Gramado já tem a legítima Parrilla uruguaia

A parrilla

A parrilla, onde as carnes são assadas no estilo uruguaio.

Acredita que seja possível cortar um naco de carne – na verdade um naco de entrecot – com duas colheres, sem faca? Isso é possível no Las Leñas, uma parrilla já tradicional no Rio Grande do Sul, mas com apenas um ano e três meses em Gramado. Claro que essa carne é daqueles que realmente “derrete na boca”. Mas isso não é tudo, é preciso falar no sabor, e quem explica isso é Paulo Cunha, o homem que fica ao lado da grande churrasqueira dando dicas, mexendo no braseiro, vendo se as chamas estão de acordo e apresentando as carnes, as peças solicitadas, para os clientes. O ambiente tem sonorização de músicas uruguaias e latino-americanas.

A parrilla

A parrilla, o restaurante e o gazebo no jardim externo.

“Só trabalhamos com carnes de gado selecionado. Carne altamente qualificada, abatida diretamente no frigorífico Best Beef das raças Angus e Hereford. Além disso, o cuidado com o fogo, o tempo certo para cada peça nos dá a certeza de que estamos oferecendo um produto de qualidade”, diz Paulo. O nome Las Leñas é uma homenagem a Estação de Esqui na Argentina, mas a carne é do Uruguai e a equipe foi selecionada a dedo por Paulo Cunha, um aficionado na arte de viver ao lado de fogões, de assados. Junto com o sócio Urbano Montado, eles se revezam no atendimento à clientela no gostoso ambiente o Restaurante, localizado na Rua Bela Vista, 55, que fica bem na curva que leva ao mirante logo na saída da área central de Gramado.

Parrilla

Vista interna do restaurante

A parrilla Las Lenas começou em Pelotas – RS

A tradição de assados de qualidade começou com o primeiro restaurante, em 1989, ao lado do Lagoa Padel – em Pelotas. Paulo Cunha montou uma parrilla,  em função dos torneios que eram realizados no local. A parrilla improvisada, mas com qualidade no serviço, culminou com a abertura dentro do Lagoa Padel, do restaurante chamado Lagoa Grelhados em 1993. A partir daí o apaixonado por assados foi criando asas e abriu o Las Leñas em 1995, depois o Las Leñas em 2000, em Santa Maria. Atualmente tem uma unidade em Rio Grande e a de Gramado, Mas os planos são de chegar à capital catarinense. “Estamos nos preparando para estrear em Florianópolis ainda antes do verão”, avisou.  E na casa, o cliente pode optar pela parrilla uruguaia de verdade, com os chouriços salgado e doce e outras peças que integram o prato completo. Mas o cardápio permite selecionar as peças desejadas. Para chegar à expansão, o caminho foi a profissionalização, com a contratação de gente especializada. Desde chefes de cozinha, garçons preparados “Na nossa casa não basta apenas o preparo, o garçom precisa tratar o cliente com muita disposição”, diz Paulo, que percorre as mesas vendo se tudo está bem. O cliente nota não apenas a disposição, mas a alegria da equipe, que recebe na porta e procura atender o anseio do cliente.  Hoje são 36 funcionários em dois restaurantes, Gramado e Rio Grande, uma parceria num terceiro em Porto Alegre.

Parrilla

Ambiente do restaurante à noite.

Os que não comem carne vermelha ou de nenhum tipo, não precisam se preocupar, pois a casa oferece um cardápio variado e de muita qualidade. Os pratos são fartos e incluem peixes e massas, tudo elaborado pela própria casa. O Restaurante em Gramado abre todos os dias e na cidade de Rio Grande, todas as noites e domingos ao meio dia.

Parrilla

Mesas junto ao ambiente envidraçado permitem observar o movimento na rua durante a refeição.

Atualmente, estão sendo preparados 4 gazebos na área frontal ao restaurante, para a degustação de aperitivos e petiscos, sendo que em breve devem ser inaugurados.

Parrilla

Aperitivo de linguicinha com queijo assado, acompanhado de molhos como o chimichurri

Informações completas no site de Las Leñas, onde se confere o cardápio e podem ser feitas reservas.

http://www.laslenhas.com.br/historia

A equipe do blog esteve no restaurante à convite.

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink