Arraial da Ajuda – Primórdios da Costa do Descobrimento

A vila de Arraial Da Ajuda, na Costa do Descobrimento, em Porto Seguro, no Sul da Bahia, vive dias especiais com a canonização do Padre José de Anchieta. Isso por que, o Jesuíta que escreveu versos à Virgem Maria, nas areias dos mares do nordeste brasileiro – possivelmente apaixonado pelos dois, tal a beleza de ambos (Maria e areias do mar) em suas respectivas dimensões – esteve na pequena e extraordinária Vila em 1588. Ali, ele orou na pequena e ainda existente Capela de Nossa Senhora da Ajuda, construída em 1549 pelos Jesuítas.

Igreja da época do descobrimento

Igreja da época do descobrimento

A exemplo de Anchieta, um dos grandes estudiosos das almas e línguas humanas, tanto que ele aprendeu a linguagem indígena para poder ministrar os saberes da sua crença Cristã, antecessores seus não resistiram à beleza da área onde está construída a vila, hoje toda ela ou quase toda, transformada em patrimônio da humanidade. Tanto que escolheram o local para erguer a pequena e linda capela que resistiu aos tempos, a ponto de agora servir de espaço para fiéis que ali vão rezar em nome de São José de Anchieta, falecido em 1597, não um brasileiro, mas o terceiro Santo cujas ações voltadas aos mais necessitados, ocorreram no Brasil. Ele figura junto com a italiana que viveu em Santa Catarina, canonizada em 2007, Madre Paulina e Frei Galvão, esse brasileiro nato.  A Pequena Igreja lota aos domingos pela manhã, a maioria é turistas e os demais os paroquianos normais. Muitos – sem crença alguma- se emocionam por estarem pisando e orando em local tão exclusivo, no qual milhares de almas já passaram. Eu mesma deixei meu nome escrito no livro de visitas, pois uma Igreja com aquela história toda precisa de um livro. É algo como um museu rodeado de bons fluidos. Escrevi meu nome, li o de tantos outros e me emocionei, lendo as histórias da construção de como foi de quantos ali passaram em momentos especiais, até a plena restauração por ocasião dos 500 anos da Descoberta do Brasil.

Arraial da Ajuda

Cerca da igreja é coberta por fitas

É fácil chegar à pequena vila. A rota é de avião até Porto Seguro, ponto da primeira parada dos portugueses quando chegaram. Só que esses primeiros foram por mar. Dali pode-se optar por ficar em Porto Seguro, o que é uma opção muito boa, tais os seus atrativos, rede hoteleira, de restaurantes. Mas a alternativa poderá ser direto para Arraial D’Ajuda que, após a canonização de Anchieta pela Papa Francisco no Vaticano, no mês de abril de 2014, vem recebendo um fluxo ainda maior de visitantes. Para chegar a Vila toma-se uma balsa para atravessar o Rio Buranhém, o que já é um prazer incrível. Dali, seguir de carro, em excursão ou não, até o monte onde está a vila de Arraial Da Ajuda com seus casarios, igrejas, muitas e confortáveis pousadas e uma rede de restaurantes de dar água na Boca. O Restaurante João, ali pertinho da igreja, é um desses locais cuja família optou por transformar a sua antiga casa num ponto de encontro certo de famílias e pessoas ávidas

Arraial da Ajuda

Lojas de artesanato com motivação religiosa

pela boa comida e história nordestina. Aqui temperada com as histórias de navegação.

Arraial da Ajuda

Vista do mar do alto da colina que abriga a vila

Bom, Arraial Da Ajuda é apenas um pedaço da Costa do Descobrimento sobre a qual iremos discorrer até chegar ao Monte Pascoal, que fica mais distante, mas não menos atraente. Não falei de mar com águas límpidas, mornas e calmas. Mas pode ter certeza de que as brancas areias do Arraial Da Ajuda saberão conduzir qualquer pessoa com um pouco de fé até esse mar. Da mesma forma com que o padre José de Anchieta, agora São José de Anchieta, escrevia à Virgem Maria, em busca de sua fé, nas areias. Certamente a Santificação, 417 anos após o começo do processo, foi uma resposta às suas preces.  Ninguém que busca mar de grande qualidade e excelente balneabilidade precisará esperar tanto, ali na região da Costa do Descobrimento. Mas precisa ir até lá.

Informações:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arraial_da_Ajuda

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink