Navegantes: Fé sobre as águas e as belezas de Porto Alegre

Milhares de fiéis foram às ruas e às águas para a procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes – a maior e mais significativa manifestação religiosa na Capital Gaúcha. Por terra, o ato religioso reuniu cerca de 100 mil pessoas no dia dois de fevereiro. Pelo rio Guaíba cerca de 120 embarcações de porte variado, seguiram pelas águas do Guaíba e Delta do Jacuí, tendo o barco Turistinha a honra de transportar a imagem da protetora dos navegantes.
Navegantes

Procissão de N. Sra. dos Navegantes

 

 
O grupo que mantém a devoção através das águas,  foi liderado pelo frei Antônio Cecchim e pelo devoto de Nossa Senhora dos Navegantes, o octogenário Orval Maia, todos transportados pelo barco de turismo Porto Alegre 10. A  Capitania dos Portos garantiu a segurança de fiéis, entre esses pescadores, grupos de clubes de regata, remo, vela, barcos particulares, lanchas, jet skis, grandes chatas de transportes de grãos, gás, ou de prospecção de areia.  Além das preces, os fiéis têm, nessa procissão fluvial, a oportunidade de  verem a cidade de Porto Alegre do rio, com imagens incríveis de sua beleza. As ilhas do Delta do Jacuí, as muitas pontes, pequenos canais e o verde exuberante dessas são descobertas que surpreendem, entre rezas e cânticos em louvor à Santa. Em outros pontos, as estruturas dos clubes de regata, natação e tantos outros.

 

Navegantes

Procissão fluvial no Rio Guaíba

Fotos de Gilberto Sander Müller
A saída dessa maratona foi da Z-5, na Ilha da Pintada, uma das 30 que compõem o Delta do Jacuí, onde o Barco  Porto Alegre 10 saiu com moradores do local e visitantes, seguindo o Turistinha, com a imagem da Santa. Navegaram  até a Usina do Gasômetro – na capital – para  buscar os fiéis que aguardavam e dali  a procissão seguiu subindo o Guaíba, passando por baixo da Ponte Móvel, em Navegantes, próximo do Santuário dos Navegantes – onde a procissão por terra, com uma multidão – já acabara de chegar. Pedidos em Favor do meio ambiente, da paz universal, a união entre as famílias e pela saúde, foram feitos à Padroeira dos Navegantes. Uma manifestação de fé e uma grande festa.
 
 Neste ano de 2014, a peregrinação por terra começou às 7h da manhã no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, centro da cidade – para onde a imagem da Santa havia sido levado em procissão, dia 19 de janeiro – e terminou em torno de 10h, quando chegou no seu Santuário, em Navegantes, com salva de fogos de artifícios e missa campal liderada pelo novo arcebispo Metropolitano, dom Jaime Spengler e pelo pároco Remi Maldaner. Ali, os festejos prosseguiram durante todo o dia e começo da noite.

 

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink