Fórum Gramado reúne especialistas para discutir destinos turísticos

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que será realizado em Gramado, de 12 a 14 de abril deste ano, contará com a participação de personalidades ligadas ao ramo do turismo ou cuja missão é promover eventos ou criar condições para que o turismo desenvolva ou aconteça. O Evento terá abordagens sobre quatro eixos básicos: Atrativos; Marcos Regulatórios do Turismo; Destinos Turísticos e Inovação e Sustentabilidade.

Eventos como Festuris dão visibilidade à Gramado e ao Turismo

Eventos como o Festuris dão visibilidade à Gramado e ao Turismo

Entre os líderes nacionais e globais do turismo já confirmados, como palestrantes ou painelistas, figuram o vice-presidente de Operações e Produção do Rock In Rio Lisboa, Madrid, Las Vegas e Rio de Janeiro, Nuno Sousa Pinto; Tetê Bezerra, Ministério do Turismo, que fará a conferência da abertura, dia 12; Rubén Pesci, arquiteto e urbanista; Pedro Bertolucci, Ex-Prefeito de Gramado; Claudia Henriques, Universidade Algarve de Portugal; Graziele Vilela, SEBRAE Brasil; Luiz Grottera, Publicitário Especialista no setor; Guilherme Paulus, do CVC / GJP Hotels & Resorts, sobre a busca da empresa por novos destinos e consolidação de praças já atingidas na sua lista de produtos turísticos e Márcio Favilla, da Organização Mundial do Turismo.

Fórum Gramado de estudos turísticos

Mini Mundo está em renovação, uma forma de se manter atraente

Quatorze temas estarão nos debates, um desses já vencidos para este ano, uma vez que todas as Propostas de Emenda Constitucionais (PECS) foram engavetadas, justamente porque o principal destino brasileiro, a porta de entrada Rio de Janeiro, está sob intervenção federal devido a insegurança. Trata-se da liberação dos jogos ditos de Azar.  O assunto seria – e possivelmente seja tratado, no painel “liberação dos jogos e seu impacto na sociedade civil’, mas a proposta de emenda já está na gaveta. Além dessa temática, os desafios e oportunidades da governança em destinos turísticos; o Segredo do sucesso de Gramado; Os erros fatais que deverão ser evitados em um destino turístico; As etapas para construir um destino turístico de sucesso; Relação Público Privada em Grandes Eventos; Como manter um destino famoso constantemente atrativo; O controle das relações entre os poderes públicos e a iniciativa privada; A vivência de um ícone mundial, a cidade de Las Vegas; O modelo de governança de sucesso a partir da realidade brasileira; Como Portugal entrou na rota dos países obrigatórios a seres visitados na Europa; O código internacional para a proteção do turista; A importância da preservação da Identidade Cultural, Ambiental e Arquitetônica e a gastronomia como chave para a revolução de um destino turístico estarão na pauta.

gramado rua borges de medeiros

No caso de Gramado, na condição de quarto destino mais visitado no Brasil e eleito o 2º Melhor Destino Turístico do Brasil pelo Prêmio Travelers’ Choice TripAdvisor 2017 e o Melhor Destino de Inverno 2017/2018 pelo Prêmio Viagem e Turismo, não será complicado aos promotores explicar como nasceu e como se firmou e se mantém esse destino. É o quarto destino mais visitado do país, possui uma rede hoteleira, com mais de 180 hotéis e pousadas com capacidade superior a 13 mil leitos, e um fluxo turístico que ultrapassa a seis milhões de visitantes por ano, além de uma variada gastronomia com cerca de 175 restaurantes, bares e cafés e que têm capacidade para atender, simultaneamente mais de 12 mil clientes. Com uma agenda de eventos grandiosos, como o Natal Luz, e o Festival de Turismo (Festuris), Gramado é, ainda, um completo centro de compras a céu aberto, com o que há de melhor em móveis, malhas, couros e chocolates.

Marta Rossi

Marta Rossi, diretora de Rossi&Zorzanello tem a expectativa de um evento dinâmico

Esses fatos serão relatados no painel, da mesma forma que a educação para se chegar a esse patamar começou há muitos anos, nas escolas primárias (hoje fundamentais). Uma cartilha com dados sobre o turismo, o turista e a sua importância para a região fez e faz parte desse processo.

Além de palestras, painéis de debates, haverá o Colóquio Turismo, com uma premiação em dinheiro de R$ 8 mil para os três melhores trabalhos originais de pesquisa apresentados. O tema é “Turismo: Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico” e destina-se a pesquisadores e estudiosos do Turismo e áreas afins, que poderão participar como convidados, apresentadores de trabalho científico, ou ouvintes.  O Colóquio tem por objetivo dar maior visibilidade e promover a discussão acadêmica sobre pesquisas em Turismo que tenham como foco temas relativos à Mobilidade, Hospedagem, Restauração (A&B), Comércio e Serviços, Entretenimento e Hospitalidade.

Pavilhões do Serra Park onde é montada a feira de negócios

O Fórum é aberto aos interessados em geral, mas tem como alvo preferencial os players do turismo nacional, os dirigentes de destinos turísticos, os legisladores, ou seja, os que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas repercussões práticas.

Portão de entrada do turismo brasileiro sob intervenção

Rio de Janeiro sob intervenção, mas sempre um destino desejado e muito especial

A realização do Fórum é do SindTur Serra Gaúcha com a Organização das Cidades Brasileiras –Patrimônio Nacional. A organização é da Rossi& Zorzanello Feiras e empreendimentos e a organização técnica é da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Entidades do setor apoiam o evento.

Informações e inscrições podem ser feitas de acordo com o tema de interesse:

Fórum Gramado

Você pode gostar...

SSL Bravulink