Muitas atrações e história em Cabo Frio

capelinhaVisitar Cabo Frio, um dos paraísos da região da Costa do Sol no Rio de Janeiro, é moleza: Por terra, seja de ônibus ou carro, o acesso é pela Via dos Lagos, que tem um trecho mais complicado na saída da Capital carioca, mas que depois é belíssima, com a natureza exuberante e, claro, os lagos. Mas o visitante pode chegar via aérea, direto no aeroporto Internacional de Cabo Frio. Finalmente é possível e muito agradável chegar pelo mar direto no Píer Cabo Frio.

estatuaTem mais, visitar Cabo Frio significa passear pelos arredores, ainda mais quando um desses se chama Búzios. Os dois destinos estão colados e, ambos, tem tudo de bom para oferecer: desde uma natureza esplêndida, praias paradisíacas, mares próprios para banho, surf, mergulho e navegação e pesca. E muita história que remete aos tempos da descoberta e colonização do Brasil e infraestrutura completa e diversificada para o turismo e bem estar.

Vista de uma das muitas praias

Vista de uma das muitas praias

Como se não bastasse um mar com tantas praias, recantos, dunas e lagoas, Cabo Frio tem como cartão postal o Forte de São Matheus, construído em 1620 pelos portugueses e que fica localizado na praia mais famosa do município, a Praia do Forte, uma vista deslumbrante do mar. Junto com outros prédios antigos e, em meio ao moderno, o Forte, construído em pedra e argamassa, cal e óleo de baleia, é parte do patrimônio histórico nacional e compõe junto com a Praia do Forte um dos mais belos cartões postais do litoral do Brasil.

canal em cabo frio

Canal do Itajurú

A praia do Forte, de águas transparentes e cristalinas, é considerado um dos mais belos cartões-postais do Estado do Rio. Uma faixa litorâneas com 7,5km de areia branca e fina, atraindo visitantes de todos os pontos do Brasil e do mundo, pois Cabo Frio e sua vizinha Búzios, são atrações internacionais. A praia do Forte tem, como vizinhas, as praias das Dunas e do Foguete.

Essa é a linda vista do Hotel La Plage

Essa é a linda vista do Hotel La Plage, na praia do Peró

Mas tem muitas outras praias em Cabo Frio, cada uma famosa por algum atributo, como a do Peró, com quiosques à beira mar, nos quais se pode provar deliciosos peixes e frutos do mar.

convento

A mistura entre a história e natureza deixa o visitante encantado e ocupado: Num passeio de barco pode-se apreciar a Estátua do Anjo Caído, a Casa de Carlos Scliar, com uma estátua em tamanho natural do artista, a fazenda Campos Novos, o prédio da Caritas, ali escrito Charitas e o Convento Nossa Senhora dos Anjos.

Pier de onde saem e chegam passeios de barco e escuna

Pier de onde saem e chegam passeios de barco e escuna

Esse prédio merece uma visita especial, para se ver a capela e até mesmo o cemitério que integram o Convento. O cemitério foi dedicado ao sepultamento dos membros da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência/São Francisco das Chagas. Os destaques do Convento ficam por conta “das pinturas no teto da capela-mor, dos painéis dos altares laterais e do piso de lajotas de barro”, conforme consta na sua descrição no site da Prefeitura de Cabo Frio, mas até mesmo a visita às tumbas é interessante. Já a Fazenda de Campos Novos, numa colina circundada por um amplo descampado, é um sítio histórico que abrigou a propriedade da Companhia de Jesus, no final do século XVII, composto por casa-grande, igreja de Santo Inácio e cemitério.

Gamboa Shopping é a Rua dos Biquinis

Gamboa Shopping é a Rua dos Biquinis

Com uma rede hoteleira, composta por grandes e pequenos grupos, além de pousadas para todos os “bolsos”, Cabo Frio de destaca como um polo de moda. Uma Rua dos Biquínis- na verdade o chamado Shopping Gamboa – permite a troca de apetrechos para curtir a orla. Nesta rua estão concentradas muitas lojas que tem fabricação própria de roupas e apetrechos para banho, mas também concentram outras com grifes internacionais. É um paraíso para compras. A gastronomia é um dos pontos fortes em Cabo Frio, com destaque para peixes e outros frutos do mar. A cozinha internacional e a trivial, capazes de atender paladares exigentes, têm apoio do Sebrae, Associação de Hotéis e Cabo Frio Conventions & Visitors Bureau que, além de cursos, promovem um Festival Gastronômico, como forma de incentivar a criatividade dos mestres da cozinha.

A equipe do Blog visitou, à convite, Cabo Frio durante o Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo em maio de 2015.

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink