Itaparica Operadora prevê temporada de verão com hotelaria lotada no Nordeste brasileiro

Pedro-Gramacho-Tercia-Vasconcellos-Claudio-Maia-Luiz-Castro-e-Marcos-Almeida.

 O veraneio de2025/2026 vai movimentar ainda mais os destinos do Nordeste brasileiro, visto que dados atualizados de hotéis da região, indicam que a ocupação já chega a 70%, sendo que 40% desse total corresponde a turistas estrangeiros, principalmente da Argentina. “A previsão é de uma temporada expressiva, com crescimento projetado de até três vezes em relação ao ano anterior”, afirmou o CEO da Itaparica Operadora, Cláudio Maia, durante o Connect 4 You 2025, evento que reuniu cerca de 600 agentes de viagens do Brasil e do mundo em Salvador, no dia 14/08.

         Realizado pela Itaparica Turismo, o evento- na terceira edição – promoveu mais de 50 capacitações, sorteios de viagens para destinos variados, apresentações culturais e networking com fornecedores nacionais e internacionais. Teve, ainda, o pré e pós-Connect 4 You, de forma que começou dia 12 e encerrou dia 20 último, com as famtours ou viagens de reconhecimento. Os agentes participaram (nos pós) de excursões para destinos como Aracaju e a região do Xingó, Morro de São Paulo, Praia do Forte, Alagoas, Porto de Galinhas e Natal, vivenciando experiências imersivas que combinam atrativos naturais, culturais e gastronômicos. No Litoral Norte baiano, o Vila Galé Marés, em Guarajuba, e o complexo Costa do Sauípe também figuraram entre os atrativos, reforçando o protagonismo do Nordeste na recepção de visitantes e no fortalecimento da cadeia turística nacional.

         Também a fala de Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), demonstrou a consolidação dos destinos nordestinos para os turistas brasileiros e estrangeiros, embora ele se referisse à Bahia. Destacou a boa malha área dentro do Brasil, mas sobretudo a conquista de voos diretos como Paris–Salvador (Air France), Lisboa–Salvador (TAP), Madrid–Salvador (Air Europa) e Panamá–Salvador (Copa Airlines), além de rotas para o mercado sul-americano, especialmente Argentina, Uruguai e Chile.

Aprendizado e troca de informações

         Com energia única e casa cheia, a 3ª edição do Connect 4 You movimentou Salvador na última quinta-feira (14), reunindo mais de 600 profissionais do turismo nacional e internacional no Gran Hotel Stella Maris. Realizado pela Itaparica Operadora, o evento se consolidou como um dos mais importantes encontros do setor no Brasil, combinando capacitações, oportunidades de negócios, cultura e experiências únicas.

         Ao longo do dia, os participantes tiveram acesso a mais de 50 treinamentos sobre destinos turísticos nacionais e internacionais, ampliando o conhecimento e fortalecendo conexões comerciais. Para Tércia Vasconcelos, diretora da Itaparica Operadora, o Connect 4 You chega ao calendário de eventos como um marco para o turismo regional e com potencial de reverberar em todo o país. “O Connect 4 You nasceu para criar conexões sólidas entre empresas, profissionais e instituições que impulsionam o setor. Quando unimos esforços, conseguimos ampliar o alcance e gerar benefícios concretos para toda a cadeia produtiva do turismo”, destacou a diretora da Itaparica Operadora.

         O clima da rodada de negócios foi marcado por otimismo e conquistas que colocam o Nordeste no centro das atenções do turismo brasileiro. Operadores, agentes de viagens e representantes de destinos turísticos fecharam contratos que reforçam o potencial de crescimento do Nordeste brasileiro, com destaque para Bahia, Salvador, Porto Seguro, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, reafirmando o papel da região como um dos motores mais vibrantes do setor. O crescimento do Nordeste, com sua diversidade cultural e belezas naturais, mostra o potencial e consistência em atrair investimentos e novas rotas. Ao lado de referências consolidadas como Rio de Janeiro e Búzios, os acordos firmados fortalecem o fluxo turístico nacional e ampliam oportunidades no turismo brasileiro.

         Música baiana, dança da Broadway e revelação

A programação cultural foi um dos pontos altos. O cantor baiano Jau foi o responsável por abrir o evento, levando ao palco uma apresentação exclusiva que mesclou sucessos consagrados de sua carreira com canções que exaltam a cultura e a alegria da Bahia. No encerramento, uma noite marcada por momentos de surpresa e emoção. A Companhia de Dança Kika Tocchetto trouxe uma performance no estilo Broadway, com coreografias vibrantes e músicas consagradas pelo público, arrancando aplausos entusiasmados da plateia. Mas a grande revelação da noite ficou por conta da cantora Maria Maia, filha dos anfitriões Cláudio Maia, CEO da Itaparica Operadora, e de Tercia Vasconcelos, diretora da empresa. A jovem artista encantou os presentes ao interpretar duas músicas, incluindo uma versão especial de Back to Black, clássico imortalizado por Amy Winehouse, coroando a programação com um tom intimista e inesperado.

Força dos parceiros e expositores

         O evento contou com o patrocínio do Governo da Bahia e o apoio do Governo de Pernambuco e do Sebrae Bahia, em uma ação conjunta voltada para o fortalecimento do turismo regional e nacional. A prefeitura de Salvador realizou uma capacitação durante o encerramento na plenária para todos os participantes, que contou com a presença do diretor de Turismo do município, Gegê Magalhães.

         A noite de premiações foi marcada por sorteios que celebraram a hospitalidade nacional e internacional, da qual participaram operadoras, agências de viagens, empresas oficiais de turismo, hotéis, companhias aéreas. A Dorak premiou com uma viagem para a Turquia; a Estuário del Plata Turismo ofereceu hospedagem em Buenos Aires; e outro destaque foi a cortesia de hospedagem em Mendoza. A Boarding Gate presenteou com estadia em hotel all inclusive na República Dominicana, enquanto o Visit Marrocos encerrou a rodada de premiações com uma hospedagem em hotel cinco estrelas no país africano.

         A Rede Othon e Rede Arena, do Rio de Janeiro, ofereceram diárias de hospedagem, e o Nadai Foz, referência no Paraná, também disponibilizou estadia. O Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, garantiu três noites em suas instalações, e o Village Morro de São Paulo concedeu hospedagem especial. A Gol Linhas Aéreas e a Sky Linhas Aéreas ofereceram passagens aéreas aos agentes presentes. O prêmio oferecido pela Gol incluiu um pacote de viagem completo, com passagens aéreas, hospedagem no Hotel Colina Lagos de Gramado, e transporte terrestre providenciado pela Brocker Turismo. Já o pacote para o Chile, uma cortesia da Sky, consistiu em passagens aéreas, hospedagem e serviços terrestres coordenados pela CHIRAK.

Lideranças Homenageadas

         O Connect 4You também é espaço para a Itaparica Turismo reconhecer e agradecer àqueles que atuam pelo fortalecimento do turismo nacional e internacional. A cerimônia de homenagens foi um dos momentos de aplauso e ressaltou a importância das parcerias estratégicas para impulsionar destinos e gerar novas oportunidades no setor.

         Foram homenageados Otaviano Maroja, do Solar Porto de Galinhas e Vivá Porto de Galinhas; Jorge Rebelo, do Vila Galé, representado por Lilian Santos; o Grand Oca Maragogi Resort; e o Village Porto de Galinhas. Representando a Setur-BA, o secretário Maurício Bacelar foi homenageado por meio de Luiz Castro. Já o trabalho realizado pelo Turismo de Porto Seguro foi lembrado por meio de Guto Jones, representado por Vinicius Oliveira.

         O reconhecimento também se estendeu a Eduardo Loyo, da Empetur, representado por Otaviano Maroja e Eduardo Tiburtius. Já a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, foi uma das grandes homenageadas da noite. Ela viajou até Salvador exclusivamente para participar do evento e receber o prêmio em reconhecimento ao trabalho que vem desempenhando à frente da pasta, com ações que têm fortalecido a promoção do destino alagoano tanto no Brasil quanto no exterior.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...