Escandinávia promove suas atrações em Porto Alegre

Na última semana de abril de 2014 os escritórios de Turismo da Dinamarca e Noruega, no Brasil, estiveram na Capital gaúcha divulgando os destinos para os dois países, reunindo agentes de viagens e imprensa no Hotel Radisson Porto Alegre. O evento foi promovido pela Global Vision Access (GVA)- Turismo, Consultoria e Representação, de São Paulo, que representa os destinos no Brasil. Na oportunidade, os profissionais do setor tiveram oportunidade de conhecer um pouco sobre a terra e hábitos dos vikings, do escritor Hans Christian Andersen e, ainda, sobre a história que envolve o personagem Hamlet e os fiordes,  e a tão falada Aurora Boreal.

A diretora de turismo da Dinamarca, Bente Norskov, destacou as potencialidades turísticas da região, muito diferentes das demais na Europa, tendo em vista a proximidade entre ás áreas densamente ocupadas, grandes centros urbanos, com a natureza exclusiva.

Escandinávia

Bente Norskov

Na noite da apresentação dos destinos, o veterano agente de viagens Abrahão Finkelstein, da Mercatur Turismo de Porto Alegre – liderança no setor, como dirigente da Associação e Sindicato de Agentes de Viagens (Abav e Sindetur) – fez questão de destacar, entre as peculiaridades especiais, a região de fiordes na Noruega. “É um destino que recomendo sempre que o cliente busca algo especial. É um lugar que nunca esquecemos. É um paraíso”, enfatizou. Falou, ainda, da magia de toda a região, que envolve história com aventura.

Escandinávia

Abraão Finkelstein

Naquela região existe a maior concentração de fiordes do planeta, fazendo com que a região seja chamada de Fjord Norway. Os fiordes foram formados durante sucessivas eras glaciais, por gelo, rochas e pedras. O clima na região – apesar das neves nos picos, que derretem e formam cascatas entre floresta colorida – é sempre ameno.

Escandinávia

Cascata em fiorde da Noruega

As águas salgadas que correm entre os fiordes abrigam focas e golfinhos. Nos céus, águias deslizam em voos exuberantes, entre os picos que, conforme estudos são da mesma altura da profundidade. Beleza deste quilate culminou com a declaração de Patrimônio Mundial da UNESCO de dois desses muitos fiordes: o Geirangerfjord, conhecido por suas magníficas cachoeiras, e o Nærøyfjord, cujas montanhas alcançam até 1800 metros acima de suas águas tranquilas.

Escandinávia

Esportes náuticos na Dinamarca

Mas para os gaúchos, em especial os porto-alegrenses que ainda vivem a pré-história do uso da bicicleta foi surpreendente a apresentação da cidade de Copenhague, capital da Dinamarca. Um bicicletário com pessoas buscando uma para seu passeio abriu a apresentação. As ruas de Copenhague e entorno estão completamente lotadas de ciclistas conversando sobre suas bikes, sem riscos. Mas a cidade não é só isso. Castelos, estátuas e artefatos da realeza integram um destino turístico especial. De bicicleta o visitante pode conhecer o Palácio de Amalienborg, a residência de inverno da Família Real dinamarquesa, a poucas quadras a pé da Praça do Rei (Kongens Nytorv). Composta de quatro grandes palácios em uma praça, dizem os promotores que se a pessoa tiver sorte poderá até avistar a rainha que passeia pelo local sem grandes preocupações. Fotos, essas só com os Guardas Reais.

Mas a ficção – ou mais especialmente o bardo William Shakespeare – deu sua contribuição para ajustar o melhor roteiro na região. A  Catedral de Roskilde, cemitério da Família Real dinamarquesa, e o Castelo de Kronborg em Elsinore (Helsingør), a residência fictícia de Hamlet, ambos Patrimônios da Humanidade, são dois lugares que não podem ser deixados de lado. É necessária uma excursão de um dia para ver o Castelo no qual Hamlet sofreu o assassinato prematuro do pai, a deslealdade materna ao amor paterno, viveu seu fracassado amor e foi o local – quem sabe, das mais belas falas que Shakespeare criou.

Escandinávia

Representantes da Dinamarca e da GVA no evento

Estiveram em Porto Alegre os profissionais Marcella Infantino e Nehmet Taran, da Borealis; MadsTange, da Nordic Star;Tommy Brink, da Dfds Seaways e Khaled Jemili, do grupo Carlson Rezidor Hotel, acompanhados pelas representantes da GVA Mara Pessoa e Thais Bozzo.

Escandinávia

Mara Pessoa, da GVA descreveu os destinos

Informações www.globalvisionaccess.com

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

SSL Bravulink