Lages sedia a 2ª Estação Turismo em abril
A 2º Estação Turismo, evento que foi criado com o objetivo de estimular empresários e gestores públicos na criação e inovação de equipamentos turísticos, será realizado de 08 a 10 de abril de 2022, na Capital Nacional de Turismo Rural, a cidade de Lages, no Planalto Catarinense. O Estação, que será realizado no Centroserra Convention Center, terá como base uma feira setorial de negócios e oportunidades comerciais para o turismo no sul do Brasil, em especial, para a Serra Catarinense.
Idealizado por Márcio e Adriana Werner, CEOS da Wtur Turismo, a programação promete atrações diversificadas, desde a demonstração dos equipamentos para os agentes de viagem de todo o Brasil, com oficinas técnicas, apresentações culturais.
Destaque especial para rotas, atrativos e costumes da serra catarinense (cavalgadas, aventuras na natureza) suas belezas, gastronomia, vinícolas, cervejarias, pousadas, hotéis. A Wtur Turismo é uma agência de viagens com sede em Lages e atua na região com produtos exclusivos com foco na serra catarinense e regiões turísticas em geral. Entidades associativas e sindicais das áreas de turismo, hospitalidade, gastronomia e equipamentos estarão participando.
Nesta edição, o Conserra vai conceder, durante o 2ª Estação Turismo, o Troféu Gralha de Ouro para os empresários ou empreendimentos que tiveram melhores resultados em 2021. Serão reconhecidos com o Gralha de Ouro todas as categorias do trade turístico na Serra Catarinense. O Patrocinador Oficial do Prêmio é o Hotel Fazenda Gralha Azul, de Ponte Alta, município que integra o Planalto Serrano Catarinense.
Além de ser a capital nacional de turismo rural, com vários hotéis/fazenda, Lages tem na sua sede uma excelente e diversificada rede de hotéis e equipamentos da área de gastronomia. Atrações como o Museu Thiago de Castro, cujo acervo se reporta a era dos tropeiros que cruzavam na região, oriundos do Sul com tropas para São Paulo e outros destinos, inclusive o Nordeste e o Memorial Nereu de Oliveira Ramos, são atrações histórico/cívico/culturais. Nereu, lageano que na condição de vice-presidente do Senado assumiu a presidência da república por um curto período de dois meses, após o suicídio de Getúlio Vargas, em 1955/56, tendo atuado positivamente para a realização das eleições que elegeram Juscelino Kubitschek.
Pontos turísticos de Lages: Morro da Cruz (Alto do Morro Grande), a Catedral de Lages, dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres, o monumento ao Tropeiro, entre outros. A cidade promove em todos os invernos a Festa Nacional do Pinhão, no parque de Exposições Rurais. Veja mais em: