Santa Catarina é um produto turístico desejado

Mercado Público, ponto de encontro, de compras e atração em Florianópolis

A diversidade de atrativos e produtos turísticos em uma área geográfica pequena, se comparada ao restante do Brasil, fazem de Santa Catarina um “produto desejado”. Dessa forma, o diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/CS), Osmar Vailatti, define o bom desempenho do turismo nas diversas regiões e na capital Florianópolis.

Muitos participantes do Encatho &Exprotel ficaram no Oscar, bem na área central

“Claro que ainda precisamos mais, especialmente desenvolver o turismo regional, aquele em que a família, amigos, resolvem fazer uma viagem de final de semana para conhecer ou curtir algum atrativo ou programação especial. Nisso, nós hoteleiros somos parceiros”, afirma o dirigente, destacando que a ABIH/SC conta com 140 hotéis e pousadas associadas, o que representa sete mil leitos. A entidade está em campanha para angariar novos sócios, inclusive motéis, com a expectativa de em cinco anos contar com algo em torno de 300 associados.

Desde o centro histórico de Florianópolis, como suas belezas e atrativos naturais, o que inclui praias também com Fortes históricos e áreas de turismo de aventura, são algumas das atrações que Vailatti destaca. Ele lembra, entretanto, que a ilha conta com atrações culturais, como shows, espetáculos teatrais e até mesmo religiosos (caso da Semana Santa, com as procissões que promovem o encontro de Nossa Senhora com Jesus Cristo), o Ano Novo, e outros, que movimentam toda a estrutura de turismo. “Isso pode ser reproduzido para outras regiões.

Diretor-presidente da ABIH/SC

Na serra, por exemplo, é a natureza que prevalece. No Vale Europeu, além das muitas festas de diversas etnias, que reúnem milhares de visitantes, há o turismo de aventura, de compras”, enfatizou. “Sem esquecer que temos as termas, distribuídas por várias regiões, temos o Beto Carrero, um dos mais importantes parques temáticos e, ainda, e somos abençoados por receber as visitas das baleias Francas”, disse. Para o presidente da ABIH/SC, falta, ainda, um esforço no sentido de desenvolvimento do turismo regional, de forma que o próprio catarinense saia de sua região e conheça outra ou a sua própria região. “Nesse sentido, o Encatho&Exprotel vem trabalhando com firmeza e, creio, com bons resultados, pois visamos não apenas aperfeiçoar o setor, para receber melhor, como também dar espaço para que cada região se mostre e se divulgue”. Para Vailatti, a 32ª edição do Encatho &Exprotel, realizada de 13 a 15 deste mês, foi um sucesso.

Regiões Turísticas se Mostram

Parte do estande da Grande Florianópolis, na Exprotel

            As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Turismo, que representam 12 regiões do Estado, também apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas no projeto Turismo Catarinense em Movimento. Vários municípios mostraram as suas potencialidades. Alguns bem conhecidos como os que compõem a Rota da Baleia Franca, como Imbituba que ostenta o título de capital nacional da baleia Franca, e divide com Laguna e Garopaba essa rota que está em pleno funcionamento, com avistagem por terra. Os cetáceos começaram a chegar em julho e deverão namorar, ter seus filhotes nas águas catarinenses, isso até outubro. A Serra Catarinense – onde as temperaturas estiveram com menos de cinco graus (em alguns lugares como Urupema menos 9 graus) abaixo de zero, nos dias 13 e 14 deste mês, levou seus atrativos que são o frio, as florestas de araucária e o pinhão, além das fazendas que fazem receptivo. Isso sem falar na natureza exuberante, composta por montanhas, picos elevados, escarpas e a Serra do Rio do Rastro, única no Sul do Brasil. São Joaquim, por exemplo, levou o frio, as atrações da serra, da maçã e dos seus vinhos. Afinal, o município conta com a rota de Vinhos Finos de Altitude e já conta com 13 vinícolas cujos parreirais seguem uma trilha especial.

A ILha da Magia, praias vizinhas e todas em Santa Catarina tem praias muito belas

            O proprietário da Fazenda Hotel Serra do Panelão, Rômulo Haberbeck de Oliveira aproveitou o 32º Encatho &Exprotel para divulgar a propriedade que fica em Urubici, na serra do mesmo nome.

Rômulo fala para Evandro Novak, da TV Bom Dia Santa Catarina

O foco do estabelecimento é possibilitar que o visitante tenha vivência da vida rural, em especial numa área de 300 hectares que pode ter dias muitos quentes e outros extremamente frios, com nevadas. Mas as primaveras e outonos são épocas especiais. O local oferece três lagos que possibilitam a pesca de carpa, lambari, jundiá, e tilapia. Existem duas opções, a primeira é a pesca esportiva, e a segunda é o pesque e coma onde o hóspede pode oferecer aos demais convivas. Cavalgadas, montanhismo, caminhadas e observação de animais e aves, na floresta com prevalência de araucárias, são atividades ofertadas na Fazenda Hotel Serra do Penelão, que fica numa altitude de 1.350 metros do nível do mar.

Folheto publicitário distribuído pela equipe da Panelão

Como você gostaria de ser tratado ao chegar em um hotel?

Especialista afirma que hóspede é a figura mais importante

                Carlos Bollentini, gerente geral do BEST WESTERN PLUS Sol Ipanema Hotel, do Rio de Janeiro e Região Brasil, foi um dos palestrantes do 10º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira Coordenação: Comitê de Governança de SC. Instigante, ele provocou uma plateia de profissionais que lotaram completamente um dos salões do CentroSul de eventos, na capital catarinense. Na condição de palestrante do 32º Encatho Exprotel, que versou sobre “a importância da interação entre os setores”, o especialista apontou falhas perfeitamente possíveis de surgirem no dia a dia em um hotel, fatos que, em sua avaliação, podem ser evitados ou, ao menos, amenizados de forma que o hóspede seja tratado como o personagem mais importante.

            Apontando problemas reais de um viajante a negócios ou turismo – que vão desde um congestionamentos, atrasos em voos, sumiço de malas, Bollentini propôs que cada um se visse no papel desse hóspede. “Ao chegar ao hotel para fazer o checkin, o que essa pessoa espera? Ou melhor, o que a pessoa responsável pela recepção precisa fazer?”, indagou. Segundo Bollentini, é preciso olhar o cliente na cara, saber se precisa de algo, se fez boa viagem e captar essa pessoa. “Se a pessoa que recebe o cliente não lhe dá importância, então não teremos nunca um retorno. O mundo do hóspede acaba ali para a hotelaria ou esse hotel”, asseverou. O Simpósio de Governança contou, ainda, com a apresentação do Comitê de SC; uma palestra sobre Inteligência Emocional por Thiago Lima e palestra de Cristiane Bittencourt sobre a Importância do Treinamento para garantir a qualidade dos processos.

Presidente do Encatho com dirigente da ABIH/RS, José Reinaldo Ritter

      Projetos Sociais na Exprotel

Na Autonomia, pedido de atenção

            Abrindo espaço para apoiar projetos sociais, a ABIH/SC convidou duas entidades para expor e comercializar produtos e “vender” sua imagem, como forma de angariar mais apoiadores e, mesmo, atender mais clientela. A ONG Autonomia atua em Florianópolis no acolhimento e empoderamento de famílias de autistas e de pessoas com deficiência. Durante a feira –encerrada na noite desta quinta-feira, dia 15 –  produtos com a logomarca da entidade e de algumas campanhas já foram realizadas. Alguns livros criados (escritos e desenhados) com autistas artistas; camisetas, canecas, chaveiros e outros materiais gráficos de divulgação foram comercializados na Feira, onde houve lançamento de Cartilhas sobre inclusão. Criada em 2006, no Rio de Janeiro, pela professora Andrea Monteiro, a ONG começou suas atividades em Florianópolis em 2009, onde realiza atividades semanais com 250 pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos e famílias), que acontecem gratuitamente em espaços públicos da cidade ou em espaços cedidos por pessoas ou empresas parceiras da ONG. Para a diretora Andrea Freire Monteiro a participação na Exprotel é importante para “trabalhar junto ao setor de turismo e hotelaria a acessibilidade de pessoas com deficiência física e intelectual”. www.ongautonomia.org.br

Turma animada no estande da Coepad

            Outra entidade que participou da Exprotel é a Coepad- uma família de fibra – uma cooperativa social fundada em 1999para dar oportunidade de capacitação profissional e trabalho às pessoas com deficiência intelectual. O trabalho – muito bonito – visa melhorar a autoestima da pessoa, sempre com apoio da família. Os cooperados desenvolvem atividades em oficinas de papel artesanal, cartonagem, estamparia, acabamento gráfico e corte e costura. Folhetos, agendas, embalagens para presentes, sacolas e aventais são alguns dos lindos produtos apresentados. Informações www.coepad.com.br

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