Canela: homenagens à Nossa Senhora de Caravaggio movimenta turismo religioso

São esperadas mais de 80 mil pessoas no Santuário de Caravaggio de Canela neste mês de maio. A tradicional novena, que começa dia 11, quarta-feira, e vai até 19, será dedicada à paz mundial

Procissão luminosa abriu o ciclo de homenagens (todas as fotos são de Diego Santos)

O mês de maio é dedicado à Nossa Senhora em várias regiões do País, ocasião em que fiéis das comunidades promovem festas para homenagear a Santa, da mesma forma que turistas de diversas regiões e mesmo países, viajam para participar desses eventos. Canela, na região das Hortênsias no Rio Grande do Sul, já abriu os festejos em homenagem à Nossa Senhora de Caravaggio no último sábado de abril, dia 30, com a Procissão Luminosa. O público acompanhou o cortejo, transportando a imagem, desde a Catedral de Pedra – dedicada a padroeira de Canela, Nossa Senhora de Lourdes – até o Santuário, iluminando o caminho com velas acesas, criando um cenário muito bonito e de total devoção à Santa milagrosa. Na chegada, uma emocionante Missa foi celebrada.

As festividades seguem com as visitas às comunidades católicas da cidade até o dia 10 e, no dia seguinte, dia 11, começa a novena, que neste ano tem o tema “com Nossa Senhora de Caravaggio rezemos pela paz”. As novenas serão realizadas na cripta do Santuário, sempre às 19h30min, até o dia 19 de maio, com a participação de padres convidados e envolvimento dos grupos da paróquia como Terço dos Homens, Catequese, CLJ, Onda e outros.

As festividades seguem no dia 21 com a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, quando o evento recebe a juventude católica de toda a diocese, com atividades voltadas a este público. Esta sairá em direção ao Santuário às 8h.

Público acompanhou o cortejo

A romaria Motorizada, de Motociclistas e Ciclistas será no dia 22, com saída prevista para às 9h. Esta é a mais longa romaria do evento, pois normalmente até o meio da tarde motoristas chegam ao local, buscando bênção em seus veículos.

A grande romaria a Pé, no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26 de maio, é a mais esperada do evento. Esta procissão reúne milhares de devotos que fazem o percurso para pagar promessas, agradecer por graças alcançadas e reforçar seus pedidos para a Santa. As romarias saem da Catedral de Pedra e seguem até o Santuário de Caravaggio de Canela, realizando um percurso de 7km.

A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e dos paroquianos, com apoio da Prefeitura Municipal e de empresas da cidade.

Você pode gostar...

SSL Bravulink