Fortaleza aguarda os visitantes de inverno

 

Fortaleza

Vista da praia de Iracema, desde o Hotel Praia Centro em Fortaleza

       A capital cearense, Fortaleza, um destino turístico dos mais apreciados pelos brasileiros e também por estrangeiros, se preparou para a temporada de inverno no Sul do País – quando muitas famílias do Sul viajam em férias em busca do calor – e também para a Copa 2014. O que ali já era especial, recebeu reparos e revitalização.  Portão de entrada para todo seu litoral de praias paradisíacas, de águas calmas, outras próprias para surf mas sempre mornas, e também para outros destinos, como a sua serra, no chamado Maciço do Baturité, onde ficam as cidades de Mulungu, Baturité, Pacoti e Guaramiranga, distantes apenas 100 quilômetros da Capital, com paisagem e clima diferenciado. Nessa região a temperatura mínima chega a 16 graus, o que é frio para a região.

Vista da Pousada Le Monte Cristo em Guaramiranga

Vista da Pousada Le Monte Cristo em Guaramiranga

       A praia de Iracema, uma das mais famosas da orla de Fortaleza, onde fica grande parte da rede hoteleira da cidade, foi totalmente remodelada. Essas obras foram concluídas e deixou, como resultado, em 2012, um amplo calçadão que já se emenda com a cidade velha, aqui se incluindo áreas de restaurante, casas noturnas e um trecho onde painéis contam a história da região, uma espécie de museu a céu aberto.

Fortaleza

Na praia de Iracema, a estátua em homenagem à personagem de José de Alencar

       Um pouco adiante ficou um grande espaço livre denominado de Aterro da Praia de Iracema e é usado para grandes festas populares como o réveillon e o carnaval. Agora, neste inverno de 2014, muitas das festas da Copa do Mundo acontecem ali. Nessa região podem-se definir os caminhos para se conhecer e curtir Fortaleza. Em toda a orla, hotéis, bares e restaurantes para todos os gostos. Ainda nesta região da cidade, perto da ponte dos ingleses, se encontra o Bar do Pirata, tradicional casa de shows desde 1986. É um estabelecimento que além de dispor de restaurante com a boa comida regional e com cardápio para todos os gostos, mantém shows regionais permanentes, incluindo um forró e MPB que não deixa nada a desejar. Além de diversos estilos de música sempre há o humor nordestino e venda de souvenirs.

Ainda na região, percorrendo a Avenida Monsenhor Tabosa, o visitante se depara com museus e casas de cultura. Entre esses, o centro de arte Dragão do Mar, que abriga todas as artes, dispondo de bares, cafés e boa livraria.

Catedral de Fortaleza

Catedral de Fortaleza

A mesma avenida, seguindo rumo ao centro, leva à Praça da Sé, onde ficam a catedral e a Cúria Metropolitana, pontos de visitação quase obrigatória. Mais museus e esculturas nesse entorno, se abrem como um livro de história a céu aberto. Aliás, é nesse ponto do passeio que nos deparamos com muitas informações e ficamos sabendo que existe uma polêmica entre historiadores portugueses e espanhóis sobre quem chegou primeiro o Brasil. Não é piada, coisa que os cearenses sabem fazer com muita competência. Fortaleza pode ter nascido antes da Bahia. O navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón, teria estado em 26 de janeiro ou 2 de fevereiro de 1500, na Ponta do Mucuripe. Já o português Pedro Álvares Cabral teria chegado a Santa Cruz da Cabrália, Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500.

Torre junto à catedral de Fortaleza

Torre junto à catedral de Fortaleza

Além da natureza, a alegria, o humor e a culinária cearense, é destaque.  Peixada, camarão, caranguejo e o baião de dois figuram entre as iguarias. Do interior , chega à mesa na capital, o carneiro cozido, a carne do sol, a panelada, rabada, entre tantos outros pratos.

O artesanato está presente em todo o Ceará. Na capital é possível adquirir artigos diversificados de todas as regiões. O ponto culminante é o Mercado Central de Fortaleza, na Alberto Nepomuceno, 199, no centro. O mix ali inclui Castanha de Caju e seus derivados: rendas e bordados – nos estilos labirinto, filé, de bilro, ponto cruz, cheio e crivo. Podem-se encontrar, redes, mantas, toalhas, batas, camisolas e enxovais para nenês. O artesanato pode ser em couro, madeira, palha e reciclados. Também existem lojas de confecções com camisetas e outros artigos.

No Mercado Central tem uma Casa do Turista, onde o visitante obtém informações, recebe o mapa da cidade e orientação. Uma boa rede de bares e restaurantes com comida regional e tradicional, complementa a oferta ao turista. Em vários pontos da cidade e na praia do Futuro, a mais próxima da cidade com águas próprias para banho, funcionam feiras de artesanato.

Copa do Mundo e Hotelaria

A hotelaria de Fortaleza e cidades vizinhas se preparou para atender a demanda da Copa 2014. A Arena do Castelão, em Fortaleza, não deu sorte ao Brasil, no jogo realizado dia 17 de junho contra o México. O jogo ficou num empate de zero a zero, para alegria dos mexicanos que tomaram o nordeste brasileiro – desde Recife em especial João Pessoa (que abrigou várias comitivas) Natal e Ceará. Até mesmo o Uruguai, que lá em 1950 despachou de vez o Brasil, em pleno Maracanã, deu azar em Fortaleza, perdendo para a Costa Rica, um time que não tinha a preferência da imprensa esportiva. Mas se o Brasil não foi tudo o que os brasileiros esperavam, o Marina Park Hotel, que se preparou ainda mais do que já tinha de especial, para hospedar a seleção brasileira, grandes patrocinadores do Mundial e a imprensa esportiva, deu de dez a zero.

Fortaleza

Hotéis primam com as flores tropicais na decoração de seus lobbies

       Com avaliação positiva dos serviços prestados na Copa das Confederações, o Marina reservou uma ala especial à seleção brasileira, uma área reservada, com segurança e privacidade. O Marina Park fica distante 12 km do aeroporto e apresenta como diferencial, ainda, heliporto homologado pela ANAC. Um hotel estilo horizontalizado, situado estrategicamente na Praia de Iracema, literalmente banhado pelo mar, com seus 26.000m² de área construída, distribuídos numa área total de 40.000m², um parque ou bosque com coqueirais, piscinas, áreas para esportes variados, pesk point, salas de jogos, o Marina Park conta ainda com uma cozinha nota dez.

Avenida Monsenhor Tabosa, com suas carnaúbas no canteiro central

Avenida Monsenhor Tabosa, com suas carnaúbas no canteiro central

 Outro tradicional hotel de Fortaleza, localizado em área privilegiada, é Hotel Praia Centro estabelecimento que conta, além de toda a infraestrutura adequada para atender o hóspede, seja executivo ou uma família com crianças, com um centro de eventos, chamado de Fábrica de Negócios. Houve treinamento da equipe, com vistas a Copa 2014, para atender os hóspedes dos 192 apartamentos, todos com vista privilegiada, que mostra o mar da praia de Iracema, a Catedral, cujas luzes dão um show de cores, todas as noites, e a cidade. Está localizado na Avenida Monsenhor Tabosa, 740 – a 200 metros da orla da Praia de Iracema. Monsenhor Tabosa, é famoso centro de compras com cerca de 400 lojas. Em frente ao hotel está o Centro de Negócios SEBRAE, próximo à Catedral da Sé, Mercado Central e Centro Cultural Dragão do Mar.

A Fábrica de Negócios é um centro de eventos que nasceu da primeira sede da indústria de alimentos pertencente ao grupo econômico M. Dias Branco, denominada Fábrica Fortaleza. Hoje a Fábrica de Negócios é considerado o maior e mais moderno centro de eventos privado de Fortaleza, constituída por três pavimentos, divididos entre 15 salões, área de exposições, praça de alimentação, salas VIPs, camarins, cozinha industrial, foyer e muito mais.

http://www.marinapark.com.br/

http://www.praiacentro.com.br/

http://www.pirata.com.br/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink