Sabores de Canela: No Empório a diversidade atende à clientela

Entrada e fachada do Empório Canela

Entrada e fachada do Empório Canela

Que tal um parada para descansar e repensar os lugares visitados, conferir se ainda falta muito para completar o roteiro pelo centro da cidade de Canela? Essa parada pode ser um momento para escolher uma boa leitura, tomar um chá, um chocolate quente ou se refrescar com um refrigerante ou uma cerveja exclusiva. Dependendo do dia, poderá assistir e participar de uma sessão de autógrafos. A qualquer tempo, encontrará peças de artesanato da região, entre esses os sachês com cheiros variados para gavetas, guarda-roupas ou para enfeitar uma mesa. Nesse meio tempo pode dar uma olhada no cardápio para garantir uma boa refeição no almoço ou jantar. Tudo isso pode ser feito no Empório, na verdade no Livros, Sabores e Achados – Empório de Canela. Na Felisberto Soares, 258, praticamente na Praça da Catedral de Pedra.

Praça de Canela decorada com guarda-chuvas coloridos além das bandeiras

Praça de Canela decorada com guarda-chuvas coloridos além das bandeiras

Na entrada do Empório, uma livraria aguarda os clientes em busca de leitura

Na entrada do Empório, uma livraria aguarda os clientes em busca de leitura

Os ambientes do Empório, como é chamado na cidade, são atraentes. Alguns ficam abertos para a rua, outros fechados com vidros que dão uma visão excelente da rua. Tem as áreas de promoções – para lançamentos de livros, por exemplo – e uma sala de refeições mais reservada. Sob a liderança do casal Fernanda e Kiko, que se envolvem em todas as muitas atividades que ali ocorrem, a casa participa dos Sabores de Canela desde o início. Neste ano de 2014, quando a promoção da Prefeitura sob a batuta da Associação Comercial e Industrial de Canela chega a 5ª edição, o Empório incluiu no seu cardápio – que é muito variado, uma mescla de sofisticação ou muito sabor em cada prato – uma receita de Fettuccine de canela com ragu de cordeiro, uma verdadeira delícia. Perfeccionista, Roberta Rech, a chef de cozinha do Empório de Canela, dá a receita e informa para quantas pessoas as quantidades indicadas servem. Só não diz, mas isso o comensal – se for pai, mãe, tio ou avós – descobrem: é um prato que agrada também as crianças. O fettuccine bem saboroso, e os pedaços de ovelha (pernil) bem cozidos e macios facilitam para a gurizada. Mas se a criança é mais voltada à batata frita com filé, não há problema. A casa atende.

Prato do Sabores de Canela - Fettuccine de canela com ragu de cordeiro

Prato do Sabores de Canela – Fettuccine de canela com ragu de cordeiro

Fernanda é entusiasta da promoção Sabores de Canela, evento que foi criado para difundir a gastronomia local, valorizar a rede de restaurantes e pousadas, sempre tendo como tema a utilização da especiaria canela nas receitas. “É uma forma a mais de divulgar a nossa região, a cidade como um todo. E temos tantas atrações poderosas, capazes de atrair qualquer tipo de público.

Sala do Empório de Canela, com bebidas e outros produtos à disposição dos clientes

Sala do Empório de Canela, com bebidas e outros produtos à disposição dos clientes

Em nosso Empório, como nas demais casas que estão na promoção, temos capacidade para atender paladares distintos, exigentes”, assegura a líder do Empório. Para dar uma ideia de como a promoção Sabores de Canela vem contribuindo, e como a região e Canela vem recebendo mais visitantes, Fernanda destaca o seu novo restaurante, uma proposta nova, mas com a cara e jeito dela e de Kiko. Trata-se do Magnólia Cine- Gastrô- Bar. Num casarão imenso, foi possível selecionar um espaço kids, no qual gurizada pode se esbaldar. E o cinema, tem dias especiais para o tipo de clientela. Mais namorados? Algo mais quente, romântico. Muitos casais com crianças? Um filme pra garotada. “Temos um sócio neste novo empreendimento, alguém que aposta nesse estilo. Vimos que a nossa querida Canela tinha condições de dispor de mais esse estabelecimento”, destaca, sem descuidar da equipe. “Não seria possível tudo isso sem a atuação da Roberta e da equipe que pega junto”, avalia.

Vista interna do Empório de Canela, com ambiente aconchegante e rústico

Vista interna do Empório de Canela, com ambiente aconchegante e rústico

Os Sabores de Canela vem ocorrendo há cinco anos, sempre na temporada de inverno, mas abre no Outono. Neste 2014, a Temporada de Inverno de Canela conta com uma serie de eventos: começou com Sabores, que vai até 03 de agosto. De 26 a 29 de junho, tem o 26º Festival Internacional de Bonecos (imperdível); de 11 a 18 de julho, tem a 21ª Festa Colonial e a Feira de Inverno ; de 15 a 18 de julho, a IV Maratona de Monólogos. A rede hoteleira e de pousadas também mantém programação para atender clientela e visitantes. No Continental Hotel, desde 28 de maio até 13 de julho, estará com uma exposição sobre futebol no seu saguão de entrada, intitulada “Futebol, a paixão do Brasil”. Tomara que dê sorte ao Brasil.

Decoração da rua principal de Canela para a temporada de inverno

Decoração da rua principal de Canela para a temporada de inverno

www.saboresdecanela.com.br
www.canela.rs.gov.br
www.emporiocanela.com.br

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink