Tradição e arte em receber – SINDHA e SHPOA

sindha shpoa

Momento do evento no Memorial do RS

A exposição Tradição e Arte em Receber, inaugurada no dia 17 de julho de 2018 e que ficará aberta até dia 26 de agosto, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, conta os primórdios da hotelaria e gastronomia de Porto Alegre. Incluída dentro das comemorações pelos 75 anos de fundação da primeira entidade que reuniu empresários desses ramos afins, atualmente o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (SINDHA) e Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), a mostra tem mosaicos de como foram os primeiros hotéis, restaurantes e bares que fizeram e fazem história na capital gaúcha.

Paredes foram cobertas com painéis e fotos de época

A abertura foi com um coquetel no qual até Mário Quintana prestigiou, ele numa grande foto numa das paredes tendo ao fundo o hotel Majestic, onde o poeta viveu a maior parte de sua vida. Com a chave do apartamento 217, olhando a plateia com seu olhar enigmático, ele parecia dizer “eles passarão/eu passarinho”.

sindha sindpoa

Mário Quintana em mostra fotográfica

Diversos representantes do setor de turismo e cultura se fizeram presentes ao lançamento da exposição e do livro com o mesmo nome, esse um documento raro, tal sua concepção. A obra tem 192 páginas aborda a trajetória dos estabelecimentos de alimentação e hospedagem, desde a entrada de restaurantes em shoppings até as mudanças da rede hoteleira.

Julinho Cavichioni do Mamma Mia e Caracol

Organizado pelo historiador Gunter Axt com o fotos de Fernando Bueno e do design Flávio Wild. Já a exposição traz 75 imagens do livro e recria figurinos (1920 a 1950) e uniformes de trabalhadores do setor, entre os anos de 1950 e 1970. Após verificar o conteúdo do livro e da mostra, o secretária de Cultura, desporto e Turismo do RS, Vitor Hugo, lembrou uma frase de Eduardo Galeano, na qual o escritor afirmou. “Os cientistas afirmam que somos feitos de átomos, mas um passarinho me contou que somos feitos de história”.

Abdon Barreto e Jurema Josefa com um exemplar do livro

Ex-presidentes da entidade mãe – Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares – prestigiaram o lançamento, entre esses Ricardo Krüger Ritter, João Klee e José de Jesus. O setor de gastronomia esteve representado, com dirigentes dos tradicionais Copacabana, Barranco, Chalet da Praça XV, Naval e Gambrinus e de tantos outros antigos e novos estabelecimentos. O presidente do Sindicato de Turismo, Danilo Kehl Martins, enfatizou a importância do lançamento e da mostra. “Por si só essa mostra representa um atrativo a mais na nossa cidade tão carente de atenções”, disse.

Danilo Kehl Martins

O presidente da ABIH/RS, José Reinaldo Ritter, enfatizou que a hotelaria gaúcha e de Porto Alegre, sempre teve elevado conceito. “Nós estamos preparados para atender todos os tipos de demanda, com uma excelente rede de hotéis”, enfatizou. O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan também prestigiou a abertura da exposição. A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) esteve representada pelo jornalista e professor de Rádio da Fabico, Faculdade de Jornalismo da UFRGS.

Gunter Axt, Nelson Marchezan Jr e Henry Chmelnitsky

A mostra pode ser conferida até 26 de agosto, com visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos das 13h às 17h.

Henry Chmelnitsky e Carlos H. Schmidt

O presidente do SHPOA – Sindicato de Hotéis de Porto Alegre, Carlos Henrique Schmidt, deu início à cerimônia de abertura. “Essa obra resgata as raízes não só do setor, mas de toda a nossa cidade. Aqueles que olharem o livro ficarão muito satisfeitos com a obra-prima que Gunter Axt fez”, afirmou. De sua parte, o anfitrião, presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, fez questão de mencionar o caráter de “pertencimento” que a obra se propõe a despertar em toda a sociedade. “Este material tem a profundidade necessária para uma cidade que precisa de autoestima e é importante dizer que todos têm de fazer sua parte. É hora de entender que os cidadãos precisam desenvolver esse sentimento, e isso está aqui, dentro deste livro”, declarou.

Armando Burd conversa com o Prefeito Nelson Marchezan Jr.

Porto Alegre antiga

 

Evento de lançamento

Roupas de época

SSL Bravulink