A Pedra do Segredo de Caçapava do Sul será estudada

A Pedra do Segredo

A Pedra do Segredo que integra a formação geológica das Guaritas, em Caçapava do Sul, será motivo de uma Oficina de Apresentação da Avaliação Ecológica Rápida  e  Plano de Ação da Pedra do Segredo.  A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do Projeto RS Biodiversidade, em parceria com a Prefeitura de Caçapava do Sul, é quem está promovendo esse evento que será realizado no dia 30 deste mês de julho, Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul,  Rua Coronel Coriolano Castro, 1148, sala 301, das 13h30min às 17h30min. Distante cerca de 250 quilômetros de Porto Alegre, a Capital gaúcha, Caçapava do Sul figura entre as mais antigas cidades do Rio Grande do Sul.

Pedra do Segredo em Caçapava do Sul -foto divulgação SEMA

Pedra do Segredo em Caçapava do Sul -foto divulgação SEMA

 Conforme convite formalizado pelo secretário estadual de Turismo, Néio Fraga Pereira e pelo prefeito de Caçapava, Otomar Viviam, na oficina  serão apresentados, pela ABG Engenharia e Meio Ambiente, empresa consultora do Projeto, os resultados do diagnóstico dos meios físico, biótico e socioeconômico e discutidas as ações propostas para a conservação da área, de modo a  consolidar o plano de ação e estabelecer parcerias para sua implementação.   Esta atividade, sob a coordenação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM, integra as ações do Projeto Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (RS Biodiversidade). Tem por objetivo principal a elaboração de Avaliações Ecológicas Rápidas, com vistas a manutenção da biodiversidade em uma área de interesse para a conservação da biodiversidade.

Os convidados para a oficina são de áreas multidisciplinares, inclusive o setor de Turismo, visto que a partir de definições sobre aquele ambiente extraordinário  – que são as Guaritas – formações rochosas que formam desenhos curiosos, e a Pedra do Segredo, em cujo interior tropas teriam se protegido de tempestades ou se escondido, em peleias, – será possível determinar a visitação de forma a não prejudicar o meio ambiente, mas garantindo acesso para alavancar o turismo. Caçapava conta com um centro histórico e uma história peculiar, pois foi uma das capitais  Farroupilha, isso em 1838, quando o grande coronel Antônio de Souza Neto (aquele do filme Neto Perde a Sua Alma), tomou a cidade onde havia grande força imperial. Anos depois foi iniciada a construção do Forte Dom Pedro II obra que teve anos de duração, desde  1849-50, e que tinha como finalidade segurar os vizinhos castelhanos invasores. Na área central, os prédios históricos como  a Casa dos Ministérios do Governo Farrapo, a Fonte do Conselheiro e até a casa de Borges de Medeiros são atração. Esse patrimônio histórico, aliado ao que existe na natureza e, ainda, com as ruínas das minas de cobre que foram exploradas pelo playboy brasileiro Baby Pignatari, forma um conjunto muito especial para um turismo de boa qualidade. E, mais, muitos pesquisadores de Ovnis garantem ter visto aparições ali na Pedra do Segredo. Não se sabe, mas um dos romances de pesquisador, publicitário e jornalista gaúcho Barbosa Lessa, quem sabe o único livro policial que ele escreveu, afirma que no sopé da Pedra do Segredo dá pra estacionar um pequeno avião com segurança. Mas quem sabe, a pedra que ele se referia é o Morro da Maria Angélica, onde os adeptos de esportes radicais saltam em seus paragliders.

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

SSL Bravulink