Balneário Camboriú: Passarelas convidam ao desfile junto ao mar

As atrações do Balneário de Camboriú são tantas que é preciso definir um roteiro, um modelo que garanta ao visitante ver e curtir as principais atrações de que a cidade dispõe. Uma dica é chegar na Avenida Atlântica, em torno de 20h30min, olhar e apreciar a vista, ver o mar de luzes que brilham para todos os lados, nas alturas. Depois, ficar de frente para a Ilha das Cabras, olhar para a esquerda, ficar deslumbrado com um colar de luzes, um caminho que segue rente ao mar, na base do Morro do Careca.

Morro do Careca

Morro do Careca- Placa instrutiva

Praia Brava - Balneário Camboriú

Praia Brava – divisa do Balneário Camboriú com Itajaí – Vista do Morro do Careca

Bem, depois disso é só caminhar pela avenida e fazer a difícil e agradável escolha do restaurante, bar, churrascaria ou pizzaria onde vai matar a fome. Pode ser uma lagosta grelhada, um prato de frutos do mar, iguarias da culinária nacional, regional ou internacional. Esse ritual culinário pode se prolongar nas transversais e seguir pela Av. Brasil. E nos dias seguintes, pode e deve ser ampliado pelo Balneário afora. Mas também pode ser um tira gosto nas barracas à beira da praia, ouvindo os moradores locais (de vários sotaques) debaterem suas impressões de mais um dia. Tudo depende da fome e da sede. O certo é cuidar dos prazeres da mesa e deixar a aventura de começar a desbravar a encosta e atrações para a manhã seguinte.

Ilha das Cabras de Camboriú

Ilha das Cabras de Camboriú

Bares em clima de Oktoberfest

Bares em clima de Oktoberfest

Praia Central de Balneário Camboriú

Praia Central de Balneário Camboriú

bondindinho

Bondindinho une as diversas zonas de Balneário Camboriú

Logo cedo, o turista segue pela Avenida Atlântica, rumo norte, alcançando o ponto onde as luzes pareciam chamá-lo na véspera. Pode fazer essa rota no Bondindinho, a condução mais democrática e eficiente para permitir ao visitante conhecer a cidade. Na Loja do Clube de Mães do Pontal Norte, construído como que encravada na base do Morro, entrar pela areia e acessar a entrada da passarela de madeira que se desenvolve rente ao mar, entre o arvoredo da mata atlântica e as pedras da praia. O passeio ou desfile segue sempre junto ao morro, uma caminhada agradável e que permite chegadas mais próximas do mar em alguns pontos, pois foram construídos deques com bancos para o descanso. Essa caminhada prossegue até a praia do Canto, um paraíso desabitado, mas no verão cheia de turistas, e depois prossegue até a Praia do Buraco. São cerca de 500 metros de passarelas, mirantes, deques de madeira, escadas de acesso à areia da praia, 800 metros de gramados e 65 metros lineares de taipas. A avistagem de aves e da mata atlântica figura entre os atrativos e valoriza a qualidade ambiental do Pontal Norte do rico Balneário. Conforme informações da Secretária de Turismo, são aproximadamente 1.500 metros quadrados de área iluminada de lazer, segurança e conforto para toda a família. O visual é belíssimo e se tem o privilégio de estar em plena Mata Atlântica conservada. Deste ponto, mais especialmente da prainha do Canto, a imagem da praia central é incrível. A belíssima baía e as construções, que fazem daquele balneário um dos mais famosos e preferidos do Sul do País, se mostram incomparáveis.

Pescador sai para o trabalho

Pescador sai para o trabalho

Praia Central vista desde o norte

Praia Central vista desde o norte

Como as duas Praias – do Canto e do Buraco Quente – ficam aos pés o Morro do Careca, agora, depois de um bom banho que aqui as águas são límpidas, as do Buraco Quente mais agitadas, é preciso retornar, pegar uma condução (no caso automóvel ou transporte de agência de turismo) e ir ao topo do Morro do Careca pela Estrada da Rainha. O acesso se dá pela Rua Miguel Matte, no bairro dos Pioneiros. A vista do local, de vários pontos, antes mesmo de chegar no topo, é de tirar o fôlego. O morro é o “point” dos praticantes de vôo livre. A decolagem pode ser feita por dois lados, e a pista conta com gramado artificial, um luxo. Não temos fotos de saltos porque a chuva de outubro persistiu por quatro dias.

Praia do Buraco

Balneário visto desde a Praia do Buraco

Passarela na prainha

Passarela na prainha

Praia do Buraco

Praia do Buraco

http://www.secturbc.com.br/tb2013/pt-br/home

www.passeiosdebarco.com.br
www.pegasusvoolivre.com.br
www.unipraias.com.br

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink