Cânion de Coqueirinho – Conde – Paraíba – um local pouco conhecido

O restaurante Canyon de Coqueirinho, situado no extremo sul da praia de mesmo nome, é um paraíso à beira-mar. Com diversos ambientes, em um relevo de vários níveis, possui sombreiros perto da praia, escadas de madeira, e vários ambientes na medida em que se sobe no começo da falésia onde foi construído, inclusive com um observatório para ver a fenda falésia adentro.

Cânion do Coqueirinho

Cânion do Coqueirinho

Com um cardápio basicamente de frutos do mar, o seu prato principal é uma moqueca de peixe, servido em terrinas de barro aquecidas. A proprietária, Ana Luiza Mendonça, aproveitou a realização do Congresso de Jornalistas de Turismo, na Paraíba, para mostrar aos profissionais participantes um pouco do seu trabalho. Foi gentil, abrindo a casa para que grupos folclóricos da município de Conde, junto com a prefeita Tatiana Correa, também mostrassem seu trabalho. Todos os ambientes são abertos, permitindo usufruir da brisa do mar, combinando com a rusticidade da decoração.

Prato sugestão do chef: Moqueca de dourado, escondidinho de carne de sol, pirão, farofa e arroz branco

Prato sugestão do chef: Moqueca de dourado, escondidinho de carne de sol, pirão, farofa e arroz branco

Presidente da Abrajet-PB, Rogério Almeida, prefeita de Conde, Tatiana Corrêa e a proprietária do restaurante, Ana Luiza

Presidente da Abrajet-PB, Rogério Almeida, prefeita de Conde, Tatiana Corrêa e a proprietária do restaurante, Ana Luiza Mendonça

A cozinha prima pela qualidade e sofisticação dos pratos oferecidos, não deixando nada a desejar em sabor e diversidade.

Um dos ambientes do restaurante, com vista para o mar

Um dos ambientes do restaurante, com vista para o mar

Ao lado do restaurante Canyon de Coqueirinho,  está o cânion que deu nome ao local. Formado pela erosão da falésia pelo vento e pelas chuvas, forma um ambiente exclusivo, com a argila multicolorida, formando imagens que ora parecem cidades desertas, catedrais ou geleiras. O Canion faz lembrar o da Praia das Fontes, em Beberibe – Ceará, onde também se encontram diversas tonalidades de argila.

Coqueirinho

Cânion

Os artesanatos de areia colorida que se encontram em todas as prateleiras de lojas de souvenirs do Nordeste brasileiro, originalmente eram destas formações naturais. Hoje, para proteger a natureza, artesões já usam  corantes artificiais para a montagem das imagens.

Grupo parafolclórico Jacoca, em preparação para uma apresentação

Grupo parafolclórico Jacoca, em preparação para uma apresentação

Coqueirinho

Grupo Parafolclórico Jacoca, em apresentação aos convidados

O acesso  para o Restaurante e para a linda e gostosa praia do Coqueirinho é feito pela PB-008, que inicia em Cabo Branco, João Pessoa, e 3 km após Jacumã, em estrada não pavimentada até a praia do Coqueirinho.  O acesso ao restaurante também é precário, a estrada tem uma inclinação bem grande, e não é pavimentada na parte inferior. O melhor é deixar o veículo comum em estacionamento que fica em cima do morro (não do canion, que por ali , não há passagem) e descer a pé, caminhando aproximadamente 400 metros na praia. De carro, quando a maré está baixa, é possível chegar ao local pela beira da praia, um acesso que requer cuidado e exige retorno antes da subida das águas. O cânion do coqueirinho, cujo final está na beira-mar, tem  a possibilidade de ser percorrido por veículos off-road, como jipes 4×4 ou bugres com rodas largas.

Prefeita de Conde, Tatiana Corrêa com o presidente da Abrajet-PB, Rogério Almeida

Prefeita de Conde, Tatiana Corrêa com o presidente da Abrajet-PB, Rogério Almeida

As imagens das falésias são impressionantes, dando a impressão de uma região inóspita, e quase sem vida. Poucos animais se arriscam neste ambiente, que não fornece muitos elementos de vida, pois até a vegetação é escassa. Depois de uma boa caminhada entre as paredes e furnas que a paisagem forma, a saída é um bom mergulho nas águas mornas do mar, aproveitando o conforto do restaurante que fica ali, bem pertinho.

Acesso ao restaurante Canyon do Coqueirinho

Acesso ao restaurante Canyon do Coqueirinho

Sombreiros e barraca de atendimento junto à praia do Coqueirinho

Sombreiros e barraca de atendimento junto à praia do Coqueirinho

www.restaurantecanyon.com

IMAGENS DO CÂNION:

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink