O Bar do Pirata na praia de Iracema, em Fortaleza

 O Nordeste brasileiro figura com o maior número de estados presentes na Feira Internacional de Turismo de Gramado, Festuris Gramado, que começa nesta quinta-feira, dia 05 de novembro e que encerra no dia 08. Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estarão com estandes apresentando as muitas atrações turísticas dessa rica região turística.

Elevador Lacerda une Cidade Alta e Baixa em Salvador

Depois vêm a região Norte com Amapá, Pará, Rondônia, empatados com a região Sudeste, através de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O Estado do Paraná e Rio Grande do Sul complementam os estados que investiram através de estandes para acolher municípios com atrações turísticas ou mesmo empresas que atuam na área.

Artesanato de Alagoas, obra de arte no Hotel Ponta Verde na Praia do Francês

O Festuris Gramado deste ano vem com muitas modificações, visando a segurança sanitária e a tentativa de reerguer o setor tão atingido pelos efeitos da pandemia. Tanto que o tema central dos debates será a Reinvenção do Turismo de Negócios. Com esse enfoque, vários palestrantes irão colocar sua experiência e sugestões com o objetivo de garantir uma retomada do turismo com segurança. O evento, realizado pela de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos pela primeira vez será em apenas um único local – no Centro de Feiras Serra Park, e terá participações presencial e on line.

Eduardo Zorzanello

 A Feira Internacional, toda no Serra Parque, contará com menos participantes por muitas razões: a primeira, dessas, está relacionada a falta de segurança decorrente da pandemia da Covid 19. Poucos puderam superar as dificuldades econômicas, de saúde e técnicas. As companhias aéreas, que dispunham de voos em abundância em todas as regiões do País, e mesmo no Exterior, contam – ainda nesse momento – com poucas ofertas de voos. Ciente das dificuldades pelas quais passam algumas regiões, a Embratur manteve seu tradicional estande e abrigará, em seu pavilhão, atrações de todos os tipos, divulgando o turismo nacional.

Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves no RS

Mesmo as participações de outros países, saudada pelo CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, será com autoridades ou operadoras oficiais desses países que vivem no Brasil, devido as dificuldades de deslocamentos em função – ainda – da pandemia que chegou ao Brasil em março desde ano e jogou por terra todos os segmentos do turismo no mundo.

Cataratas presentes

Segundo Eduardo Zorzanello, a feira estará bem distribuída e com estandes distanciados e mais abertos, permitindo uma fluidez melhor de pessoas. Também haverá uma grande preocupação com o controle de fluxo e acesso de pessoas ao evento para evitar aglomerações. O foco na geração de negócios também será ainda mais forte nesta edição através do agendamento obrigatório de reuniões. Em relação ao ano passado houve uma redução do número de destinos internacionais devido à impossibilidade de muitos países enviarem pessoas ao Brasil diante do fechamento de fronteiras. “Apesar disso, os expositores internacionais que não puderam vir já demonstraram total interesse em estar aqui em 2021. Por outro lado, temos que valorizar os destinos que estarão com a gente neste ano, como Mônaco, Seychelles, Tailândia, San Francisco, Costa do Marfim e a Suíça”, destaca Zorzanello.

Cidades Turísticas

Passeio nas águas do Oceano em Cabo Frio

O Rio de Janeiro é o estado que participa com o maior número de municípios no Festuris Gramado 2020. As cidades turísticas litorâneas – Búzios, Cabo Frio,  Angra dos Reis, Guissamã e Maricá, além de Volta Redonda e da imperial Petrópolis estarão se mostrando. Algumas das cidades são representadas através de conventions bureaux. Interessante é que Guissamã, cujo nome foi dado por causa de um único negro encontrado no local, entre índios, quando os beneficiários daquela sesmaria chegaram, isso em torno de 1800. O negro teria dito que era “forro e  descendia do Reino de Guissamã, na  África”. Nesta localidade, fica a segunda maior lagoa de água doce do Brasil, chamada de Feia. Só perde em tamanho para a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, a nossa rota Turística da Costa Doce.

Contraste das atrações: Cristo Redentor e Cidade Maravilhosa

         O Rio Grande do Sul tem seis municípios presentes, com a Capital Porto Alegre e os vizinhos de Gramado: Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Rolante. A região turística Circuito das Flores, de São Paulo, integrado pelos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse e Campinas vem à Feira Internacional de Turismo. O mais conhecido como ¨das Flores¨, desse grupo, é Holambra, mas todos esses juntos representam os maiores produtores de flores do Brasil. De Santa Catarina, participam do Festuris 2020 as cidades de Blumenau e Garopaba, portanto um representante do Vale Europeu e outro da Rota da Baleia Franca. Foz de Iguaçu também está presente.

Lembrança da Fortaleza, em Cambará

Cerca de quatro dezenas de operadoras turísticas estarão promovendo negócios, assim como conventions bureaux e associações de turismo de aventura, de parques aquáticos, da Mata Atlântica e muitas outras entidades. Ao menos 40 hotéis estarão com estandes próprios que, somando-se aos que utilizarão espaços integrados, fazem grande esforço para a retomada.

Turismo de luxo presente neste ano. Foto de 2019

         Entre expositores tradicionais, o turismo religioso, de luxo, com o espaço Luxury e LGBT confirmaram presença neste Festuris que, devido a pandemia, ganhou um espaço exclusivo sobre saúde, com seis empreendimentos voltados à área; o green experience, voltado à sustentabilidade; espiritualidade, com os representantes do turismo religioso e o de tecnologia & inovação, voltado a startups, destinos inteligentes e negócios tecnológicos. “Será um palco para enxergarmos com mais força as marcas e destinos brasileiros. Teremos a presença da Embratur com mais de 20 cooperados, Estados com estandes próprios, uma boa participação de municípios, hotelaria nacional e internacional, operadoras, parques temáticos e demais empreendimentos da cadeia turística”, explica Zorzanello.

Turismo Religioso estará presente

Abertura e Benção

Evento começa nesta quinta-feira dia 05

A tradicional solenidade de abertura do Festuris será às 20h, do dia 05 de novembro, no Serra Park. Antes disso, às 16h, haverá uma benção nas alturas reservada a convidados e imprensa nos jardins do local. Na sexta (6) e sábado (7), das 8h30min às 13h acontece o evento de conteúdo Festuris Connection Meeting, e das 12h às 19h ocorre a feira de negócios.

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs do Festuris estão confiantes na retomada

O Festuris tem o patrocínio de Sebrae Nacional e CNC. O apoio de Ministério do Turismo e Embratur. Tem o Rio Grande do Sul como Estado anfitrião e Gramado como cidade anfitriã. A Gol Linhas Aéreas com transportadora aérea oficial e a LATAM Airlines como apoio aéreo. Tem o Laghetto Hotéis como rede hoteleira oficial, a Planalto Transportes como transportadora terrestre oficial, a Gramado Receptivo como agência oficial e a Brocker Turismo como transporte VIP. Os parceiros de biossegurança são Marcopolo Next, Imunizadora Hoffmann, IBES International e Hospital São Miguel. A Transul é responsável pela assistência médica oficial. A realização é de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.

Mais informações do evento podem ser acessadas pelo site www.festurisgramado.com

Você pode gostar...

SSL Bravulink