Encatho & Exprotel debate hotelaria e turismo

Na abertura do 36º Encatho&Exprotel, ocorrida na noite desta terça-feira, (29/07/2025) a diretora-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), Margot Rosenbrock elencou “as causas da hotelaria brasileira”, ao apontar os problemas enfrentados pelo setor hoteleiro e, por consequência o turismo. A empresária conclamou todos os presentes para estarem atentos as muitas discussões sobre o setor que estão pautando o Congresso Nacional, cujos resultados poderão trazer preocupações, não soluções aos problemas existentes. Desde a necessidade de renovação do Perse – programa lançado pelo governo federal após a COVID, através do qual as empresas do setor contam com benefícios fiscais; a regulamentação do sistema de hospedagem análoga a hotelaria, as Airbnb; o ajuste dos pagamentos ao ECAD somente por unidade de CNPJ e não por apartamentos, salas e demais ambientes do hotel; definição de regras em relação ao pagamento de diárias antecipadas foram alguns temas que, na avaliação da empresária, necessitam de atenção redobrada por parte da ABIH-SC e seus associados e parceiros.

Na sequência, a dirigente agradeceu a participação de todos que contribuíram para a 36ª edição, desde sua equipe de colaboradores – e citou nominalmente Juliana, Josiane, a estagiária Tati e a jornalista Vânia Monteiro. Primeira mulher a assumir a ABIH-SC, Margot Rosenbrock apresentou seu jeito, talvez feminino, de atuar, destacando problemas, mas valorizando e agradecendo, distribuindo – dessa forma – os resultados. Tanto que – no final da solenidade de abertura – chamou os jornalistas, junto com Vânia Monteiro, para também subirem ao palco e serem homenageados por contribuir divulgando o setor. “Nós temos uma hotelaria diversificada, forte e combativa. E vocês têm sido aliados ao divulgar”, destacou.

Despedida e candidatura
Em sua fala, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, despediu-se da presidência da ABIH Nacional, após quatro mandatos consecutivos. “É uma honra estar aqui em Santa Catarina por dez anos consecutivos. A ABIH Nacional só é forte, porque temos ABIHs regionais fortes. O Encatho tornou-se referência não só em Santa Catarina, mas para todo o turismo do Brasil. Juntos, com determinação e espírito colaborativo, podemos construir um país mais forte, onde o turismo seja um vetor de transformação econômica”, disse. Aproveitou para informar que deixa a ABIH-Nacional, mas não o setor. “Decidi disputar uma vaga na Câmara dos Deputados e quero estar nas discussões lá no Congresso Nacional, sobre as questões que nos afetam”, declarou.

Um dos gargalos da hotelaria é a mão de obra. O tema foi mencionada pelo conselheiro da Fecomércio Santa Catarina, Roberto Alexandre Carmes, em seu discurso, mencionando as atividades de formação do SENAC-SC. “O Turismo é a grande engrenagem que movimenta a economia”, comentou, citando o município de São José, que é um hub para Florianópolis, gerando renda e receita para toda a cadeia econômica do município.

Renê Meneses, subsecretário de Turismo de Florianópolis, que representou o Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Florianópolis, destacou que. “Somos entusiastas do Turismo. O Turismo é forte, o turismo pulsa, e a gente precisa trabalhar cada vez mais pelo turismo de Santa Catarina”, disse ele. Comemorou o fato da capital catarinense figurar como um dos destinos mais procurados, seja pela sua beleza, mas principalmente pelo trabalho de qualidade que é desempenhado pela hotelaria, pela rede de serviços e turismo em geral.

A Secretária de Estado de Turismo, Catiane Seif, representou o Governador do Estado Jorginho Mello (que também foi agraciado com um troféu em homenagem ao seu esforço pelo turismo) e destacou o lugar de protagonismo que o Turismo tem recebido nessa gestão. Ela também reconheceu o papel da ABIH-SC na realização do evento. “O Encatho é um marco para conectar o Estado com o Turismo e a hotelaria.
Reconhecimento
Neste ano, o prêmio Maria Helena Petry Makowiecky homenageou a consultora Lara Perdigão, destacando seus relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria em Santa Catarina. A homenagem foi entregue pela hoteleira que dá nome ao prêmio.

Já a personalidade masculina do turismo, agraciada com o prêmio João Eduardo Amaral Moritz, foi o hoteleiro Osmar Vailatti, que contribuiu não só com o turismo de Santa Catarina, mas também com a própria ABIH-SC. Quem entregou a homenagem foi o conselheiro da ABIH-SC, Samuel Koch.
Valorização da Cultura Catarinense
Como em todos os anos, a cultura catarinense ganhou espaço no Encatho & Exprotel. Logo na chegada, uma sala de bordados, de rendas recebe o visitante. Ainda no saguão, um grupo de 10 rendeiras mostra seu trabalho. (vamos produzir matéria sobre). No mesmo espaço, peças do Boi de Mamão, cuja festividade no nordeste é chamada de Bumba Meu Boi.

Mas a valorização cultural não terminou por aí. Antes da abertura do Encatho, o Grupo de Cordas da Orquestra Novo Alvorecer apresentou várias peças musicais e, no evento, fez uma magistral interpretação artística do Hino Nacional.



Na abertura da Exprotel, neste ano com o foco em soluções inovadoras para a hotelaria e turismo em Santa Catarina, mais arte. Dois grupos de Timbó: Os Cinquentões e Volkstanzgruppe Blauer Berg animaram a abertura. Os Cinquentões com seus Bandoneões e o Blauer apresentando peças de danças alemãs. Foi muito lindo.

A programação segue com palestras nesta quarta-feira, bem como com reuniões setoriais. A Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-SC) reunirá agentes para a apresentação de pacotes de roteiros turísticos em toda Santa Catarina. A presidente da entidade, Conceição Junckes, destaca que muitas regiões qualificaram seus atrativos e contam com excelentes roteiros.