FESTURIS 2014 contou com muitos destinos
EM GRAMADO, O FESTURIS 2014 TEVE ÓTIMA PARTICIPAÇÃO
O Festival de Turismo do Gramado – Festuris 2014 – realizado entre os dias 6 a 09 de novembro – contou com a presença de 14 mil pessoas que prestigiaram as diversas atividades. Neste ano, o evento teve como foco principal a inovação e entretenimento, com destaque aos parques e museus temáticos. Promovido pela empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, o Festuris 2014 contou com painéis e palestras, no Palácio dos Festivais, no centro de Gramado e no Serra Park com a tradicional Feira de Turismo, onde 400 expositores de todo o País, Exterior e de diversos municípios do Rio Grande do Sul estiveram presentes. Neste ambiente, vários destinos turísticos foram apresentados aos agentes de viagens. Todos os estados brasileiros, da mesma forma que as Américas do Sul, Central e do Norte, Europa, Ásia e África mostraram suas atrações. Dois novos destinos estrearam no Festuris: Cuba e Arizona.
A diretora do evento Marta Rossi em nome da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos destacou que o Festuris busca sempre ser protagonista, levantando ideias e possibilidades para o setor. “Queremos continuar fortes e determinados neste caminho, junto com empresas, entidades e instituições do setor que lutam com o mesmo objetivo, que é o fortalecimento da indústria turística brasileira”, afirmou. O ministro de Turismo, que prestigiou o evento, destacou que o turismo vem crescendo no Brasil como consequência da realização da Copa do Mundo. Na avaliação do Ministro, o turismo cresce no país em função de eventos, pela busca da orla, por causa de parques temáticos, cidades históricas e parques naturais. Levantamentos realizados apontam o crescimento de demandas em função desses cinco pilares. Mas advertiu que embora o Brasil seja procurado por estrangeiros, ainda é preciso investir na profissionalização.
Ao destacar o sucesso do Festuris, a diretor da empresa, Eduardo Zorzanello informou que houve crescimento de 3,5% em relação ao anterior. Já Marcus Rossi anunciou a data do Festuris 2015, que vai ocorrer de 5 a 8 de novembro de 2015. O Rio Grande do Sul se fez presente de forma completa. No salão do Enoturismo, turismo de aventura, com sua capital, Porto Alegre, Vales e Centro. Santa Maria, desde a noite de abertura mostrou que a cidade Coração do Rio Grande despertou para a cultura e turismo. Santa Maria e região sempre tiveram muita atividade cultural e muitos atrativos de qualidade e diversidade. “Só falta mostrar, o que temos e o que estamos fazendo junto ao Festuris”, destacou Norma Moesch, secretária de Turismo de Santa Maria. A região dos vinhedos com um salão próprio, aproveitou para lançamentos, rodadas de degustação, atuando em parceria com as prefeituras, promovendo a região ao lado do produto. O município de Guaporé, cidade que fica cerca de 200 quilômetros de distância de Porto Alegre, um polo de produção de joias e de moda íntima, decidiu lançar a sorte no Festuris: das cerca de 350 empresas, um mix composto por 27 – incluíndo fábricas de joias folheadas, langerie, hotéis, restaurantes e vinícolas – apresentaram o Projeto Compre Guaporé, que oferece descontos ou brindes, dependendo do valor total. O projeto é resultado do apoio do Sebrae-RS e da Prefeitura. Conhecida pelo autódromo internacional Nelson Luís Barros, a cidade vem desenvolvendo o turismo de compras desde 2001.
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do RS (Abrajet-RS) levou uma mostra de aves fotografadas em diversas regiões do Estado pelos associados do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COAPOA), chamando a atenção para a preservação do meio ambiente e do turismo de observação, uma atividade que movimenta milhares de pessoas e de bilhões de dólares, no mundo.
Como todos os anos, o Uruguai esteve representando pela diretora de Turismo do Consulado Uruguaio, Marta Aldunate. No estande do vizinho país, hoteleiros de todas as regiões, prefeituras e representantes de empreendimentos turísticos apoiavam a divulgação do turismo uruguaio. A região de Maldonado, Montevideo e de Colônia se destacaram com diversas ofertas.
Estados como a Bahia, Espírito Santo e Paraíba também se fizeram presentes em estandes bem estruturados. O Espírito Santo se dividiu, pois a cidade de Anchieta também se fez presente na ala de turismo Religioso, esse espaço cada vez mais importante. Santa Catarina fez o mesmo, pois conta com Nova Trento, onde Santa Madre Paulina reina soberana, alavancando outros santos. A Paraíba além de difundir as belas praias, já levou aos agentes de viagens a edição do Maior Carnaval do Mundo de 2015, que será do começo de junho ao começo de julho.