Exprotel: Palco da cultura, gastronomia, destinos turísticos, produtos e serviços

Quando dirigentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC) e seus convidados cortaram a fita de inauguração da Exprotel – a grande feira que dá uma mostra muito completa das necessidades da hotelaria e turismo em geral – dois grupos folclóricos de Timbó ( Os Cinquentões e Seus Bandoneões e o Volkstanzgruppe Blauer Berg) deram um um espetáculo da cultura germânica, aquecendo o ambiente. Como é tradição, o principal evento da hotelaria catarinense, o Encatho & Exprotel , que neste ano ocorreu de 29 a 31 de julho, na 36ª edição, a cultura foi reverenciada.

Neste ano, na entrada do Centrosul, junto à secretaria de credenciamento, uma mostra de artigos de rendas de bilro – considerada um dos símbolos da identidade cultural da cidade, com raízes açorianas e praticada há séculos pelas rendeiras locais, figuras do folclore da Ilha, o Boi de Mamão e uma mostra das pinturas de uma artista popular retratando figuras icônicas, desde bruxas até gurias saradas! Na ante-sala – antes do evento começar, e depois, na cerimônia, coube ao Grupo de Cordas da Orquestra Novo Alvorecer , de Florianópolis, animar a platéia e interpretar o Hino Nacional, de forma grandiosa.

Sebrae, Certificações de Origens e gastronomia

No balcão sob a liderança do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), na Feira do Encatho & Exprotel, uma mostra do empreendedorismo e, ao mesmo tempo, o resultado das parcerias realizadas entre a entidade com os produtores de alimentos diferenciados. Estiveram em degustação, e venda aos interessados, produtos certificados com Indicação Geográfica (IG), de forma a estimular o turismo para aquele local.

É o caso de Corupá, produtor de bananas de Santa Catarina e com o título de produtora da banana mais doce do Brasil. Não é pouca coisa, pois em praticamente todos os estados brasileiros produzem bananas. Ali, elas servem como matéria prima para farinha, balas bem ao norte de SC, divulgou a sua tradição de maior produtor de bananas e – depois de colhidas e secas- como um aperitivo em lascas (chips) temperadas com sabores que vão do ácido ao apimentado. E, tem, ainda, a banana desidratada.

         Ao lado de Corupá, o município de Luiz Alves (vale do Itajaí) apresentou cachaça e outros destilados do Alambique Rein. A Associação dos Produtores da Linguiça Alblu (Blumenau, Indaial e vizinhos) levou a iguaria muito deliciosa e já famosa desde o último Connection Terroirs do Brasil, em Gramado, quando essa linguiça com Certificação de Origem ficou ainda mais famosa, tal o sabor.

Romulo – do hotel Fazenda Serra do Panelão (Urubici, Serra Catarinense) prestigiou palestras selecionadas – como de Inteligência Artificial (IA) e apoiou colegas de outros municípios no estande de SC.

A região do Planalto Catarinense levou:  o mel melato de bracatinga – um tipo de mel produzido pelas abelhas a partir de um líquido doce chamado melato; maçã in natura e seca para chá ou aperitivo (chips) e vinhos finos de altitude, do grupo Hiragami, de São Joaquim; queijo serrano de Bom Retiro.

Florianópolis entrou com a degustação de Ostras produzidas no entorno da ilha. Coube a dinâmica equipe do restaurante Freguesia Oyster Bar, de Santo Antônio de Lisboa, a promoção da degustação. No Freguesia tem Ostras todos os dias, o ano inteiro. www.freguesiaoysterbar.com

Santa Catarina por Inteiro

         Já no estande de Santa Catarina, cada município procurou levar sua programação cultural e roteiros. Lages, a Princesa da Serra, é destaque junto com o conjunto dos outros municípios da serra catarinense, mas ainda garante a sua liderança como capital brasileira do turismo rural, com hospedagem em fazendas, cavalgadas e tantos outros atrativos rurais.

Atrações

De Urubici, Rômulo de Oliveira, o proprietário do Hotel Fazenda Serra do Panelão participou de toda a programação do Encatho e apoiou no estande de SC.  A equipe do Hotel Renar, esse no meio-oeste, da cidade de Fraiburgo, na Rota da Amizade, divulgou não apenas o hotel, mas toda a região.  Já outra equipe representou 14 municípios do Planalto Norte e atuou junto ao balcão de informações, descrevendo os “encantos da rota”, entre esses muita natureza, eventos gastronômicos e culturais voltados às origens.  Teve até uma dica “saia da trilha desvie a rota e vem pro Grande Oeste”, onde os atrativos incluem muitas cervejarias, museus rurais – como o de milho de Xanxerê. Até Xaxim – cidade catarinense que fez o primeiro teste das urnas eletrônicas, na última década do século passado – figura nessa “saída de trilha”. Na linha Pilão de Pedra de Xaxim, fica Villaggio, da Famiglia Rossoni, local para curtir e se deliciar com a melhor gastronomia! Veja 49 988328141. A Grande Chapecó integra essa rota que é aberta por Abelardo Luz, a capital nacional de semente da soja, privilegiada com uma espécie de Cataratas de Itaipu, só que é do rio Chapecó, um local belíssimo.

Cama, Mesa, Banho e Soluções

         Empresas que atuam com enxovais e soluções em todas das áreas para a hotelaria e restaurantes estiveram presentes. Desde as tradicionais indústrias têxteis, com jogos de cama, mesa e banho, travesseiros, colchas, mantas e acolchoados – Teka Profiline Horus, a poderosa Döhler, a Matinali Enxovais Corporativos; Colchões Onix; a centenária catarinense Altenburg, Eurosul Colchões, Camesa e outras com enxovais para as equipes.

Da mesma forma, indústrias de amenities (xampus, sabonetes, condicionadores, hidratantes) como Harus, Realgems e Guest Solution (com linha de comodities veganas) estiveram na Exprotel. Panelas (Moncoc); lavanderia e enxovais para hotéis, motéis e restaurantes (Lavasul); a Joy Brinquedos com balanços, escorregadores e outros para espaços menores ou maiores, de forma a dotar o ambiente ideal para o lazer e lúdico dos pequenos hóspedes. Ainda a Grupo Sentax, cujo estande tinha soluções de diversas marcas como Kobra Healthcare, Rubbermaid e Kimberly-Clark Professional. Em resumo, desde equipamentos para limpeza, copa, energia, até berços para hóspedes com bebês.

         Participaram mais de 200 marcas na Exprotel, muitas dessas com soluções inteligentes para diversos setores de hotelaria e restaurantes. A Cresol cooperativas de crédito, com soluções financeiras que atendem a todos os públicos, participou ativamente na Exprotel e também na área de conteúdo.

A Cresol tem sede em Francisco Beltrão no Paraná, tem mais de 817 mil cooperados em 19 estados brasileiros e forte atuação na Região Sul.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...