Balneário Camboriú: Passarelas convidam ao desfile junto ao mar
As atrações do Balneário de Camboriú são tantas que é preciso definir um roteiro, um modelo que garanta ao visitante ver e curtir as principais atrações de que a cidade dispõe. Uma dica é chegar na Avenida Atlântica, em torno de 20h30min, olhar e apreciar a vista, ver o mar de luzes que brilham para todos os lados, nas alturas. Depois, ficar de frente para a Ilha das Cabras, olhar para a esquerda, ficar deslumbrado com um colar de luzes, um caminho que segue rente ao mar, na base do Morro do Careca.
Bem, depois disso é só caminhar pela avenida e fazer a difícil e agradável escolha do restaurante, bar, churrascaria ou pizzaria onde vai matar a fome. Pode ser uma lagosta grelhada, um prato de frutos do mar, iguarias da culinária nacional, regional ou internacional. Esse ritual culinário pode se prolongar nas transversais e seguir pela Av. Brasil. E nos dias seguintes, pode e deve ser ampliado pelo Balneário afora. Mas também pode ser um tira gosto nas barracas à beira da praia, ouvindo os moradores locais (de vários sotaques) debaterem suas impressões de mais um dia. Tudo depende da fome e da sede. O certo é cuidar dos prazeres da mesa e deixar a aventura de começar a desbravar a encosta e atrações para a manhã seguinte.
Logo cedo, o turista segue pela Avenida Atlântica, rumo norte, alcançando o ponto onde as luzes pareciam chamá-lo na véspera. Pode fazer essa rota no Bondindinho, a condução mais democrática e eficiente para permitir ao visitante conhecer a cidade. Na Loja do Clube de Mães do Pontal Norte, construído como que encravada na base do Morro, entrar pela areia e acessar a entrada da passarela de madeira que se desenvolve rente ao mar, entre o arvoredo da mata atlântica e as pedras da praia. O passeio ou desfile segue sempre junto ao morro, uma caminhada agradável e que permite chegadas mais próximas do mar em alguns pontos, pois foram construídos deques com bancos para o descanso. Essa caminhada prossegue até a praia do Canto, um paraíso desabitado, mas no verão cheia de turistas, e depois prossegue até a Praia do Buraco. São cerca de 500 metros de passarelas, mirantes, deques de madeira, escadas de acesso à areia da praia, 800 metros de gramados e 65 metros lineares de taipas. A avistagem de aves e da mata atlântica figura entre os atrativos e valoriza a qualidade ambiental do Pontal Norte do rico Balneário. Conforme informações da Secretária de Turismo, são aproximadamente 1.500 metros quadrados de área iluminada de lazer, segurança e conforto para toda a família. O visual é belíssimo e se tem o privilégio de estar em plena Mata Atlântica conservada. Deste ponto, mais especialmente da prainha do Canto, a imagem da praia central é incrível. A belíssima baía e as construções, que fazem daquele balneário um dos mais famosos e preferidos do Sul do País, se mostram incomparáveis.
Como as duas Praias – do Canto e do Buraco Quente – ficam aos pés o Morro do Careca, agora, depois de um bom banho que aqui as águas são límpidas, as do Buraco Quente mais agitadas, é preciso retornar, pegar uma condução (no caso automóvel ou transporte de agência de turismo) e ir ao topo do Morro do Careca pela Estrada da Rainha. O acesso se dá pela Rua Miguel Matte, no bairro dos Pioneiros. A vista do local, de vários pontos, antes mesmo de chegar no topo, é de tirar o fôlego. O morro é o “point” dos praticantes de vôo livre. A decolagem pode ser feita por dois lados, e a pista conta com gramado artificial, um luxo. Não temos fotos de saltos porque a chuva de outubro persistiu por quatro dias.
http://www.secturbc.com.br/tb2013/pt-br/home
www.passeiosdebarco.com.br
www.pegasusvoolivre.com.br
www.unipraias.com.br