Jornalistas de Turismo criam a Confraria Nacional -Conjotur

Fundadores da Conjotur

Sócios fundadores posam para foto após reunião com diretoria da Almont

Dia 15 de setembro de 2017, um grupo de 12 jornalistas de oito estados brasileiros oficializou a criação da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo – Conjotur . O ato ocorreu durante o 2º Encontro Nacional da Confraria em reunião promovida pelo Fórum de Turismo do Ceará Fortaleza, com a diretoria da Associação dos Lojistas da Avenida Monsenhor Tabosa, na cidade de Fortaleza- Ceará. Com a finalidade de difundir as potencialidades e atrações turísticas e manter laços fraternos, baseados em princípios éticos, a Confraria nasceu em Salvador, em julho deste ano, sob a batuta do experiente e respeitado jornalista Carlos Casaes, tendo sua consolidação ocorrida num evento organizado pelos também pioneiros na difusão do turismo no Ceará, os jornalistas José Carlos de Araújo, Antônio José de Oliveira e José Rangel. São considerados fundadores além dos que participaram do encontro em Salvador, os jornalistas presentes em Fortaleza: Sérgio Moreira e Sérgio Neves (MG), Jurema Josefa (RS), Arnaldo Moreira (RJ), Carlos Casaes (BA), Fernando Onofre Duarte e Messina Palmeira (PB) Luiz Felipe Moura (PE) Ivaldo Pinto de Barros (AL) e os cearenses José Carlos de Araújo, Antônio José de Oliveira e José Rangel.

Museu de Arte Sacra do Ceará, em Aquiraz

Centro de Rendeiras em Aquiraz

Rodolphe, proprietário do Pirata – casa famosa pela 2ª feira mais louca do mundo – dá as boas vindas

Parque Botânico é uma atração exclusiva de Caucaia

Diretoria da Almont com Pedro Carlos da Fonseca, presidente do Fórum de Turismo do Ceará

Beach Park, em Aquiraz, distante 30 quilômetros de Fortaleza

Conjotur

Pedro Carlos da Fonseca, José Carlos de Araújo, Carlos Casaes e Cláudio Targino, líder da Engenhoca

O 2º Encontro Nacional da Conjotur, como foi denominado pelos participantes e coordenadores escolhidos – José Carlos de Araújo e Carlos Casaes – teve abertura oficial na Assembleia Legislativa de Fortaleza, em reunião do Fórum de Turismo do Ceará, na tarde do dia 14.09, evento que contou, entre as autoridades presentes, com a do vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan. O encontro de consolidação da Confraria motivou o “trade” turístico do Ceará. O evento seria apenas em Fortaleza, mas por insistência dos responsáveis pela divulgação das suas regiões, executivos e autoridades do setor de diversas cidades foram também para a capital acompanhar e levar seus atrativos. Deram apoio e difundiram seus atrativos – que são muitos – a Secretaria de Turismo de Fortaleza, cujo secretário-executivo de turismo Erick Vasconcelos recepcionou os jornalistas junto com o Secretário de Cultura, Evaldo Lima no Centro Cultural Belchior, na praia de Iracema. Do interior foram ao Encontro representantes da Secretaria do Turismo de Aracati, Secretaria do Turismo de Camocim, Secretaria do Turismo de Jijoca de Jericoacoara e a Secretaria de Juazeiro do Norte-CE. A cidade vizinha de Caucaia – onde, além de praias exuberantes, sedia o magnífico e bem cuidado Parque Botânico do Ceará – levou atrações, até mesmo um Forró Pé de Serra, com o acordeonista Adauto Filho. O proprietário do Pirata, Rodolphe Trindade, tradicional casa noturna, quebrou suas regras e abriu ao meio-dia de uma sexta-feira para acolher o grupo de jornalistas e apoiadores de muitas regiões. A outra cidade vizinha, Aquiraz, a primeira capital do Ceará, teve direito a um dia de visitação. Afinal, essa antiga capital sedia o único Museu de Arte Sacra do Ceará, o Beach Park e o Parque Engenhoca, um espaço de lazer belíssimo e com muitas atrações para famílias inteiras, inclusive o Museu da Cana e da Cachaça Colonial produzida pela mesma família desde 1923.

City Tour na Praça dos Leões, estátua da escritora Rachel de Queiroz é um atrativo

Cooperativa do Mercado Central recepciona os jornalistas

Entre as muitas organizações parceiras deste 2º Encontro, figuram o Fórum de Turismo do Ceará, cujo presidente Pedro Carlos da Fonseca e vice Edgar Sá, acompanharam toda a programação demonstrando a forma com que o Ceará dá importância à divulgação do setor; ABBMAR; o Restaurante Beira-Mar Grill; a Abrasel, a Boate Órbita, o Pirata Bar, a Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont); Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade; Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF); as Barracas de Praia Marulho; Cbrasil Turismo;  a FunTV, a Secretaria do Turismo de Aquiraz; o Beach Park, a Engenhoca, o Engenho São Luiz, as Rendeiras do Iguape, a Secretaria do Turismo e Cultura de Caucaia, o Jacaré do Repente e Adauto Filho. A empresa de receptivo Ernanitur, que proporcinou um city tour pelos pontos turísticos de Fortaleza e promoveu o transporte;Teve, ainda, o apoio da Cooperativa Administrativa do Mercado Central de Fortaleza, por intermédio do seu vice-presidente Jocildo Freitas da Luz que recebeu os jornalistas naquele que é um dos pontos mais procurados de Fortaleza para a aquisição de artesanato e artigos da terra cearense. A ABIH-CE – através dos Hotéis Costa do Mar, Fortaleza Mar, Marina Park, Praia Centro, Sonata de Iracema e Villa Mayor – que hospedaram os jornalistas – também se fez presente. Da mesma forma, Priscila Cavalcanti, presidente do SKAL Internacional do Brasil prestigiou o evento da Confraria, dando as boas vindas durante jantar show de humor no Restaurante Beira Mar Grill.

Você pode gostar...

SSL Bravulink