Big Land e jogos gigantes é mais um parque dinâmico em Canela

Conhecido por possuir parques temáticos diversificados, todos de muita qualidade, Canela conta com o Big Land, brinquedos e jogos gigantes

Você já entrou numa máquina de encolhimento? Já viu alguma ou não? Então se prepare para essa aventura que é proporcionada pelo Big Land – o primeiro parque de jogos e brinquedos gigantes do mundo – que fica em Canela, na Região das Hortênsias no Rio Grande do Sul, exatamente na Estação Campos de Canella, quase em frente à Praça João Correa. Eu, depois de apertar muitos botões, quase uma viagem ao espaço, porém com equipamentos bem antigos, manivelas rústicas, entrei na máquina e….. Não vou contar mais nada sobre a minha estatura!

O Big Land começou a ser pensada em meados de 2011, quando os irmãos Sandro e Denis Schaulet, decidiram abrir um negócio juntos. Sem saber exatamente qual seria a área de atuação e sem capital para iniciar, começaram a estudar possibilidades. Por serem de Canela, uma cidade marcada pelo turismo, bateram o martelo que a empresa deveria seguir nesse ramo. Afinal, eles sempre gostaram de inventar e criar coisas, um pouco de tudo na garagem da casa dos pais e não tinham como prosseguir nas aventuras. Por absoluta falta de espaço, tal a produtividade da dupla!

          Escolheram criar algo que proporcionasse alegria às pessoas. Surgiu então a ideia de construir um parque temático indoor, adequado ao clima da Serra Gaúcha, com atrações interativas que oferecessem diversão para todas as idades. Faltava apenas definir a temática.

Denis sempre gostou de construir e tinha como hobby a produção de miniaturas, como aviões e barcos de controle remoto feitos com sucatas diversas. Quase fizeram barquinhos que seriam manejados por controle remoto em algum lago, mas. decidiram criar brinquedos gigantes, em que as pessoas pudessem interagir com objetos de grande escala.

Iniciaram pesquisas e buscaram referências, mas não encontraram nada semelhante. Assim nasceu a Big Land, o primeiro parque de jogos e brinquedos gigantes do mundo.

Foto de Paula Vinhas

Em janeiro de 2018, após anos de insistência, decidiram investir o que tinham e começar construindo apenas um brinquedo, como prova de conceito. Na garagem da mãe, Dona Maria, construíram o primeiro brinquedo, que foi exposto em parceria com o Mundo a Vapor — uma grande referência em Canela, na Região das Hortênsias e para eles, no momento em obras — durante seis meses. A repercussão trouxe um convite para montar o parque na Estação Campos de Canella, ainda em construção na época. Os irmãos assinaram o contrato de aluguel, montaram a marcenaria no local e começaram a fabricar os brinquedos. Inaugurado em janeiro de 2020, o Big Land acabou fechado por 105 dias devido a pandemia. Depois disso teve pouca demanda, devido a enchente que alagou o aeroporto Salgado Filho, o que reduziu a ida de turistas à serra.

Todo o material foi colocado à disposição, em parceria com pessoas e outras empresas, para a produção de móveis destinados à doação. Foram confeccionados mais de 400 móveis, incluindo mesas, cadeiras e armários, que foram distribuídos para auxiliar os necessitados. Ainda bem que teve grande e justo aproveitamento!

Foto de Paula Vinhas

Os irmãos não pararam, fizeram parcerias com outros parques e empreendimentos de lazer na região. No dia 8 de julho de 2025 foi inaugurada a Arena Big Land, em parceria com o Alpen Park, outro dos parques queridos e animados de Canela. Nesse espaço, a Big Land apresenta uma área de games que conta com 5 fliperamas gigantes e 2 videogames gigantes. A atração já está consolidada e garante diversão para quem visita o Alpen Park.

Na Estação Campos de Canella – ali na frente da Praça João Correa – a máquina de encolhimento, na verdade a porta de entrada para o interior do Parque Big Land, onde vários tipos de jogos de brinquedos estão à disposição para jogadores de todas as idades, as atrações são muitas.

O público encontra um universo lúdico com atrações que encantam visitantes de todas as idades. Como a Big Área Kids, Big Desafio, réplicas de televisores e consoles clássicos dos anos 80 e 90 que ganham vida em versões ampliadas no Big TVs e no Big Games, enquanto a nostalgia segue com brinquedos como o Big Pega Peixe, o Big Gotshi e o Big Stop. O parque ainda reúne espaços interativos e divertidos como a Big Foto, a Big Balança de quase três metros, o Big Operação em mesa gigante, além de opções que remetem à infância de diferentes gerações, como o Big Arcade e o Pense Big, tornando a visita uma verdadeira viagem pelas memórias e pela imaginação.

Mas antes de entrar nessa “mina” de muitas atrações (sempre passando pela máquina de encolhimento) é possível encontrar um ou os dois irmãos (e até um sobrinho) contando as muitas fases do empreendimento. As paredes estão cobertas pelas fotos das muitas invenções produzidas pela dupla na casa dos pais.

A novidade, agora, é de que a partir de 15 de dezembro, será inaugurada a Big Land Foz do Iguaçu, em parceria com a Wonder Park. O novo parque terá uma área de 300 m², oferecendo 10 brinquedos interativos e nostálgicos, além de uma área kids e da divertida Máquina do Encolhimento.

Com isso, a empresa passa a ter três unidades em funcionamento: a Big Land, localizada na Estação Campos de Canella, a unidade do Alpen Park, também em Canela e em Foz do Iguaçu no Paraná. O Wonder Park, um complexo temático, é referência em atrações exclusivas em Foz do Iguaçu, localizado a poucos metros das Cataratas e do Aeroporto Internacional, e reúne atrações como Movie Cars, Show das Águas, Lumina Park e Wonder Experience. Terá, em dezembro próximo, seu Big Land.

Foto de Paula Vinhas

Com material de apoio pela jornalista Luciana Zanatta.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...