Gramado: Religião, cultura e arte no Fórum de Estudos Turísticos

Fórum Gramado  de Estudos Turísticos:

A adolescente ativista ambiental Greta Thunberg, foi recebida por Sua Santidade o Papa Francisco, no dia 15 deste mês de abril de 2019. Em reunião com o Sumo Pontífice, a estudante sueca que vem mobilizando jovens em toda a Europa, para discutir a crise climática, agradeceu ao Papa pela sua postura em favor do meio ambiente. Uma das primeiras encíclicas editadas por Sua Santidade foi “Laudato si”, dedicada especialmente a defesa do planeta. “O Santo Padre agradeceu e encorajou Greta Thunberg por seu compromisso com a defesa do meio ambiente”, disse o porta-voz interino do Vaticano, Alessandro Gisotti.

Essa mensagem imediatamente foi transmitida em diversos idiomas pela Rádio Vaticano. Para os ouvintes de língua Portuguesa, coube a Silvonei José (foto acima) um dos palestrantes do Fórum Gramado de Estudos Turísticos dar a notícia para que sua equipe divulgasse. Responsável pelo serviço em língua portuguesa da Rádio Vaticano, doutor em comunicação e professor universitário, Silvonei participará dos debates sobre Turismo Religioso. Em sua palestra falará sobre assuntos que tocam muito de perto a realidade do Vaticano – que recebe cerca de 20 mil pessoas por dia –  e no mundo católico em geral. Dará uma contribuição que vai além dos dados estatísticos e econômicos: uma visão do homem e sua necessidade de espiritualidade, anexada ao turismo.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos acontece de 9 a 11 de maio desde 2019, e tem a missão de deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável. O evento propõe um debate sobre os aspectos da evolução do turismo. Na programação, além do porta-voz do Vaticano, destaque para a palestra de Michel Lemieux, criador dos espetáculos Cirque du Soleil e Cité Mèmoire, falando sobre arte e cultura como incremento turístico.

Entre os palestrantes, destaque também para a Dra. Lília Ana Águas, da Direção da Associação Rota da Bairrada em Portugal; Andrea Canona, advogada especialista em causas imigratórias dos Estados Unidos e o chileno Ramón Bahamonde Cea, prefeito da cidade de Puerto Varas. Vale lembrar que a cidade chilena quer replicar o modelo de promoção e treinamento de turismo de Gramado e a iniciativa surgiu após a participação no evento.

Ivane Fávero (foto acima), presidente da Associação Internacional de Enoturismo falará sobre como as cidades se transformaram em referência nacional. Com a experiência de quem por muitos anos desenvolveu um brilhante trabalho na região dos Vinhedos, a ponto de tornar aquele um destino “desejado”, Fávero tem muitos cases para destacar. Já a tendência de inovação também estará presente entre as 20 palestras do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, com o CEO da Gramado Summit , Marcus Rossi (foto abaixo). Vai discorrer sobre o empreendedorismo de base do Brasil, tema que domina.

Na primeira edição em 2018, o evento reuniu 662 pessoas de 18 estados e agora será realizado em um local maior, o Centro de Eventos do Expogramado, palco de alguns dos mais importantes eventos da cidade como o Natal Luz de Gramado. Agora em 2019, a segunda edição debaterá novos eixos temáticos. Serão discutidos e analisados temas de grande relevância como: política externa do Mercosul; como preparar o país para a inteligência artificial; identificação de nichos de mercado nos destinos para identificar a economia turística; a força do turismo religioso e místico; a experiência das autarquias; entretenimento como produto; mobilidade urbana e sustentável. 

Festa da Colônia é atração

A cidade de Gramado entra no Fórum com toda a sua infraestrutura e oferecerá condições para que os participantes possam conferir no mesmo espaço, a Festa da Colônia e a Feira Feito em Gramado. Noreh Michalski (foto abaixo) ex-Presidente Festa da Colônia e engenheiro de obras turísticas de Gramado, vai falar sobre essa festa que é uma das suas paixões.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado. O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Cabe ressaltar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas repercussões práticas. Desta forma, para garantir a excelência acadêmica, o Fórum conta com o suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, ratificando a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil. (fotos da assessoria de imprensa e da EPA/Televisão do Vaticano.

Mais informações e inscrições através do site http://www.forumgramado.com.br

SSL Bravulink