Canela promove Romaria motorizada no Caravaggio

Nossa Senhora do Caravaggio (foto de Diego Santos)

Uma das atrações religiosas de Canela, a Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio, será realizada de forma diferente neste ano devido a pandemia. A comissão dos Festeiros e a Administração do Santuário organizou uma programação que incluem a tradicional Novena e Romaria Motorizadas para marcar as homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio.

            De 14 a 22 de maio ocorrerá uma novena pelo sistema drive-in, no Santuário, sempre às 19h30min, com o lema “com Nossa Senhora de Caravaggio, seguimos firme na fé e na esperança!”. Cada noite contará com um padre convidado para a presidir a celebração, sendo que no dia 20, será a vez do Bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel. “Para que possamos receber um público maior, optamos por fazer a novena no sistema drive-in, onde as pessoas participam de dentro de seus carros”, comenta o reitor do Santuário Padre Victor Farias.

            Homenagear Nossa Senhora de Caravaggio faz parte da história de Canela há 61 anos. Desde o início, as romarias a pé e também com grupos de cavalarianos, sempre foram o ponto alto do evento, que este ano, a exemplo da 2020, não ocorrerão. Mas, a administração do Santuário de Canela e a Comissão Festeira prepararam uma programação especial, respeitando os protocolos de distanciamento e cuidando da saúde de todos.

            Tradicionalmente os devotos da Mãe de Caravaggio se dirigem ao Santuário no mês de maio, especialmente no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26. Para que todos possam fazer suas preces e prestar homenagens, serão promovidas duas romarias motorizadas, dias 23 e 26, oportunizando a todos os fiéis que quiserem participar da uma bênção especial na chegada ao Santuário.

Romarias sairão da Catedral de Pedra, dias 23 e 26

            As romarias sairão da Igreja Matriz, às 8h30min e seguirão a imagem da Santa Peregrina. Nos dias de romaria serão celebradas Missas, no sistema drive-in, às 14h30.

No local serão comercializados galeto e o deliciosos “pastel da festa”, feito com massa caseira. A organização do evento terá equipe especial para monitoramento para que não ocorram aglomerações e para que cada pessoa possa fazer suas preces e encomendar sua refeição. Da mesma forma, solicita que todos respeitem as regras e não circulem a pé nas dependências do Santuário, evitando aglomeração.

Programação:

De 14 a 22 – 19h30min- Novena no Santuário (sistema drive-in)

Dias 23 e 26 (domingos) – 8h30min – Romaria Motorizada, saindo da Igreja Matriz, com bênção na chegada ao Santuário

14h30min – Missa no Santuário (sistema drive-in)

SSL Bravulink