Juranda: Cidade dos Milagres renova sua fé nos dias 20 e 21

Juranda, município localizado no noroeste do Paraná, conhecido como a Cidade do Milagre, comemora nos dias 20 e 21 de fevereiro próximo, o Dia dos Santos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Canonizados em 13 de maio de 2017, na Cova da Iria (Fátima, Portugal) pelo Papa Francisco, os irmãos, testemunharam a aparição da Virgem Maria em Fátima em 13 de maio de 1917.

A QUEDA E RENASCIMENTO

No dia 03 de março de 2013, um menino de cinco anos caiu de uma janela, enquanto brincava no apartamento dos avós em Juranda. A queda de seis metros deixou Lucas em coma com grave lesão cerebral, e os médicos decretaram que: se sobrevivesse seria um morto vivo, sujeito a sobreviver somente com graves sequelas. Essa sentença médica foi feita no hospital de Campo Mourão e, dali mesmo, os pais desesperados – mas cheios de fé – recorreram às Irmãs Carmelitas do Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo, na mesma cidadã que fica distante 70 quilômetros de Juranda.  As religiosas entraram em preces, pedindo a intercessão aos Pastorinhos de Fátima. Após cinco dias em coma, Lucas acordou e chamou pela irmã. Está, neste ano de 2024, com 17 anos, sem nenhuma sequela neurológica. Foi esse milagre que consolidou a canonização de Jacinta e Francisco pelo Vaticano.

Renasceu para a vida e fez nascer a Cidade do Milagre, na atualidade um dos mais novos destinos turísticos religiosos do Brasil.

Os primeiros Guias de Turismo (foto imprensa Secretaria de Turismo de Juranda)

         A prefeitura de Juranda, com apoio de entidades dos setores de serviços, vem atuando desde então – e com mais afinco após a canonização dos Pastorinhos, que contou com a presença de Lucas e seus pais – vem preparando Juranda para receber visitantes. Buscando atrair e atender a demanda, incentivando a transformação de lares em locais de recepção e pouso. Os moradores, a maioria da área rural, foram chamados a indicar as atrações das suas áreas, com a descoberta de cachoeiras, trilhas e, ainda, a culinária local, de forma a dar corpo ao roteiro de turismo Religioso, focado no milagre que foi o último caso que contribuiu para a canonização dos Pastorezinhos.  Um grupo de jovens participou de um curso de Recepcionista e elaboraram um projeto chamado o “Caminho da Luz”. O roteiro foi planejado pelas alunas do Curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem, ministrado pelo Senac, em 2024. Esse curso foi realizado em parceria entre Senac, Secretaria do Estado de Turismo (SETU), Agência de Desenvolvimento de Turismo Regional Sustentável (ADETURS) e o município de Juranda.

Juranda participa de eventos turísticos (foto Imprensa Prefeitura)

Esse passo importante possibilitou à cidade participar de eventos turísticos, divulgando o seu produto. Juranda já se apresentou em eventos turísticos de grande envergadura. Em 2024, entre tantos expositores, a cidade esteve presente no Festival Internacional do Turismo de Gramado (Festuris), marcando espaço – com grande honra – entre expositores cujas rotas já são consolidadas – como o Círio de Nazaré (PA), Nossa Senhora Aparecida (SP) (dois eventos que atraem multidões) e tantos outros, inclusive as tradicionais romarias e procissão de Nossa Senhora do Caravaggio (Farroupilha e Canela RS).

         Entre os atrativos focados no milagre foi criado o Marco Zero espécie de um memorial no local da queda e de todo o ocorrido, com desenhos e fotos mostrando a presença de Lucas e seus pais na solenidade de canonização dos irmãos Jacinta e Francisco, desde 2017 os Santos Pastorinhos. A data de 20 de fevereiro foi escolhida por ser a data de falecimento de Jacinta, em 1917. Ela nasceu em 05 de março de 1910.

Cartaz do Evento

Juranda fica cerca de 520 quilômetros de Curitiba, e 250 de Foz de Iguaçu. O  nome do município Cidade do Milagre, diz a história, foi uma índia que aprisionada por desbravadores  morreu de saudades de sua tribo e familiares. Ela virou ponto de referência e, assim, a localidade passou a chamar-se Juranda. A cidade é nova, de 1945, tem cerca de 8 mil habitantes e sua economia é basicamente agrícola (café, soja, milho e trigo). Povos indígenas e migrantes nordestinos, europeus e japoneses dão o tom da herança cultural da cidade. A cidade tem como padroeira Nossa Senhora Mãe de Deus, a mesma de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Integra a Diocese de Campo Mourão.

O QUE VER E FAZER EM JURANDA:

Marco Zero do Milagre: Local do acidente do menino Lucas, que deu origem ao milagre de Juranda

Centro Cultural Maria do Rosário Cardoso Martins: Ponto turístico de Juranda

Exposição Documental do Milagre: Relata o acidente, a recuperação e a canonização dos irmãos Francisco e Jacinta Marto

Natureza

Cachoeiras e rios: Recursos naturais da região

Caminhada da Natureza: Turismo ecológico

Aventura

Escalada e rapel: Atividades em formações rochosas

Tirolesas: Experiência inesquecível com vistas incríveis

Turismo rural

Cavalgada João Maria de França: Tradicional na região,

Pesque-pague: Experiência de pesca

Colha e leve: Experiência com produtores

As fotos que ilustram a matéria foram baixadas do Site da Prefeitura de Juranda e da Diocese de Campo Mourão, nenhum delas com nome dos autores.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.