Joaçaba, uma região colonizada por gaúchos

Cidade sede da Região Metropolitana da Região do Contestado, no meio oeste catarinense, Joaçaba é dinâmica e foi indicada como o oitavo melhor município para se viver no país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/2000. Uma visita nesta cidade, e em outras do Oeste Catarinense, pode pregar uma peça num visitante desinformado. Nas ruas, calçadas, bancos de praça em lojas é comum a cuia de chimarrão correr de mão em mão, como se a pessoa estivesse no Rio Grande do Sul. Mas, em algumas cidades, como Joaçaba, por exemplo, a impressão que qualquer um tem é de que, realmente, ali corre sangue de gaúchos nas veias dos moradores. É que, a exemplo de tantas outras da região, também Joaçaba – com seus 30 mil habitantes – foi criada a partir da migração de famílias do RS para o outro lado do Rio Pelotas ou Uruguai, em busca do seu destino.

Teatro Alfredo Sigwalt

Teatro Alfredo Sigwalt

Vizinha da cidade de Irani – local onde eclodiu a Guerra do Contestado e envolveu toda a região – e onde está sepultado, em meio a mata, o monge José Maria, principal líder caboclo que exortou seus irmãos (comunidade) à lutar pelas suas terras,até ter sido morto por forças oficiais, Joaçaba é ponto de parada de pesquisadores, estudiosos e turistas interessados em saber mais do que foi aquele conflito doloroso, ocorrido entre os anos de 1912 a 1916. Uma série de atividades estão sendo preparadas, não apenas por Joaçaba, mas também por municípios vizinhos, para analisar, debater esse conflito que completa 100 anos do seu término (de forma dramática para os caboclos perdedores), em agosto de 2016.

Igreja Matriz de Joaçaba

Igreja Matriz de Joaçaba

As principais atrações turísticas de Joaçaba são o Carnaval, com os desfiles e disputas entre as escolas de samba Vale Samba, Acadêmicos do Grande Vale e Aliança (de Joaçaba) e uma de Herval d’Oeste, a Unidos do Herval. Carnavalescos afirmam que o Carnaval de Joaçaba rivaliza com os carnavais de Florianópolis e Laguna. O turismo religioso é outra grande atração, com a tradicional Romaria à Frei Bruno, com milhares de pessoas rumando ao morro Panorâmico, onde a estátua do franciscano domina a paisagem da cidade, nos seus 37 metros de altura. Frei Bruno está passando por um processo de beatificação e tem torcida na cidade, conta o jornalista Evandro Novak, da empresa Bom Dia Santa Catarina e membro do Conselho Estadual de Turismo e do Convention Bureau Região Oeste. “Temos uma economia sólida, com indústrias de ponta e uma área de serviços qualificada. A Romaria ao Frei Bruno, que foi um Franciscano voltado aos necessitados e à educação, é grande. Mas sua beatificação atrairá mais visitantes”, avalia. Para se ter uma ideia de como esse religioso, nascido na Alemanha na segunda metade do Século XVIII, deixou raízes na região do Oeste e Meio Oeste Catarinense, basta citar que o velório que reuniu o maior público em Joaçaba, em todos os tempos, ocorreu em 26 de fevereiro de 1960. Nesse dia o corpo de Frei Bruno foi sepultado. A cidade inteira: indústrias, escolas, comércio e serviços fecharam as portas. Motoristas de táxi e mesmo de caminhões, formaram um cortejo com as buzinas ativadas. No último domingo de fevereiro, desde 1987, a romaria reúne mais de 30 mil pessoas. Muitos já saem das folias de Momo direto para as preces à Frei Bruno. A história de Frei Bruno pode ser conhecida através da Catedral de Joaçaba, destinada à Santa Terezinha.

Estátua em homenagem ao Frei Bruno

Estátua em homenagem ao Frei Bruno

Para atender a demanda de turistas e visitantes, muitos executivos e empresários em viagens de trabalho, a cidade conta com boa rede hoteleira. Um dos mais tradicionais hotéis, o Jaraguá, com 102 apartamentos, nas categorias superior e executivo, fica bem no centro, e dispõe de uma estrutura completa, para atender os diversos públicos, nesse grupo muitas famílias que viajam a passeio e o publico da terceira idade, em excursões turísticas. Conta com piscina térmica, sala de fitness, serviço de massoterapia, além de sauna, sala de jogos, bar anexo com churrasqueira. O café da manhã é de excelente qualidade.

hotel jaraguá

Apartamento no hotel jaraguá

A cultura em geral conta com casas para apresentações de grupos folclóricos e o teatro Alfredo Sigwalt, construção em forma de um piano, projeto elaborado pelos arquitetos Jair José Cardoso e Arthur Peruzzo, além de ser uma obra de arte é espaço destinado a apresentar atividades artísticas e a acolher eventos da comunidade. No sábado, dia 17 de outubro de 2015, levou para uma plateia entusiasta, o espetáculo de dança “Uma Aventura Congelante” com as dançarinas, todas alunas do Colégio Luterano Santíssima Trindade de Joaçaba. A cidade tem, ainda, uma área verde, o Parque Natural Municipal do Vale do Rio do Peixe, local extremamente aprazível.

Grupo de danças de Joaçaba - foto de Evandro Novak

Alunas de escola em apresentação – foto de Evandro Novak

Recepção do Hotel Jaraguá

Recepção do Hotel Jaraguá

Restaurante do Hotel Jaraguá

Restaurante do Hotel Jaraguá

Lobby do Hotel Jaraguá

Lobby do Hotel Jaraguá

www.joacaba.sc.gov.br
www.hoteljaraguareal.com.br/
www.catedraljoacaba.com.br

http://botequimdobaptista.com

http://bomdiasc.com.br/site/principal.php

A equipe do blog esteve hospedada no Hotel Jaraguá à convite.

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

SSL Bravulink