Gramado anuncia cancelamento de espetáculos do Natal Luz

Uma mostra do Natal Luz no Palácio dos Festivais, abertura do Festuris 2018

O Natal Luz de Gramado não terá os espetáculos que reuniam milhares de assistentes. A decisão de suspender os tradicionais espetáculos artísticos pagos – show do lago, desfile e o teatro musical, ocorreu na sexta-feira, dia 28 de agosto, após uma série de reuniões e – segundo nota da Gramadotur – “após trabalho incessante na simulação dos mais diversos cenários, em conjunto com a comunidade médica e científica, buscando alternativas para viabilizar o evento com segurança”. Neste 2020 o Natal Luz, na sua 35ª edição, aposta na decoração natalina e manterá apenas parte das suas atrações, porém remodeladas, como forma de oferecer maior segurança ao público, devido á Covid-19.

Decoração da cidade será ponto forte

A Gramadotur destacou, em nota, que a decisão foi tomada por unanimidade, pelo Conselho de Administração – formado pelas entidades empresariais que representam a comunidade, em reunião com a presença dos poderes executivo e legislativo do Município, por motivo de força maior: “Somos uma autarquia cuja missão é fomentar o turismo e a cultura no Município de Gramado. Temos o compromisso de cuidar de pessoas. Das que dependem do turismo e da cultura como meio de sustento, e daquelas que adotam Gramado como destino por amarem a cidade e o que ela oferece”, adianta a nota.

Comunidade foi chamada e terá apoio para mostrar força da cidade

Os organizadores destacam que a suspensão frustra não somente os visitantes, mas também profissionais de diversas áreas de atuação, parceiros de ao menos 25 municípios do entorno, e que Gramado buscará compensar os visitantes com a decoração natalina. Para tanto, toda a comunidade está sendo chamada a contribuir, enfeitando as suas fachadas. “Nossa comunidade vai mostrar a força dessa gente visionária que construiu o maior festival natalino do mundo. Estamos juntos”. Da mesma forma, Rafael Carniel de Almeida, presidente da Gramadotur afirma: “temos certeza que que a decoração deste ano, cuja produção já está em execução, surpreenderá. Será calorosa, acolhedora e memorável. Perfeita para celebrar os 35 anos do evento.

Numa ida ao Natal Luz de Gramado uma paradinha em Nova Petrópolis

Por fim, a Gramadotur ressalta que o que se espera do 35º Natal Luz de Gramado é encanto e responsabilidade. Que a entidade não promoverá ações que exponham as pessoas a riscos desnecesários. “Esqueçamos, para 2020, dos velhos modelos de show de acendimento e parada de natal, cuja beleza atraía aglomerações. Estudamos novos modelos de atrações. Será um Natal difícil para muita gente por conta da pandemia. Ofereceremos beleza, empatia, solidariedade. Uma cidade sem igual, que sabe receber como ninguém. Queremos ficar marcados para sempre na memória do público, apenas pelos bons momentos vividos em Gramado”, conclui a nota.

A Borges de Medeiros em 2019

O prefeito de Gramado Fedoca Bertolucci, lamentou ter sido necessário essa tomada de decisão, mas enfatizou que “trata-se de uma matéria técnica e científica. Não podemos ir contra as manifestações científicas e promover eventos que possam contribuir para disseminação do coronavírus”. A exemplo de Fedoca, também o presidente da Cêmara de Vereadores, Rosi Ecker Schmitt, o presidente do Conselho da Gramadotur, Jorge Maldaner lamentaram a decisão, porém entenderam que o mais imporante é manter uma programação segura e responsável para com sua comunidade e visitantes.

Papai Noel presente nas decorações todos os anos

No Natal Luz de 2019, mais de 2,3 milhões de pessoas visitaram Gramado nos 81 dias de programação. Mais de 500 artistas atuaram nos principais eventos – Desfile de Natal, Show do Lago, e Teatro Musical. Neste ano, além da decoração, várias programações de rua serão mantidas. A Brocker Turismo mantém sua programação de viagens no Bustour Illumination, um passeio especial, feito durante as noites do Natal Luz de Gramado e do Sonho de Natal de Canela a bordo de um Bustour, completamente iluminado e com músicas natalinas. O Natal Luz reformulado começa dia 22 de outubro próximo e encerra em 31 de janeiro de 2021.

SSL Bravulink