Convento da Penha em Vila Velha
Monumento na montanha e Mata Atlântica de Vila Velha
Das sacadas do Hotel La Residence Victória, na Praia de Camburi, o hóspede visualiza três montanhas ao fundo, no lado sul, e numa delas avista o monumental Convento da Penha, no município de Vila Velha.
Incrustado no topo da montanha e tendo aos pés a mata atlântica, o mar e as duas cidades, o Convento é uma belíssima construção do Brasil Colonial e um dos mais imponentes e importantes monumentos religiosos do Espírito Santo. A obra, cuja visitação é obrigatória, devido a sua história e posição geográfica privilegiada, começou a ser construída em 1562 por um padre espanhol, Frei Pedro Palácios, que fez uma capelinha entre a mata virgem, já no alto do morro.
Em 1750 começou a reforma, mas sempre resguardando a vista, de forma que aqueles que chegam ao topo onde está o Convento, podem ver as cidades de Vila Velha e de Vitória, o oceano e toda a beleza da região.
Convento da Penha tem vista panorâmica da Grande Vitória
Visitar o Convento é como começar a entender a intrincada geografia de Vitória, a ilha e capital capixaba, composta por muitas cadeias de montanhas, pedras enormes e muito mar de praias exuberantes, manguezais. O acesso ao local, para quem está em Vitória, é pela Terceira Ponte, uma obra de engenharia que propicia um belo passeio e leva o visitante até Vila Velha.
No outro lado, com boa sinalização, o turista acha como chegar ao objetivo. Pode ser a pé, em meio a um caminho pela mata, uma subida de 154 metros, ou de carro até o estacionamento ao pé do convento. Dali vem a subida final com mais uma escadaria que leva, finalmente, à Igreja e ao Conjunto do Convento. O interior da igreja de Nossa Senhora da Penha é ricamente decorado com folheado a ouro. No conjunto, obras de arte, com pinturas rememorando momentos especiais da religião Católica no mundo. A visitação, gratuita, pode ser feita com atendimento das 7h30min às 17h. Uma loja na saída vende lembrancinhas, até mesmo umas garrafinhas plásticas levadas pelos fiéis de lembrança, coletando água benta de uma bica. Ali consta a advertência “imprópria para consumo”.
http://www.bristolhotels.com.br/