Vitória é um arquipélago com muitas praias

 Vitória: uma intrincada e generosa geografia

A capital do Espírito Santo é uma ilha que pode ser melhor entendida se o visitante começar a conhecê-la pelos muitos mirantes nos morros da região. Claro que uma boa olhada no mapa ajuda no conhecimento dessa histórica, moderna, linda e limpa cidade. Um reconhecimento e para curti-la pode seguir pela Ilha do Boi, em Vitória, onde duas praias disputam beleza, a ponto do visitante não saber qual a mais bonita, se a da Direita ou da Esquerda. Seguindo pela Orla, vem a praia do Canto, a Curva da Jurema, essa com toda infraestrutura de bares e restaurantes e um mar agradável.

Praia da Curva da Jurema, vista desde a Ilha do Boi

Praia da Curva da Jurema, vista desde a Ilha do Boi

Seguindo na direção norte, vem o parque dos Namorados, onde nos finais de semana tem uma grande feira de artesanato, ponto para quem deseja saber o que o capixaba produz. A praia de Camburi vem na sequência.  É a maior e conta com excelente estrutura de hotelaria e restaurantes e, sobretudo com uma orla preparada para o pedestre, o banhista, o que gosta de recreação ou caminhadas. Têm seis quilômetros de extensão, uma orla toda iluminada, com coqueiros e amendoeiras em muitos trechos, oferecendo sombra generosa. O mar de Camburi, considerado um dos melhores lugares para velejar, é excelente para praticar windsurf, kitesurf e velejar. Muitos afoitos vão a nado até a ilha do Frade, próxima da costa, sob a vigília atenta dos salva-vidas. O calçadão tem uma pista específica para corrida, caminhadas, passeios de bicicleta, skate e patins. Também possui uma Academia Popular da Pessoa Idosa.

Vista do centro de Vitória, desde a praia do Camburi

Vista de Vitória, desde a praia do Camburi

Mas uma visita a Vitória não é só mar. Vale conhecer o Projeto Tamar, na Enseada do Suá. É a mais nova unidade do Tamar no País, mas a atenção dos que atuam em favor das tartarugas é imensa e pode ser sentida no trato com que cada atendente ou voluntário recebe o visitante. O Centro de Visitação do Projeto Tamar funciona de terça a domingo, das 8h30min às 17 horas. Fica na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700, Enseada do Suá.

Ninho de Tartarugas no Projeto Tamar de Vitória

Ninho de Tartarugas no Projeto Tamar de Vitória

Ali pertinho está o Centro de Convenções e Feiras e o Mercado do Mercado, um espaço para compras mas que tem como fico principal a gastronomia, com uma praça de alimentação em torno da qual restaurantes com comida de todos os tipos e sabores atende moradores e visitantes.

Palácio Anchieta

Palácio Anchieta

Placa da escadaria do Palácio Anchieta

Placa da escadaria do Palácio Anchieta

Na área central da Cidade Histórica está o Palácio Anchieta, uma das sedes de governo mais antigas do Brasil. Conforme dados que constam no site da Prefeitura de Vitória, a edificação sede do Governo do Estado do Espírito Santo foi construída para funcionar como colégio jesuíta, isso em 1551. São feitas visitas guiadas de terça a sábado, das 9 às 17 horas; e domingos e feriados, das 9 às 16 horas. Informações: (27) 3636-1032 e (27) 3636-1048.

Palácio da Cultura, em restauração

Palácio da Cultura, em restauração

As Igrejas de Nossa Senhora do Rosário, do Carmo e Convento de São Francisco, todas com mais de 400 anos, são alguns dos pontos que têm visita guiada de qualidade. O mesmo acontece com a Catedral e o Theatro São Pedro.

O Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas é um dos muitos museus que merece uma visita. Além do acervo normal, conta com mostras e exposições que abordam a vida, obra e história do negro.

Quem vai ao centro antigo tem uma vista muito linda da geografia da região. O porto de Vitória, na baia do mesmo nome, se projeta sobre a cidade como se as embarcações fossem, a qualquer momento adentrar ao Palácio Anchieta e suas escadarias, por exemplo. No caminho, mais uma pedra como se fosse uma obra de arte, ocupa ponto de destaque no mar da baia, e quase que tranca o caminho das embarcações. Em terra, neste ponto, o Forte São João, uma prédio histórico, a espera de restauração que lhe coloque em destaque, atraia a atenção pela beleza e grandeza. A estátua de um índio, nos jardins abandonado, faz vigília constante.

Forte de São João, na entrada do porto

Forte de São João, na entrada do porto

Uma visita que precisa ser agendada com antecipação é em Goiabeiras, onde um prédio reúne as paneleiras, mulheres e (também homens) que fazem as famosas panelas de barro nas quais é feita a famosa Moqueca Capixaba e outros pratos com frutos do mar.

Entrada do Hotel Bristol La Résidence Victoria

Entrada do Hotel Bristol La Résidence Victoria

Vitória é bem servida de hotéis, a maioria na orla. Somente a rede Bristol conta com oito hotéis em Vitória, todos esses nas praias do Canto e de Camburi, em Vitória.  A rede hoteleira, com 27 anos de atuação, cresceu junto com a ampliação da infraestrutura nas praias e cidades de Vitória e Vila Velha.  O La Residence Victória – onde estivemos hospedados, a convite do Grupo – conta com apartamentos equipados com cozinhas, suítes na cobertura, sauna e piscina e sauna térrea, onde também fica o restaurante cuja cozinha é premiada. Distante apenas dez minutos do aeroporto de Vitória e a 15 minutos do Centro de Convenções.  Nessa orla estão o Bristol Alameda, Diamont Suítes, Century Plaza, Costa Victória, Four Tower, Praia do Canto e Quartier Latin.

Vista do Hotel Bristol La Résidence Victória desde a praia do Camburi

Vista do Hotel Bristol La Résidence Victória desde a praia do Camburi

http://www.vitoria.es.gov.br/

http://www.bristolhotels.com.br/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink