Uma vitrine de histórias que merecem ser contadas!

piscina Ipioca Resort

Maceió, a capital de Alagoas sediará, de 22 a 25 de janeiro de 26, em Maceió, a 13ª Feira de turismo na qual os 102 municípios irão demonstrar seus atrativos turísticos. A grande feira de turismo já tem chamada: Uma vitrine de histórias que merecem ser contadas!

A Feira dos Municípios Alagoanos 2026 – Congresso & Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e será realizada no Centro Cultural Ruth Cardoso, em Maceió, no bairro histórico de Jaraguá, ao lado de Pajuçara e próximo ao centro histórico.

Praia de Jaraguá

Coube à jornalista Zélia Cavalcanti, gerente de Comunicação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA),  discorrer sobre os atrativos turísticos das diversas regiões de Alagoas para os participantes do 40º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), no dia 26 de setembro último no Salão de Eventos do Maceió Mar Resort de Ipioca. Bem à vontade, a jornalista trocou ideias, deu dicas, se sentindo em casa, visto que integrou a diretoria da ABRAJET/Alagoas em outros períodos.

Segundo a gerente de Comunicação da AMA, o objetivo é que cada município tenha espaço para mostrar sua identidade cultural, seus produtos locais e seus projetos inovadores, além de participar de discussões estratégicas em áreas como saúde, educação, meio ambiente, turismo, comunicação, PPPs e consórcios.

“A Feira dos Municípios 2026 será um espaço para troca de experiências, geração de negócios, fortalecimento institucional e valorização da cultura alagoana. Queremos que o evento respire Alagoas em cada detalhe”, ressaltou. A  feira promete reunir arte, cultura, turismo, culinária e inovação em um mesmo espaço. Serão 122 estandes que irão expor a diversidade alagoana por meio de degustações, workshops, exposições e apresentações culturais. 

Praia do Gunga

O evento terá formato duplo: o Congresso, com palestras, oficinas e mesas-redondas, e a Feira com 122 estandes dedicados ao artesanato, turismo, gastronomia é uma vitrine para os municípios mostrarem suas potencialidades ao Brasil.  A expectativa é reunir cerca de 3.500 participantes e mais um público superior a 8 mil pessoas.

artesanato em barro

Na oportunidade, a palestrante discorreu sobre a diversidade de ofertas turísticas de Alagoas que estarão presentes na Feira e que podem ser desfrutadas a qualquer dia do ano pelos interessados: falou sobre a Costa dos Corais, Maceió, Agreste, Caatinga, Rota Ecológica dos Milagres, e Cânions do São Francisco, além do Sul do estado e outras áreas como os Quilombos, um marco das lutas pela liberdade, do povo negro, como é o Parque Memorial Zumbi de Palmares, em União dos Palmares ou, ainda, a cidade de Piranhas – junto ao São Francisco – onde as cabeças de Lampião e Maria Bonita foram expostas após serem degoladas em 1938 no Massacre de Angicos/Sergipe. Elas foram levadas para essa cidade em um cortejo e a foto das cabeças expostas nas escadarias da prefeitura local se tornou um ícone histórico.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...