Hotel Villa Bella – acessibilidade correta para cadeirantes

villabella

Fachada lateral, com Vale do Quilombo ao fundo

Saiba como Nasceu o Villa Bella Hotel Conceito em Acessibilidade em Gramado.

Roger Bacci, diretor do Villa Bella Hotel passou um dia todo com Marlene Bisaglia de Azevedo, funcionária da Embratur, aposentada tetraplégica, observando as dificuldades que ela tinha para se locomover, para fazer qualquer atividade, num hotel cinco estrelas na Capital Paulista. Ela pretendia demonstrar as reais dificuldades e quais seriam os itens fundamentais para se garantir a acessibilidade de um cliente portador de necessidades especiais em um hotel, para que a hotelaria se preparasse. Isso aconteceu na década de 90 e mudou a vida do empresário do setor de hotelaria, para sempre. Mas não foi apenas sua cabeça que mudou. Ele saiu desse encontro, no qual a cadeirante dona Marlene, demorou quatro horas para tomar seu banho – tais as dificuldades enfrentadas, e foi diretor falar com o engenheiro e o arquiteto que estavam tocando o projeto do Villa Bella. Pediu para alterar tudo. Naquele dia, nascia o primeiro e único hotel no Brasil, ainda nos dias atuais, que trabalha com o conceito de acessibilidade. Não foi tudo desde o primeiro dia, ele começou com todo o projeto de engenharia adaptado e com dois apartamentos.  Mas foi somente em 2004 – portanto há 10 anos – que o hotel  ganhou seu primeiro selo de certificação do Instituto Pestalozzi, de Canoas. Isso significou que desde aquele selo, o Villa Bella Hotel agregou a palavra Conceito ou nome, como prova de que tem um padrão de acessibilidade desde a reserva, passando pela recepção, encaminhamento para o apartamento, utilização dos serviços e, sobretudo acesso aos ambientes como café da manhã, áreas de lazer, sauna e piscina. No restaurante, no café da manhã, tudo está de acordo para que a pessoa, se tiver condições, se sirva por conta própria”, afirma Roger. O cardápio em braile e, óbvio, o despertador luminoso, em vez de com ruído, para casos de deficiência auditiva.

villabella

Rampa de acesso para cadeirantes, paralela à escada

villabella

Café da manhã com inúmeras iguarias em ambiente agradável

villabella

O café da manhã é enriquecido com peças ao piano no salão

villabella

Salões dos restaurantes tem acessibilidade em todas as mesas

A capacitação dos funcionários do Villa Bella

O treinamento da equipe foi um dos quesitos que exigiu muita atenção. Desde a reserva, quem fala com o cliente precisa saber o que indagar, de que forma perguntar, para que o hóspede se sinta bem à vontade no ambiente. “Têm pessoas que só podem sair da cama pelo lado esquerdo, ou que necessitam de ajuda de algum funcionário. Tudo isso é definido na reserva”, alerta o responsável pela implantação da acessibilidade. Atualmente o hotel, que começou com dois apartamentos adequados à acessibilidade, de um total de 82 apartamentos e cinco suítes, dispõe de oito atualmente. “Somos único no Brasil. A recomendação da Embratur é que a partir de 100 apartamentos, o hotel tenha dois com acessibilidade”, informa Roger. O que diferencia o Villa Bella dos demais é que não são apenas os apartamentos, mas toda a área interna e até mesmo cadeira especial para banhos de piscina. “Como resultado desse investimento temos uma clientela cativa que vão desde pessoas com necessidades especiais, idosos, obesos e grávidas”, comemora o diretor.

Piscina do Hotel Villa Bella, com cadeira especial para portadores de necessidades especiais

Piscina do Hotel Villa Bella, com cadeira especial para portadores de necessidades especiais

Vista do Vale do Quilombo da janela de apartamento do Villa Bella

Vista do Vale do Quilombo da janela de apartamento do Villa Bella

Villa Bella

Cadeira especial na piscina interna possibilita o uso por pessoas com problemas de locomoção

Outros serviços do Hotel Villa Bella em Gramado

 Além desse diferencial o Villa Bella Hotel tem muitos outros: Localizado em um dos locais mais exuberantes da cidade, o Vale do Quilombo, um cenário de rara beleza, onde riachos, colinas e bosques podem ser admirados. num ponto estratégico de Gramado. O hotel conta com área de fitness, recreação infantil, piscina térmica e com hidromassagem, entre outros serviços. O café da manhã, é extraordinário, com variedade de frutos, frios, tortas e pães. No momento, além de investir para oferecer mais conforto, o quinto andar do hotel está sendo preparado para receber apenas casais. Já a recreação infantil também recebeu mais equipamentos, visto a demanda de casais com crianças.

Villa Bella

Recreação infantil conta com diversos aparelhos de lazer para os pequenos

Villa Bella

Dos apartamentos com vista para o Vale, pode se observar e ouvir a natureza

A exemplo da hotelaria da serra gaúcha, o Villa Bella também dispõe de áreas para eventos. Uma sala para até 120 pessoas e outras duas para no máximo 40 cada, além de salas de apoio e ambientes agradáveis para confraternizações e eventos. Fica na Rua Villa Bella, 125 Gramado/RS Brasil.

Villa Bella

Diversos ambientes no lobby do Hotel Villa Bella proporcionam conforto e descanso para os frequentadores

Fachada da entrada do Hotel Villa Bella

Fachada da entrada do Hotel Villa Bella

Villa Bella

Piscinas internas para hidromassagem

Informações: http://www.hotelvillabella.com.br

A equipe do blog se hospedou à convite

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink