Embratur sem recursos para “vender” turismo lá fora
O presidente da Embratur anunciou no Festuris Gramado que a solução para a captação de turistas internacionais depende de recursos. Com sua nova formatação, a empresa oficial de turismo conta com apenas R$ 300 milhões para “vender” os atrativos do Brasil no Exterior pelos próximos três anos. Conforme Gilson Machado Neto, seriam necessários cerca de 120 milhões de dólares para colocar o Brasil em evidência no mundo. Diante dessa disparidade, o Embratur vem pressionando o Congresso para conseguir os recursos necessários.
Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na noite de abertura do Festuris 2020, que irá disponibilizar R$ 6 milhões para 45 municípios gaúchos que são especialmente vocacionados ao turismo, para reforço em suas ações de vigilância sanitária e de atenção hospitalar justamente para que a retomada do turismo possa acontecer com toda a segurança.
No rol dos que serão contemplados figuram os municípios de praias, que no verão praticamente triplicam sua população e aqueles que tem demandas turísticas decorrentes de promoções, como o Natal Luz e Sonho de Natal, Natal Sobre Trilhos (Gramado, Canela e Bento Gonçalves).
O Festuris Gramado iniciou na quinta-feira (dia 5 de novembro) e encerra neste domingo, dia 8. Neste ano a parte de palestras e simpósios são realizados também no Pavilhão de Eventos do Serra Park, em Gramado, onde ocorria somente a tradicional Feira Internacional de Turismo e as rodadas de negócios. Conforme a empresária Marta Rossi, da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, empresa responsável pela realização do Festuris, a segurança é a marca do evento que visa oferecer soluções que levem a reabertura de todo o setor.
Equipes que em anos anteriores auxiliavam com microfones para a participação do público, neste ano auxiliam com a oferta de álcool gel, com termômetros medindo a temperatura dos participantes, em apoio aos equipamentos especializados nessa triagem.
Conforme Marta, “Foi uma sensação de vitória ver a feira montada e funcionando. Mas refletimos e entendemos que a realização do Festuris é apenas uma conquista e que a vitória está mais adiante, quando todo o setor puder retornar construindo junto esse novo momento”, acrescentou a CEO do Festuris.
Diversos estados brasileiros estão presentes, seja em estande próprio ou da Embratur ou, ainda, dividindo espaços com hotéis, empresas de entretenimento.
Além de espaços tradicionais, como o Luxury, Religioso, LGBT, prestigiam o Festuris o Amapá, mostrando sua peculiaridade, com a floresta e demarcação de fronteira com as Guianas e Costa do Marfim, cujo diretor de turismo, Jean Jacques Kouassi, conversou com a Imprensa sobre os atrativos do seu país.