36º Festuris de Gramado festeja crescimento
36º Festuris de Gramado festeja crescimento
O 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado cresceu 9% em relação a edição de 2023 e proporcionou mais de R$ 480 milhões em negócios nos dois dias de Feira de Negócios e Turismo no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado. O balanço foi divulgado no domingo (10/11/2024) pelos CEOs do Festuris Eduardo Zorzanello e Marta Rossi. Outra marca superada foi a participação do público. No ano passado, cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o Meeting e Feira. Para esta edição a meta era chegar a 12 mil, por conta das tragédias climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. No entanto, a marca dos 12 mil foi superada ainda antes de começar o evento, e finalizou com mais de 15 mil participantes. A boa notícia é que 40% dos expositores dessa edição já confirmaram presença para o 37º Festuris, quando o tema principal de conteúdo será “reimaginando o amanhã”, e será realizado de 6 a 9 de novembro de 2025.
O número de destinos internacionais também cresceu, foram 40 no ano passado e chegaram a 53 nesta edição. Países de toda a América Latina estiveram em Gramado, com destaque para Argentina, Uruguai, Peru e Colombia. Cuba e Curaçao brilharam. Da Europa vieram países como Portugal, Espanha e França. E de outros continentes vieram países como África do Sul, Coreia do Sul, Nepal, Tailândia, Israel, Maldivas, Tibet, Turquia, etc. e entre as novidades estava Dubai dos Emirados Árabes, que veio pela primeira vez. Ao todo, 400 estandes, que abrigaram a exposição de 2.500 marcas privadas e públicas. Todos os estados brasileiros estiveram representados na Feira de Negócios.
O encerramento da Feira de Negócios e Turismo foi em clima de muita festa, na sexta-feira (09) a noite, no estande do RS. Com grande animação, música, dança e uma parrilla estilizada, regada a vinhos, espumantes, cervejas e suco de uva, a gauchada chamou a atenção de tantos que estiveram no evento. A música gaúcha e italiana foram as mais cantadas e bailadas pois a região dos vinhedos participou em peso do Festuris, tanto na área de exposição quando nos pavilhões de degustação. O mesmo ocorreu com a região alemã – só que com menos cantoria, já que o idioma não é tão fácil assim! Mas não faltaram as bandinhas!
Neste ano, a República Dominicana foi o país Convidado de Honra desta edição. O vice-ministro do Turismo, Roberto Henríquez, acompanhou a programação do início ao fim e se rendeu à grandiosidade do evento e aos encantos de Gramado. “Nosso país recebe milhares de turistas do Brasil. Temos aqui um mercado promissor. É minha primeira vez no Festuris e estou impressionado com o que vi acontecer aqui. Eu não imaginava encontrar uma cidade tão bonita e um evento tão bem organizado e com uma participação de público tão qualificada. Eu nunca mais quero participar de outra feira que não seja o Festuris”, testemunhou.
De sua parte, Marta Rossi se declarou emocionada. “Que grande evento. Superamos todas as nossas expectativas. Nosso estado sofreu muito neste ano, tivemos uma tragédia histórica e ainda assim nunca cogitamos não realizar o Festuris, mas entendemos que haveria um recuo nos resultados por conta de tudo que aconteceu. O retorno das operações no aeroporto foi um alento muito grande e ali passamos a acreditar que seria possível atingir a nossa meta, mas fomos além e superamos. Conseguimos entregar um Festuris grandioso e qualificado exatamente como merece o nosso estado e a nossa cidade”, disse.
O Palco de Conteúdo oferecido pelo Festuris reuniu 120 palestrantes e somou 53 horas de palestras, workshops, bate-papos e aulas shows. Além do Meeting Festuris que possui programação matinal, outros sete palcos tiveram atividades simultâneas durante a tarde, na Feira de Negócios, onde eram abordados assuntos segmentados.
Evento oferece trabalho e dinamiza economia
A economia regional teve uma movimentação financeira de R$ 72 milhões, em decorrência do evento. A imprensa nacional e internacional marcou presença em peso, com mais de 400 profissionais.
O Festuris mobilizou cerca de 2.100 colaboradores. Destes, 600 foram contratados pela organização do evento para formação das equipes de recepção, segurança, limpeza, motoristas, controladores de tráfego, carregadores e os funcionários das três montadoras contratadas para montagem dos palcos e estandes especiais. Cerca de 1.500 profissionais atuaram para as 68 montadoras que foram contratadas pelos expositores para montagem e desmontagem dos seus estandes.