Torres prepara o 34º Festival Internacional de Balonismo

O 34º Festival Internacional de Balonismo será 1º a 05 de maio de 2024 em Torres, município declarado por lei a Capital Nacional do Balonismo. O título era esperado e exigiu um intenso trabalho das autoridades – desde a prefeitura, Câmara Municipal e políticos de vários matizes perante a Câmara Federal e Senado da República – e foi confirmado através da lei nº 15.808 sancionada no dia 11 deste mês de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa da Prefeitura, do Sindicato de Hotéis e do setor de gastronomia e de turismo de Torres é de que esse título contribua para divulgar, ainda mais, uma das mais lindas praias gaúchas na divisa com o Estado de Santa Catarina.

As competições no Festival de Balonismo se espalham pelos céus, acima das ondas do mar, sobre o rio Mampituba (que faz a divisa com Santa Catarina), e sobre o Morro do Farol e da Guarita, Parque Estadual de Itapeva,  indo também para o lado das montanhas, atravessando a BR-101, junto aos canyons. Desde a primeira edição – no longínquo outubro de 1989, quando 10 balonistas deram início a essa festa – no que se chamou de Festival SulAmericano de Balonismo – amantes desse esporte e balonistas de todos os recantos do País e muitos do Exterior, têm encontro em Torres para vivenciar e fazer esse espetáculo. A programação inclui voos competitivos e recreativos, shows musicais, feira gastronômica, feira rural, exposições e atividades culturais. O Festival também contará com a presença de balões especiais, com formatos diferenciados e divertidos, que prometem surpreender os visitantes. Em seu chamamento para o 34º Festival de Balonismo, o prefeito Carlos Souza, destaca que serão “cinco dias de competições emocionantes, shows inesquecíveis e muita diversão. Convido todos os que já estiveram em festivais anteriores e outros que queiram vivenciar essas experiências exclusivas”.

Entre as muitas atrações do festival destaca-se a chamada Night Glow que em 2023 contou com 69 balões de ar quente. Oferecendo um espetáculo deslumbrante e grandioso para um público também muito grande, o espetáculo é o preferido nas noites de verão. Esse show foi tão apreciado no 33º Festival, em 2023, que teve repetição – com cerca de 13 balões – na praia Grande, durante o Show da virada de Ano de 23/24, deixando o público emocionado. O Festival de Balonismo ocorre no Parque do Balonismo (largada e pouso final), espaço que no começo era pequeno e precário. Foi crescendo junto com o evento e na atualidade tem ampla área de gastronomia, de comércio em geral (produtos da área rural de Torres, na qual se destaca a cultura da banana), com toda a infraestrutura necessária. Neste 2024, a área de gastronomia deverá ser reforçada para atender a demanda que foi intensa na edição de 2023, o que ocasionou filas em alguns horários. O secretário de turismo de Torres, Dérick da Silva, estima que novamente haverá um público muito grande, em torno de 75 mil pessoas/dia no evento. “Temos a certeza de que todos serão bem atendidos, avalia. “Temos 80 meios de hospedagem hotéis, pousadas, pensões o que representam um total de 7 mil leitos disponíveis”, informa o Secretário.

A estimativa de público, nos cinco dias, é de 180 mil pessoas. Dérick destaca que o Festival é um evento que reúne famílias inteiras (crianças, adultos, idosos) que se misturam aos competidores, esses também muitos acompanhados por familiares, além de turistas a passeio. Lembra ainda, que o turismo em Torres não se resume ao Festival de Balonismo. A Praia é uma das mais lindas do RS, com montanhas, mar próprio para banho e surf, passeios de barco, conta com Parque da Guarita, cujo projeto de preservação ficou ao cargo de dois gênios da arquitetura, jardinagem e ambientalismo, Burle Marx e José Lutzenberger, tendo esse último dado o nome ao local.

Na área rural, junto às montanhas, Torres conta com produção diversificada de produtos agrícolas de subsistência e chácaras com hospedagem na área rural. Como se tudo isso não fosse suficiente, entre os seus encantos o município de Torres integra o Geoparque Caminhos Canyons do Sul – junto com outros dois municípios do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina, conforme denominação pela Unesco.

A história da cidade não fica por menos. A linda e antiga igreja de São Domingos, na subida do Morro do Farol é quase um retrato da fidalguia da cidade.  Dom Pedro I, durante a chamada Guerra Cisplatina, com os espanhóis na disputa pela demarcação da fronteira, esteve em Torres no ano de 1826. Teria sido recebido pelo Alferes, após atravessar o Mampituba. Existem duas teses, a de que ele pernoitou no núcleo central da cidade e a outra de que seguiu mais um pouco a viagem naquele dia e teria pernoitado numa pequena localidade, possivelmente Três Forquilhas ou Dom Pedro de Alcântara, onde havia uma pequena colônia alemã com famílias recém-chegadas. O certo é que os dois locais pertenciam a Torres.

A Capital do Balonismo

                O projeto de lei que tramitou e foi aprovada em diversas comissões e no plenário das duas casas no Congresso Nacional é fruto do trabalho e ação de muitos políticos com mandato na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa e no município, cada qual na sua esfera de Poder. De acordo com o prefeito Carlos Souza, o projeto de lei foi apresentado pelo deputado federal Alceu Moreira, instigado que foi pela prefeitura, pela rede hoteleira e de turismo em geral, pelos vereadores Gibraltar Vidal ex-vereadores Zete Silveira e Fabio da Rosa. Na Câmara dos deputados, conta o prefeito, o projeto recebeu especial atenção da deputada federal Maria do Rosário, responsável pela relatoria do PL e única gaúcha na Comissão de Cultura. Como havia uma cidade paulista que também buscava o título, a ação de Rosário foi fundamental. A ela se aliaram os deputados Pompeu de Mattos, Afonso Motta e Afonso Hann. Já no Senado, foi Paulo Paim que deu o necessário respaldo.

Na justificativa apresentada no projeto, foi destacada que a prática de voos com balões de ar aquecido mobiliza a cidade gaúcha durante todo o ano, tendo seu ápice no Festival Internacional de Balonismo de Torres, sendo o maior do tipo na América Latina. E também que a festividade atrai praticantes, turistas e interessados no esporte. Com isso, os setores comercial, hoteleiro e gastronômico da cidade são movimentados com geração de renda e empregos. Em Torres acontecem outros certames de balonismo, como o campeonato gaúcho e, além disso, vários profissionais oferecem voos de balão para turistas em geral.

A Lei- Confira

Art. 1º Esta Lei confere ao Munícipio de Torres, no Estado do Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional do Balonismo.

Art. 2º Fica conferido ao Município de Torres, no Estado do Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional do Balonismo.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 11 de janeiro de 2024; 203º da Independência e 136º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

As fotos do 1º Festival, da comemoração pelo título e o cartaz do próximo Festival foram captados no site da Prefeitura de Torres e na página do Festival

SSL Bravulink