Festuris Gramado fará 32ª edição on line e presencial
O Festuris Gramado 2020, na sua 32ª edição, será realizado de forma híbrida neste ano, entre os dias 05 a 08 de novembro e terá como tema central “A Reinvenção do Turismo e dos Negócios”. A decisão sobre o formato, deste que é ou dos maiores eventos turísticos do Brasil e América Latina, foi tomada depois da promoção, pela empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, de diversas lives – desde o mês de abril até este mês de outubro – nas quais foram debatidas principalmente as questões de segurança e a promoção do turismo. O Festuris Connection Meeting, como será chamada a edição temática de 2020, levará aos participantes virtuais e presenciais temas e casos de sucesso com o objetivo de contribuir com a retomada e transformação do turismo e acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro. Da mesma forma, a Feira Internacional de Turismo será promovida num formato diferenciado dos anos anteriores.
Entre as temáticas que serão discutidas no evento, dias 06 e 07, figuram o Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia, Marketing, Segurança Sanitária, Sustentabilidade e Espiritualidade. Alguns dos palestrantes confirmados são: André Germanos, Secretário Nacional de Ecoturismo; Thomas Eckschmidt, Capitalismo Consciente; Peter Weber, Sky Team – Aliança de companhias aéreas; Daniel Françoso, Turbox – consultor digital; Ana Paula Gutierres, Integração Trade; Thiago Akira, Marketing Turístico Digital; Mauro Rinaldi, Treinamento Motivacional; Marcus Rossi, Gramado Summit; Ricardo Gomes, Câmara LGBT e Fabiana Lima, Trielotur- Operadora da Turismo. O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, destaca que a temática é muito abrangente e foi concebida justamente para atender as preocupações do público alvo – empresários e executivos dos setores de Turismo e dos Eventos do Brasil, da hotelaria, dos transportes aéreo e terrestre, da área de gastronomia, especialistas e lideranças em geral que irão debater sobre temas fundamentais para a recuperação dos setores.
A organização do evento destaca que o foco do Festuris Gramado 2020 será na segurança. Para conseguir a liberação do evento, foi levado ao governo do Estado do Rio Grande do Sul e também à Prefeitura de Gramado, argumentos convincentes e parcerias consolidadas, capazes de garantir com segurança sanitária a realização da edição presencial. Marta Rossi, CEO e fundadora da Rossi & Zorzanello destaca a empresa Marcopolo entre as parcerias que irão assegurar a segurança do evento. Isso se dará com a Marcopolo Next, através da plataforma safe check-in para o credenciamento online de todos os participantes do evento, sem a necessidade de contato físico. Um sistema moderno que possui leitor de temperatura, verificação de uso de máscara, validador de acesso e álcool gel para evitar contaminações por Covid-19 e bactérias.
Além disso, ela cita a Imunizadora Hoffmann que fará a sanitização das dependências do evento também para evitar possíveis contaminações. E para chancelar os protocolos e as boas práticas de biossegurança, está em andamento o processo de certificação de feira “Covid Free” junto ao Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES).
Ressalta, ainda, que o Festuris busca ser modelo para as feiras que virão no primeiro semestre de 2021. “Em nenhum momento desistimos de realizar o evento. Pelo contrário, sempre trabalhamos e confiamos que seríamos o palco para a retomada segura da indústria do turismo, que tanto precisa de nós para acelerar a sua recuperação. Pela nossa data seremos os primeiros, mas logo na sequência temos duas grandes feiras na região, como a Zero Grau e a Mercopar, que assim como o Festuris são eventos fundamentais para os seus setores”, destaca Marta Rossi.
Feira de turismo será reduzida
A Feira Internacional de Turismo de Gramado chega neste ano à sua 32ª edição ininterrupta. Mas vem com mudanças, visando evitar aglomerações: foi estabelecido um protocolo através do qual será aceito o máximo de 1.700 pessoas simultâneas em circulação no ambiente da Feira, e foco no agendamento de reuniões, de forma a evitar aglomerações, incluindo participantes, expositores e staff. Elas estarão distribuídas em uma área de 25 mil metros quadrados, que no ano passado recebeu 11 mil visitantes profissionais. Neste ano a organização trabalha com o máximo de 4 mil inscritos, que estarão participando do evento através de rodízios.
Como uma empresa que sempre atuou na promoção e desenvolvimento do turismo, a Rossi&Zorzanello Feiras e Empreendimentos avalia que o retorno da realização de feiras e eventos presenciais também impacta positivamente em toda a cadeia turística e na economia, provocando um incremento de geração de emprego e renda. Visando diluir o fluxo de pessoas, o horário de funcionamento da feira foi ampliado e o layout dos estandes reformulado, com ruas e avenidas mais amplas. Também haverá a devida sinalização e acompanhamento de fiscalização através de profissionais contratados.
Os dois eventos – Festuris Connection e Feira Internacional do Turismo serão realizados dentro do Serra Park. A programação técnica científica ocorrerá nas manhãs. No momento, estão abertas inscrições para interessados em participar on line ou presencial, pois o evento será híbrido. As inscrições free para agentes de viagens podem ser feitas pelo link .
O Festuris Gramado tem o patrocínio de Sebrae Nacional e o apoio da Confederação Nacional do Comércio (Sesc/Senac), do Ministério do Turismo e Embratur. Tem o Laghetto Hotéis como rede hoteleira oficial, a Planalto Transportes como transportadora terrestre oficial, a Gramado Receptivo como agência oficial e a Brocker Turismo como transporte VIP. A realização é de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos. Mais informações em www.festurisgramado.com.br