Ponta Verde em Maceió é a melhor praia da capital

Ponta Verde em Maceió tem tudo o que o turista precisa

Vista da praia de Ponta Verde em Maceió

Vista da praia de Ponta Verde em Maceió

 

A atraente e histórica capital de Alagoas, a cidade de Maceió, deixou de ser uma vila para se transformar numa cidade no ano de 1839. Mas depois de ter sido palmilhada por tantos trechos da história da região do Nordeste brasileiro e de todo o Brasil, Maceió ganhou identidade própria e se posiciona – ao lado das nove capitais nordestinas – como o Caribe Brasileiro. Não é por menos: um mar azul turquesa ou verde, águas mornas, muitos arrecifes segurando as ondas mais fortes, para que o banho possa ser um prazer, com segurança. E as areias são muito brancas em praias ensombreadas por palmeiras, coqueirais e amendoeiras. Aliado a tudo isso, um povo que tem a clara noção da importância de um turista na sua vida – o que pode ser visto na intensa demanda por hotéis, translados, e demais serviços – sempre pronto para ajudar com informações e extrema cortesia.

Jair Galvão e Miriam Petrone, presidente da Abrajet Nacional

Jair Galvão e Miriam Petrone, presidente da Abrajet Nacional

O secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, afirma que o “Ouro da cidade são 40 quilômetros de mar que contornam a orla repleta de angulosos coqueiros e jangadas que complementam a paisagem, dando um toque bucólico ao ambiente”. Ele destaca que a cidade está em permanente treinamento de pessoal para que o turista seja realmente tratado com a importância que tem. “Vivemos do turismo, uma das atividades mais importantes para nós, o que é natural, visto as atrações das nossas praias, a riqueza natural que nos cerca e a nossa história”, afirma. Para manter a qualidade dos seus encantos aos visitantes, o Plano Diretor da cidade proíbe que prédios com mais de 12 andares sejam construídos perto do mar. A medida proporciona a moradores e turistas um ambiente mais fresco e com pouca intervenção em seu contexto natural.

Hotel Ponta Verde em Maceió

Hotel Ponta Verde em Maceió

A capital de Alagoas conta com pelo menos 16 praias imperdíveis: Pajuçara, Jatiúca, Cruz das Almas, Praia do Gunga, Barra de São Miguel, Praia do Francês, Paripueira, Sonho Verde, Guaxuma, Garça Torta, Jacarecica, Pratagi, Ipioca, Costa Brava e Tabuba. Claro que algumas dessas já são em municípios vizinhos, mas todas muito próximas.

Suíte do Hotel Ponta Verde em Maceió

Suíte do Hotel Ponta Verde em Maceió

Entre esses destinos vizinhos e imperdíveis, está a praia do Francês, ao lado de Maceió, na cidade de Marechal Deodoro. Aqui a história da cidade, com museus e muitos casarios, tenta rivalizar com a praia e o mar adoráveis. Na verdade, o visitante precisa dedicar ao menos um turno para conhecer a história do brasileiro alagoano que proclamou a República. A cidade é tombada como patrimônio Histórico e Cultural, merecendo – a exemplo da histórica Maceió – ser visitada.

Praia do Francês vista da suíte do Hotel Ponta Verde

Praia do Francês vista da suíte do Hotel Ponta Verde

Já na praia, quem chega poderá ter a certeza de que terá praia, mar e espaços para toda a família. Sempre contando com os movimentos das marés, o turista pode escolher o seu pedaço de praia que terá lugar para curtir ondas, piscinas dentro do mar, devido ao movimento de recuo do mar, e encontrar bom local para alimentação e hospedagem.

Hotel Ponta Verde - Praia do Francês

Hotel Ponta Verde – Praia do Francês

O Hotel Ponta Verde fica na beira da praia do Francês, sem ocupar o espaço dos que a passeio querem chegar à beira da praia. O estabelecimento conta com uma faixa de praia para seus hóspedes e pessoas que curtem a praia e querem desfrutar de serviço de qualidade por pessoas treinadas.

Praia do Francês

Praia do Francês

Dentro das instalações do Ponta Verde, a qualidade dos serviços visa dar conforto em todos os sentidos, a começar pela ampla área de recepção, sem atropelamentos no balcão. São 96 apartamentos em categorias Suítes, Garden, Frente Mar e Vila. A decoração é inspirada na cidade histórica de Marechal Deodoro (por isso é importante conhecê-la). A decoração especial do Hotel Ponta Verde foi feita em homenagem à cidade histórica, aos pescadores e rendeiras. Essa mistura, oferecendo peças de decoração que atraem, aliada a vista de um mar muito lindo, torna o ambiente ainda mais confortável. O proprietário do Ponta Verde Praia do Francês, Maurinho Vasconcelos, destaca que quando se buscou a área para construir o unidade hoteleira, o grupo dirigido pelo seu pai – Mauro Vasconcellos, o diretor presidente do grupo – visou oferecer serviços de qualidade e um ambiente mais voltado ao lazer, e, sobretudo homenagear a cidade do proclamador da República.

Maurinho Vasconcelos e Miriam Petrone, presidente da Abrajet Nacional

Maurinho Vasconcelos e Miriam Petrone, presidente da Abrajet Nacional

Lobby do Hotel Ponta Verde na Ponta Verde em Maceió

Lobby do Hotel Ponta Verde na Ponta Verde em Maceió

Por este motivo, até os dois restaurantes do Ponta Verde Praia do Francês rendem homenagem aos pescadores da praia do Francês. O restaurante próximo ao hall principal homenageia a antiga e rústica âncora, Fateixa. O outro, na piscina, é o Bar e Restaurante Rabeca, exclusivo para hóspedes, faz uma singela homenagem aos músicos de Marechal Deodoro. O nome vem do instrumento folclórico parecido com um violino de cultura popular. De tom mais baixo, tem um timbre estridente e peculiar. Suas afinações variam de acordo com o rabequeiro. Afinal, em Marechal Deodoro nasceu o internacionalmente famoso Nelson da Rabeca. Essas histórias – bem como os grupos musicais que atuam na cidade, como as tradicionais bandas de Pífanos, e outros grupos usando instrumentos da região – são outra realidade que merece ser conferida de perto. A gastronomia local, com pratos de frutos do mar, da terra e de frutíferas (muita água de coco, sucos de manga, mangaba, e outras) dá o toque final. Mas não faltam pratos da gastronomia nacional e internacional, de forma que a família e costumes sejam atendidos.

Antiga casa de farinha no lobby principal do Hotel Ponta Verde Praia do Francês - foto divulgação.

Antiga casa de farinha no lobby principal do Hotel Ponta Verde Praia do Francês – foto divulgação.

Ainda na recepção, a artista plástica Rosa Piatti, com sua arte contemporânea, retratou dona Marinita bordando o bico singeleza, um tipo de renda que quase fora extinto em Marechal Deodoro. Mas coube a esta senhora, com mais 80 anos, repassar o seu saber para outras mulheres, através de oficinas em Marechal Deodoro no projeto premiado de duas arquitetas Josemary Ferrare e Adriana Guimarães. O quadro de dona Marinita, em uma das paredes no hall de recepção, parece um convite a uma conversa com uma rendeira, tal seu realismo.

Praia do Francês em frente ao Hotel Ponta Verde

Praia do Francês em frente ao Hotel Ponta Verde

Como representante de um grupo vocacionado para o setor de turismo e hospedagem, Maurinho Vasconcelos destaca que o Ponta Verde Praia do Francês é o “bebê” do grupo, pois tem apenas dois anos de atividades, porém já caiu na preferência dos hóspedes.

Piscinas naturais na praia de Ponta Verde em Maceió

Piscinas naturais na praia de Ponta Verde em Maceió

Hotel Ponta Verde em Maceió – a origem de uma rede

O começo foi com o Ponta Verde em Maceió, onde o líder do grupo, Mauro Vasconcelos escolheu para ingressar com força e confiança na área. “O Hotel Ponta Verde em Maceió já está consolidado no mercado pela qualidade com que recebe os visitantes”, assegura Maurinho.  Tanto que o hotel está presente em toda a vida da Capital alagoana, liderando projetos de proteção e educação ambientais, como forma de preparar futuros cidadãos para a atividade. “O turismo requer muito cuidado, que as pessoas sejam cuidadosas com o meio e morador da cidade precisa saber como atuar nessa área”, reforça Maurinho, citando uma das muitas campanhas do grupo, a campanha de conscientização sobre a importância das algas marinhas, o sargaço, para o ambiente – feito através de uma história em quadrinhos.  Nos seus 32 anos de atividades, o Hotel Ponta Verde em Maceió é destaque no setor turístico alagoano, por ser conhecido como um empreendimento tradicional que prima pela qualidade dos serviços prestados e pelo conforto e modernidade de sua estrutura. Mas o Hotel Ponta Verde Maceió se posiciona também como uma empresa comprometida com as ações sociais, culturais e de sustentabilidade. Com foco na geração de renda e inserção social, a empresa adota práticas e apoia projetos que visam o desenvolvimento econômico e socioambiental no Estado, além de investir na educação e melhoria contínua da mão-de-obra e serviços.

Hotel Ponta Verde na Praia do Francês

Hotel Ponta Verde na Praia do Francês

Estrategicamente posicionado a beira mar da mais famosa praia de Ponta Verde em Maceió (AL), o hotel é referência por sua localização privilegiada e por propiciar aos hóspedes uma vista indescritível da Praia de Ponta Verde. Conta com amplo restaurante e piscina adulta e infantil, atendendo todos os gostos, Além disso, esta região concentra ótimos restaurantes, bares e outras atrações turísticas e culturais a apenas 30 minutos do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. O empreendimento está estrategicamente posicionado em frente à praia de Ponta Verde, com seus coqueiros, mar calmo e águas transparentes que convidam os turistas a tomar um banho de mar, sentar na areia e degustar as delícias locais. Seus 203 apartamentos foram planejados visando garantir o conforto.

Informações e reservas:

www.hotelpontaverde.com.br

www.facebook.com/hotelpontaverde

Nesta viagem a equipe do blog teve o apoio de:

http://www.cvc.com.br/index.aspx

http://www.avianca.com.br

http://www.hotelpontaverde.com.br/maceio/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink