Parque do Saiqui está pronto para o Rodeio do CTG Querência
O Parque de Rodeios do Saiqui, em Canela, já está recebendo visitantes e grupos representando outras entidades tradicionalistas que irão participar do 41º Rodeio do CTG Querência, que acontece de 08 a 11 de janeiro de 2026, neste final de semana. Nesses quatro dias, a tradição gaúcha, as lides campeiras e artísticas riograndenses darão o tom.
Na quinta-feira, 8, a animação do baile estará por conta do Grupo Bochincho e Sorriso Lindo, abrindo o rodeio com alegria e reencontros. Na sexta-feira, 9, o público volta ao salão para dançar ao som de Chê Lokedo e Estação Fandangueira, enquanto o sábado, 10, consolidando o evento como ponto de encontro tradicionalista, o fandango estará a cargo da boa música do Tchê Barbaridade e Tchê Guri. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos, em Canela, na Star Vídeo ou Bazar do Gyba e também pelo aplicativo Sympla.

Durante os quatro dias de rodeio, a cancha ganha protagonismo com provas de laço que reúnem competidores de várias categorias, além das emocionantes gineteadas, que tradicionalmente atraem grande público ao redor da Arena Polaco Feijó. Ao longo dos quatro dias, a cancha de laço receberá disputas de modalidades como Laço Vaqueano, Laço Pai e Filho, Laço Prenda, Laço Equipes, as provas da Dupla Oficial e outras, além das gineteadas que tradicionalmente lotam a Arena Polaco Feijó.
As apresentações artísticas serão uma atração a parte, no domingo, 11, com declamação, intérprete vocal e gaitas, destacando talentos jovens e adultos que mantêm viva a expressão cultural do Rio Grande do Sul. Vários inscritos para as apresentações ou mesmo disputa de gaita piano e de botão, declamação e intérprete vocal nas categorias mirim, juvenil e adulta, revelando talentos que mantêm vivas as expressões culturais do Rio Grande do Sul. A Rua do Comércio contará com expositores que trarão artigos gaúchos, acessórios, artesanato, moda tradicionalista e souvenires. A área gastronômica também terá destaque, com lanches, pratos campeiros e sabores típicos que reforçam a hospitalidade e a identidade regional.
O Patrão do CTG Querência, Luiz Kerschner, destaca que o objetivo do evento é proporcionar um ambiente que valorize a cultura e fortaleça os laços comunitários. “O rodeio é uma construção coletiva. Cada expositor, cada competidor, cada visitante, cada entidade ou família acampada, ajuda a dar vida a esse encontro que representa o orgulho de ser gaúcho. Trabalhamos para oferecer um evento acolhedor, organizado e fiel às nossas tradições”, ressalta Luiz.
Como nos anos anteriores, a área de acampamento do Parque Saiqui se transforma, visto que famílias de diversas regiões do Estado – e mesmo de estados vizinhos – montam seus acampamentos/casas no local. O acampamento no Parque de Rodeios Saiqui abriu neste dia 5 de janeiro, seguindo regulamento específico para sócios, não sócios e competidores, com orientações voltadas à preservação ambiental e à convivência harmoniosa. Durante o evento, famílias inteiras praticamente “se mudam” para o parque, enquanto os piquetes de laçadores montam seus acampamentos, reunindo amigos e familiares em um ambiente de integração, tradição e respeito, que transforma o espaço em uma verdadeira e salutar festa gaúcha.
Mas o Rodeio não é uma festividade apenas para os que acampam ou disputam. Turistas em viagem pela Região das Hortênsias podem passar o dia no local, aproveitando para conhecer um pouco da legítima tradição e costumes gaúchos.

Os administradores destacam que todos os animais só terão acesso ao parque após inspeção obrigatória do médico veterinário responsável, Ricardo Lopes, com apresentação do resultado de exames e GTA, pois a organização do evento tem muito cuidado com a saúde e bem-estar dos animais presentes no Rodeio.
Fotos das lides de campo são de autoria de Diego Santos e as informações de Lu Zanatta, Estratégia Comunicação e Marketing
Mais informações pelo Fone / WhatsApp (54) 3282.2666
