Fraiburgo – onde a maçã é uma grande atração

Quem pensa que a maçã ainda pode ser um fruto proibido e desencadear algum problema – como prega a Bíblia, quando descreve a trajetória de Adão e Eva, ou como a bruxa malvada pretendeu se livrar da Branca de Neve – precisa conhecer Fraiburgo, uma agradável pequena cidade do Meio Oeste Catarinense, com cerca de 35 mil habitantes. A economia da cidade está alicerçada na produção do fruto tentação de Eva e das maldades da bruxa. Sem contar que outras atividades como o comércio, gastronomia e demais serviços, se beneficiam do fato do município produzir cerca de 30% da produção de SC e 16% da produção nacional, conforme dados da Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM.

venda de maçãs

Maçãs in natura e desidratada

As receitas mais importantes e saborosas para quem visita a cidade, fica por conta da maçã, das espécies Gala e Fuji e variações híbridas. Pode ser a maçã ao natural, mas pode ser uma torta, uma geléia, um suco mais ou menos concentrado, um chá frio ou quente, uma salada doce ou salgada. Mas se não for suficiente, podem ser fatias de maçã secas, guardadas na geladeira ou em local seco, especiais para serem degustadas ao acaso. De contrapeso, saco com delicado design, recheado com sementes de maçãs, aquecem os pés ou podem ser colocados, aquecidos, em pontos doloridos. Na florada, turistas visitam os pomares para sentir os aromas. Na colheita cerca de 10 mil vagas de emprego são ofertadas para trabalhadores de todo o Brasil.

Pórtico Decorativo de Fraiburgo

Pórtico Decorativo de Fraiburgo

Na lojinha da maça, se encontram diversos tipos de souvenires, inclusive maçãs!

Na lojinha da maçã, se encontram diversos tipos de souvenires, inclusive maçãs!

No Hotel Renar, tradicional estabelecimento fundado em 1981, a maçã e o conforto dos hóspedes reinam soberanos. Em estilo alpino-germânico, o prédio com mais de 10.000 metros quadrados está localizado no alto de um morro coberto por vegetação exuberante e jardins bem cuidados com flores, plantas da região e dos países ( Alemanha e França) de onde vieram os antepassados dos fundadores da cidade, proprietários e administradores do hotel.

Fachada do Hotel Renar

Fachada do Hotel Renar

Da cozinha, onde Gerda Frey Ziolkowski – a primeira geração no Brasil, filha de Rene Carlos e Maria Frey, os fundadores de Fraiburgo – ainda dá os toques principais nas receitas de “família” e ajuda a criar novos pratos, saem os aromas e sabores para atender uma demanda que exigiu a construção de um hotel e que, em pleno mês de setembro, não dispõe de vagas para hospedagem na semana do Natal e Reveillon. ” Os festejos de Natal do Renar são dedicados à família, com toda a magia desta festa ainda tradicional. Temos um público cativo e a cada ano atraímos novos. Sempre buscamos inovações, mas preservamos esse espírito”, diz ela. Já o Reveillon, que está incluído no pacote natalino, é mais badalado. “Trazemos novidades, porém mantemos um padrão que visa garantir a animação pelo fechamento de mais um ano e a chegada do Ano Novo. O glamour, nesse caso, fica por conta de cada hóspede. O hotel entra com a qualidade dos serviços, decoração única, com cardápio que sempre é muito planejado”, afirma a gerente comercial Natália Mendes Latrechia. Gerda destaca que junto com o filho Edson e com Natália – esposa de um dos filhos de Edson – o hotel ampliou sua capacidade de espaços para a realização de eventos. Para tanto, junto ao Renar, com entrada pelo outro lado do mesmo morro, foi construído o hotel BIZ, mais adequado à executivos e pessoas em viagem de trabalho. O grupo tem, ainda, o tradicional hotel Fraiburgo no centro da cidade.

Vista da sacada da suíte

Vista da sacada de uma das suítes

Gerda e Natália

Gerda e Natália

Suíte com vista para a cidade de Fraiburgo

Suíte com vista para a cidade de Fraiburgo

Restaurante do Hotel Renar

Restaurante das Estações, um dos pontos altos do hotel Renar

Além dos cardápios, com opções de pratos regionais, nacionais e internacionais, que são servidos no Restaurante das Estações – com decoração esplêndida e vista maravilhosa em qualquer horário do dia – o hotel conta com o Apfel Bar, onde a degustação principal é a música. São 119 leitos, em apartamentos luxo, superior e suítes com hidromassagem. Piscinas aquecidas, deques para banho de sol, sauna e banheiras de hidromassagem complementam os serviços para conforto e lazer. O Renar está também equipado com salão de jogos, quadra poliesportiva, playground e equipe de recreação. Entre os pratos regionais que constam do cardápio de inverno no hotel, figuram as receitas cuja base é o pinhão, pois a região ainda conta com matas de araucária.

Sala de estar do Hotel Renar

Sala de estar do Hotel Renar

Praça do sol no Hotel Renar

Praça do sol no Hotel Renar

bruxa

A bruxa com as maçãs, nos jardins do Renar

Castelinho

Castelo em estilo francês, mandado construir na cidade por um marido apaixonado

Para incentivar o turismo na região, Edson incentivou a criação da chamada Rota da Amizade, que envolve os municípios de Fraiburgo, Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias e Videira. Além das atrações da cidade, o hotel Renar recomenda os roteiros do Vale do Contestado, pois até Fraiburgo integra essa rota que fala do conflito entre forças oficiais com os caboclos e alguns fazendeiros na região, entre os anos de 1912 a 16. A cidade tem, ainda o Museu do Jagunço (como eram chamados os moradores da região pelas forças legais). Na área do hotel, uma gruta com a imagem de João Maria, o líder espiritual e guerreiro dos caboclos, foi construída pela família Frey.

Pórtico da gruta do monge João Maria

Pórtico da gruta do monge João Maria

No livro de sua autoria Fraiburgo Marcos da História, Gerda fala da saga da família Frey (seu avô e quatro filhos, entre esses seu pai), que saiu da Alsácia, Alemanha (atualmente França), chegou ao Brasil em outubro de 1919, dos feitos dos irmão Renê Carlos e Arnoldo Frey que, depois de terem enfrentado intempéries e muitos desafios, fundaram a cidade de Fraiburgo. Muitas fotos compõem a obra, testemunhando a época do apogeu do ciclo madeireiro e a chegada de alternativas, como o cultivo de frutas, entre essas a maçã, isso em 1960. Mais tarde, a maçã se tornaria a “Prima Dona” da cidade. Tanto que Fraiburgo é a Cidade Capital Nacional da Maçã. Graças ao fruto, a temporada de turismo na cidade vai até março e invade abril, em função da colheita.

Ao lado da Casa do Turista, a Floresta Rene Frey

Ao lado da Casa do Turista, a Floresta Rene Frey

bufê de almoço

bufê de almoço

Entre as empresas produtoras, entre elas se destacam a Renar Maçãs, Fischer Fraiburgo, Pomifrai (também do grupo Renar), Agropel, Pomagri e Agrícola Fraiburgo. Setor muito desenvolvido é o da industrialização da maçã, com a fabricação de produtos derivados da fruta, como: geléias, maçã seca para chá, chips de maçã, aguardente de maçã, torta de maçã (congelada), folhados de maçã, dentre outros. A cidade tem outras atividades agrícolas e indústriais como produção de papel e celulose, móveis e outros.

http://www.fraiburgo.sc.gov.br/
www.hotelrenar.com.br
www.abpm.org.br/
http://www.rotadaamizade.com.br/
http://turismo.sc.gov.br/

 

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink