Gramado luta para continuar atraindo turistas com qualidade
Gramado – município da região das Hortênsias, na serra gaúcha – continua recebendo centenas de ônibus lotados com turistas de todo o Brasil e, ao mesmo tempo, se debruça sobre o futuro. Quando se fala em futuro, em Gramado, os especialistas, autoridades e comunidade pensam e estudam, buscando a resposta para “como será o amanhã”. O Fórum Gramado Destinos Turísticos, que reuniu 550 pessoas, entre profissionais da área, estudantes, pesquisadores, empresários e autoridades do setor, encerrou sábado (14.04.2018). Depois de três dias de seminários, mesas redondas, palestras e muito bate-papo sobre o que a cidade precisa para se manter atrativa, foi anunciado que uma nova edição do Fórum será realizada entre os dias 9 a 11 de maio de 2019. Afinal, Gramado detém o título de destino preferido de inverno no Brasil, ou o melhor destino para a lua de mel, recebe uma média de dois milhões de turistas no período do Natal Luz, seis milhões de visitantes/ano e não quer perder “esse jogo”.
Pessoas responsáveis por grandes eventos, como Nuno Sousa Pinto, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Rock in Rio Lisboa, Madrid, Las Vegas e Rio de Janeiro, estiveram presentes mostrando como atuam e dando seu palpite. No seu caso, Numo definiu o seu evento como um “projeto de comunicação que encontrou na música uma forma das marcas chegarem até seus públicos”. Deixando a dica de que é possível atrair o público desejado, a partir de uma programação, o que garante o tempo das baixas temporadas.
Mas houve palestrantes que fizeram “provocações”, alertando a comunidade em geral, em especial empresarial e autoridades, sobre os riscos de um “destino turístico”, mesmo completo e grandioso, perder seu rumo. Foi o caso do publicitário e consultor internacional Luiz Grottera ao afirmar para um salão lotado na Sociedade Recreio Gramadense, que “Gramado está no topo da montanha há cinco anos. Precisa cuidar para não despencar morro abaixo, como aconteceu com Campos do Jordão”.
A representante de Mônaco no Brasil, Gisele Abrahão deu um recado sutil na sua palestra “Como manter um destino famoso constantemente atrativo”: é preciso escolher entre quantidade e qualidade.
O presidente da TAP, Luiz da Gama Mór destacou em sua palestra de abertura que “o turismo deve estar a serviço de um projeto de cidade”, exemplificando através de cases europeus de sucesso que tiraram os carros de ruas e alargaram calçadas de forma a integrar a população local e visitantes. “Algumas cidades européias não querem mais turistas, querem pessoas que às visitem, com capacidade de agregar”, afirmou. Entre os palestrantes figuraram, entre outros, Guilherme Paulus, presidente da GJP Hotéis & Resorts, que versou sobre o que a clientela ou turista deseja, o que determina a programação de pacotes. Anderson Caliari, presidente do Parque Snowland e Gramado Park, empreendimento que vem atraindo visitantes de todo o Brasil, em busca de esportes na neve, relatou as experiências e resultados que vem colhendo a partir desse ainda recente empreendimento . No Snowland turistas experientes sentem o gostinho de Disney. Também Márcio Favilla, da Organização Mundial do Turismo e o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do RS, Victor Hugo participaram de painéis.
Sem o compromisso de ser um dos principais portões de entrada de turistas, mas com a responsabilidade de administrar Curitiba, a capital do Paraná, o prefeito Rafael Greca levou ao Fórum um relato do que vem fazendo. Afirmou que o turismo precisa de incentivo diário porque sua resposta ao criar um novo emprego, é imediata. “Dessa forma, o turismo é para o cidadão da cidade e se essa cidade for receptiva, se estiver bem cuidada, limpa e o transporte funcionar, a iniciativa privada com bares, restaurante e hotelaria cumprem o resto. Cabe ao administrador ouvir e apoiar. Fazer seu papel” assegurou.
Uma das palestras e bate-papo que entusiasmou os participantes ocorreu na sexta-feira ao final da tarde. Um dos pioneiros na construção da Gramado turismo, o ex-prefeito Pedro Bertolucci contou a luta desses, a forma como trabalhavam sempre visando oferecer condições a que cada turista que chegasse tivesse onde ficar com conforto, encontrasse boa alimentação e tivesse o que ver. E, antes disso tudo, que fosse bem recebido.
Justamente pela ver opiniões e manter seu crescimento sem prejudicar a cidade e, da mesma forma, atrair mais turistas, o Fórum Gramado Destinos Turísticos foi organizado, a partir de iniciativa da Câmara de Vereadores aliada ao SindTur e com apoio da prefeitura de Gramado e diversas entidades, entre esses a Associação dos Municípios Históricos. Houve apresentações de trabalhos acadêmicos coordenados pela Universidade de Caxias do Sul, como forma de ver o que possíveis profissionais ou cientistas da área pensam. Durante o Fórum foram realizados mais de dez painéis que debateram questões como a liberação dos jogos no Brasil – um painel muito concorrido, pois muitos esperam a liberação de jogos para pensar em turismo, ao contrário de Gramado – , a construção da marca de um destino e a relação pública privada em grandes eventos. Luia Barbacovi, vereador, integrante da comissão organizadora, presidente do Fórum, destacou que além do sucesso de público e da qualidade dos palestrantes, o Fórum “mostrou que a discussão com conteúdo pode mudar para melhor a nossa atividade turística. Se pudesse resumir as palestras diria que o sucesso de uma cidade turística está em quem consegue ter uma população satisfeita e o visitante encantado com a cultura, a natureza e a originalidade de suas coisas”, ressaltou. “Foi um fórum internacional de debates e de reflexão que entra definitivamente para o calendário do trade nacional”, resumiu o presidente do SindTur, Fernando Boscardin.
A Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo – Conjotur, participou do Fórum Gramado Destinos Turísticos e sua coordenação – pelos jornalistas José Carlos Araújo (Ceará) e Carlos Casaes (Bahia) – prestaram homenagem aos organizadores e à presidente da empresa Rossi&Zorzanello, Marta Rossi, que organizou o evento.