Cisne Branco leva para a Oktoberfest de Santa Cruz

                A Região Sul do Brasil vive o mês da Oktoberfest, em especial nas regiões de ascendência alemã. No Rio Grande do Sul, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é a mais antiga, promovida por uma comunidade que começou a ser formada em 1849, quando muitas famílias alemãs foram designadas para morar nas terras selvagens na região.  Povo entusiasta, culto, religioso e festeiro, sempre manteve suas tradições. Mesmo fazendo festas em todos os outubros, foi em 1984 que realizaram a primeira grande Oktoberfest, o que se mantem até os dias atuais. Começou, neste ano, dia 09 de outubro, com programação todas as tardes e noites. O desfile de abertura, na manhã de domingo, contou com cerca de 40 mil pessoas. O encerramento desta que é a 35ª Oktoberfest, e que tem como tema História, Cultura e Tradição, será dia 20 deste mês, com atrações todos os dias desta semana – de 14 a 20 – com jogos da maturidade, jogos alemães e shows musicais, em especial com as tradicionais bandinhas alemãs.

Mudança de transporte. Deixa o Barco e segue de ônibus

                O Barco Cisne Branco tem levado grupos de turistas de Porto Alegre ou vizinhança até a Oktoberfest de Santa Cruz. Tanto que alguns dos lançamentos da Oktober Santa Cruz foram feitas no Cisne Branco, no cais Central do Guaíba, em Porto Alegre. Neste ano, o tão esperado Roteiro Hidro rodoviário do Barco Cisne Branco já tem data: será no sábado, dia 19 de outubro. A viagem começa pelo Guaíba que alcança o Jacuí e vai até Santo Amaro nesse caminho, para chegar ao cais, onde o grupo seguirá por via terrestre, o barco é eclusado, o que significa que a embarcação será levantada na Barragem Eclusa de Amarópolis. Ali, para permitir a continuidade da navegação, o nível de água precisa ser regulado. É um dos pontos altos da viagem. A inauguração dessa eclusa ocorreu em 1974. Haverá visitação à pequena e histórica Santo Amaro, uma cidade de colonização açoriana. O local é um pequeno vilarejo situado em uma colina às margens do Rio Jacuí. Ele surgiu no século XVIII, quando os portugueses povoaram a região para garantir a posse da terra frente aos indígenas que resistiam nas Missões Jesuíticas.

Aqui na Barragem o nivel da água sobe para dar passagem

O passeio inclui os trechos hidroviário e rodoviário, a visita em Santo Amaro e uma diária com café da manhã no Hotel Charrua em Santa Cruz do Sul; almoço e lanche sem bebidas a bordo do Cisne Branco; jantar e almoço em Santa Cruz do Sul, ai já em ritmo de Oktoberfest.

http://www.barcocisnebranco.com.br/CB1610/home/35-hidro-rodoviario-a-santa-cruz-do-sul.html, fotos do Cisne www.amorimcomunicacao.com.br/ foto capa Agência Francisco-Frantz

Oktoberfest de Igrejinha

Rainha e Princesas: Natália Dier Jéssica Bischoff e Nathália-Kinas, em foto de JulianoArnold

Já no Vale do Paranhana, desde 1988, comunidade de Igrejinha, cidade localizada a 90 quilômetros da capital Porto Alegre, realiza sua Oktoberfest.  Neste 2091 promove a 32ª edição, de 18 a 27 de outubro, com muita programação. A promoção envolve toda a comunidade, tanto que três mil voluntários, da cidade e região, trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicos. A festa é realizada no Parque de Eventos Almiro Grings. As marcas Schin – produzida na fábrica na própria cidade – cerveja oficial da Oktober, e Eisenbahn responderão pelo atendimento ao público. A linha de águas e refrigerantes da Schin também vai estar disponível em todos os bares do Parque da Oktoberfest. Durante a festa, os chopes e cervejas são servidos diretamente de dois caminhões-tanque, depois de passar por uma tubulação construída especificamente para abastecer as mais de 250 torneiras das chopeiras do parque.

Informações em www.oktoberfest.org.br.

Você pode gostar...

SSL Bravulink