Meeting Festuris: experiências e os projetos dos canyons gaúchos
Além de propiciar o reencontro dos que fazem o dia a dia do turismo, um dos legados que a 33ª edição do Festuris deixou foram as mensagens de otimismo, em relação à retomada do setor, transmitidas durante as duas manhãs de apresentações de temas, novidades e cases de superação no Meeting Festuris, no Serra Park. A abertura dos conteúdos ficou à cargo do diretor-presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, que destacou o tema “O que está por vir? “Desafios da retomada e o futuro”, destacando a retomada das viagens e novas funções de trabalho.
Coube a Ronaldo Santini, secretário de Turismo do RS, prosseguir, e ele não se acanhou. Destacou muitos dos atrativos do Rio Grande do Sul, e avaliou que as outras regiões e estados precisam olhar para a Região das Hortênsias e Vale dos Vinhedos como case de sucesso e seguir exemplos. “Eu disse que o Turismo seria maior que o Agro no Rio Grande do Sul. Temos um potencial enorme aqui em nosso Estado. E para vendermos isso precisamos ter convicção, pois vendemos somente aquilo que a gente acredita”.
E entre as atrações que podem ser confirmadas como de padrão internacional, se bem equipadas e divulgadas, estão os parques nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra que abrangem Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Samuel Lloyd, diretor Comercial na Urbia Parques e Estádio Mineirão – que já administra o Ibirapuera/SP – discorreu sobre os projetos que estão em andamento nos Canyons da Serra Geral e Aparados da Serra sob a administração da Urbia. Deixou claro que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, através do ICMBio, continuará seu trabalho, executando as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, com vistas a proteção e fiscalização, programas de pesquisa e conservação das unidades. Caberá a Urbia a implantação da infraestrutura com atrativos para atender a demanda de visitantes. Também esse palestrante enfatizou a importância do ser humano e do respeito às comunidades. “Chamamos as pessoas das localidades e Cambará e Praia Grande para trabalhar conosco. Elas têm as memórias e conhecem a realidade e são muito importantes”.
Lloyd apontou que existe um novo consumidor, mais conectado e independente. “A pandemia trouxe muitas transformações, mas a principal delas é redescobrirmos o Brasil. Sem poder viajar para outros países, brasileiros começaram a visitar mais parques naturais”, pontuou. Na avaliação de Lloyd, um turista de qualquer lugar do Planeta poderá escolher com segurança entre uma visita ao Grand Canyon ou nos Canyons do Sul do Brasil. Até mesmo a forma de “batizar” os atrativos devem seguir padrões internacionais, disse.
O presidente do Conselho Administrativo das Lojas Renner, José Galló também falou sobre suas experiências sobre os momentos de dificuldade devido a pandemia, com o tema “Encantar o cliente vence qualquer crise”. “As crises são grandes depuradores. Elas tiram do mercado quem é incompetente, não é competitivo e não tem uma proposta de valor diferenciada. Para entregar mais do que a concorrência é preciso conhecer muito bem o cliente. Encantar o cliente significa estar preparado para resolver problemas. Hoje um cliente quer soluções, agilidade, rapidez, não quer esperar. Mas não basta você fazer sozinho, é preciso levar isso para a equipe e disseminar essa cultura na empresa”, afirmou Galló.
Ana Clévia, coordenadora de Turismo na Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, destacou sobre “O turismo na nova economia”. “Os dois pilares da nova economia do turismo são tecnologia e pessoas, tendo como grande plano de fundo a sustentabilidade em todos os seus eixos. Se vocês querem ter sucesso nos seus negócios, criem comunidades e conectem pessoas. E para isso utilizem a tecnologia, que hoje nos permite vivenciar este sentimento de comunidade.”
O CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, destacou o tema “O que não te contam sobre empreender. Histórias do evento que acertou um tiro na lua”. A temática da Superação e desafios pós-pandemia prosseguiu com relatos de grupos e de empresas e de pessoas.
A união das empresas FlyTour e BeFly foi apresentada pelos empresários Elói D’Avila e Marcelo Cohen.
Aldo Leone Filho, presidente da Agaxtur Viagens, que sucedeu o pai na empresa que já tem 68 anos de atividades, destacou estratégias para os agentes de viagens. “O que você precisa fazer é seguir e trabalhar. Nós trouxemos essa transformação para a Agaxtur. Inovação é mexer com a cabeça das pessoas e nós fazemos isso o tempo inteiro. Tem uma coisa importantíssima que aprendemos na pandemia, cuidar das pessoas”, avaliou o empresário que tem 41 anos na empresa. Trabalhando há 18 anos com turismo o agente de viagens, Victor Hugo Almeida, proprietário da Agência Victor Travel, de Porto Alegre, contou que descobriu a magia e o encantamento do turismo primeiramente com a Tia Iara, uma das agências mais reconhecidas pelo destino Disney e, depois, viajando mais de 40 vezes para a Disney.
Uma das palestras que emocionou a plateia no Serra Park foi de Jovane Guissone, medalha de Ouro (2012) e Prata (2021) na Esgrima nos Jogos Paralímpicos. Com tranquilidade e alegria ele deu um show de superação cativando o público. “Eu sou do interior gaúcho, sempre tive o sonho de ir para o exército e consegui. Aos 22 anos, eu trabalhava como segurança e fui alvo de um assalto. Levei vários tiros e um deles me deixou paraplégico. Falaram que se eu não morresse ficaria na cadeira de rodas. Me encontrei na esgrima. Tive muitas dificuldades para fazer treinamentos, mas a minha dedicação me levou mais longe”.