Jornalistas conhecem atrações da Região das Hortênsias

Entrevista de Rafael Greca

No Café du Centre, entrevista do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, um dos palestrantes

Banda Macega Show, na Cervejaria Rasen

Banda Macega Show na noita de abertura na Cervejaria Rasen

O 3º Encontro da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur), na Região das Hortênsias, Rio Grande do Sul, foi um momento exclusivo para que jornalistas de  seis estados brasileiros pudessem conferir o a qualidade dos produtos turísticos de Gramado e Canela, bem como desfrutar da excelente rede de hotéis e restaurantes  que atendem as duas cidades. Além de participar da programação do Fórum Gramado Destinos Turísticos, evento que ocorreu de 12 a 14 abril de 2018, e que visou sobretudo encontrar respostas para manter a cidade como um dos destinos preferidos dos turistas, o grupo de jornalistas e acompanhantes pode rever atrações ou conhecer um pouco mais da região.

No Coelho Café Colonial

Grupo posa antes do Café Colonial do Coelho

As atrações abriram no Coelho Café Colonial, onde o casal Cláudio e Jana foram anfitriões. A tradicional casa, na avenida das Hortênsias, mantém a qualidade deste que é um produto típico da serra gaúcha. Os jornalistas foram recebidos e puderam conferir os motivos pelos quais o café colonial é uma atração sempre.

BROCKER LEVA OS CONFRADES

Bostour interliga as cidades

Bustour tem passeios que interligam Gramado e Canela

Os motivos pelos quais a Região das Hortênsias, na serra gaúcha, tem a preferência de muitos turistas de todo o Brasil já pode ser sentida no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Ali, empresas que atuam com  transporte de turistas, contam com equipes qualificadas. A Brocker Turismo – que além do transfer entre Porto Alegre e Região das Hortênsias ou Serra, dispõe de variados roteiros turísticos. Em Canela e Gramado, mantém o Bustour, que é o linha turismo entre as duas cidades e seus principais atrativos. Também o Jardineira, ônibus panorâmico de Gramado é uma das muitas alternativas de transporte na cidade. Foi a Brocker que recebeu e transportou o grupo da Conjotur, dias 11 e 12, deixando os participantes nos hotéis, na Serra, e transportou o grupo de volta à Capital.

COMO NASCEU O CHOCOLATE?

Loja temática do Reino do Caracol é muita magia

Loja temática do Reino do Caracol é muita magia

Jornalista cearense busca a senha para ouvir a história

Jornalista cearense busca a senha para ouvir a história do chocolate

A visita ao Caracol Reino do Caracol, a loja temática, foi momento de muitas emoções. O jornalista baiano, Carlos Casaes, pela segunda vez na loja, manifestou que um espetáculo daqueles – a magia do chocolate na história e nas vidas de povos espalhados pelo mundo – deveria ter sido criado na cidade de Ilhéus/Bahia. “Afinal lá nós produzimos o cacau e também chocolate, temos uma história de sucesso por causa do cacau. Mas os empreendedores dessa região souberam trabalhar e divulgar essa temática com muita beleza e inteligência” observou. Alguns esqueceram que já não eram mais crianças – como Zé Carlos Araújo (92 anos), e entraram na brincadeira de descobrir a fala do mascote do Reino. Recebidos por Martinha e Fê, da equipe da empresa, todos quiseram fazer seu próprio chocolate e posar com as anfitriãs.

É PERMITIDO ESQUIAR

Parque Temático Snowland é atração única

Parque Temático Snowland é atração única

Grupo posa para a foto antes de entrar na arena

Grupo faz pose antes de entrar na arena em busca da neve

Mesmo sem neve em abril – e mesmo em pleno inverno, já que o frio é constante, mas as nevadas são poucas – os jornalistas do Nordeste, Sudeste e mesmo do Sul do Brasil tentaram esquiar no Parque Snowland. Verdade que alguns já haviam sido testados em pistas tradicionais, abertas, em Las Leñas (Argentina) e na Europa, ficando contentes em ver um parque nevado coberto em terras gaúchas. Diversos sítios diferenciados, neste que é o primeiro Parque de Neve Indoor das Américas, contam com atrativos para muitas idades. Quem sabe esquiar entra no local para “experts”. Já a maioria fica na “zona de neve” para brincadeiras. A avaliação geral foi de que o passeio será  inesquecível.  O jornalista alagoano, Flávio Gomes de Barros, que só conseguiu chegar (ele e esposa Denise)  em Gramado às 15h do dia 12, foi correndo do hotel direto ao parque e não se arrependeu. “Um passeio importante como esse precisa estar incluído na programação das Hortênsias”, avaliou.

FONDUE EM NOITE ESPECIAL

Jantar no Colosseo foi momento de muita alegria

Jantar no Colosseo foi momento de muita alegria e descontração

Alguns dos molhos do rodízio do fondue

Alguns dos molhos do rodízio do Fondue servido no Colosseo

Ir à Gramado e não participar de um rodízio de fondue não fica bem, em especial para quem mora em cidades quentes como as nordestinas, onde algum tipo de gastronomia não alcança grande sucesso. Até a noite de sexta-feira, dia 13, se fez leve: em vez de bruxas, um friozinho que garantiu o sucesso do rodízio oferecido pelo Restaurante Colosseo. Localizado na Avenida das Hortênsias, 1560, o Colosseo é uma casa especializada em alta gastronomia e, nesse rol se encontra o fondue. No cardápio uma variedade de menus: entradas quentes, entradas frias, risotos, peixes e frutos do mar, aves, carnes exóticas, filés e dois pratos para os “baixinhos” que, inclusive tem área de brincadeira. Quem deseja apenas uma sopa, encontra alternativas desde canja até caldos. Um pianista, logo na entrada, anima o público com boa música, combinando com a decoração: baseada em figuras que retratam o Coliseu de Roma, na Itália. O proprietário, Odacir Cardoso, explicou que o nome vem da expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que ficava perto da edificação. Dionísio Baco, o deus grego/romano do vinho, também está presente na arquitetura do Colosseo. Foi uma noitada inesquecível, ainda mais porque o confrade Arnaldo Moreira (RJ), deu um breve show, dando voz para as execuções do pianista.

GARFO&BOMBACHA E SEUS 30 ANOS

Costelão 12h surpreende jornalistas de outros estados

Jornalislas de outros estados brasileiros se surprenderam com o costelão 12 horas

Garfo&Bombacha acolhe até mil pessoas

Garfo& Bombacha tem capacidade para quase mil pessoas

Na despedida da Região das Hortênsias, o grupo foi recebido pela equipe dinâmica da Churrascaria Garfo&Bombacha, de Canela, localizada bem próxima ao Caracol. Um buffet de saladas, pratos quentes de fazer inveja, o local recebe milhares de turistas do Brasil e do Exterior, seja em grupos ou particulares, desde sua inauguração em 1988. Neste ano, em 22 de abril, completa 30 anos e vem realizando eventos para destacar esse feito. A equipe mantém a tradição da hospitalidade, desde a chegada do carro ou ônibus, Michel – com seu traje típico, ou pilcha, bem aprumado – dá as boas vindas e convida a um mate, uma prova de aperitivos a base de cachaça com ervas e frutos variados. Iraci Terezinha, da diretoria, agradeceu a presença dos jornalistas junto com a colunista social, RP e jornalista Aline Viezzer, cuja equipe faz a divulgação do local.  São um total de 70 colaboradores para atender no local. Conforme Aline, a casa apresenta cerca de 200 vezes um show típico por ano. A carne? Bom, essa esteve da melhor qualidade e para todos os gostos. Mal ou bem passada, ao ponto. Costela ou picanha ou, ainda, picanha com muita ou pouca gordura.

REUNIÃO DA CONFRARIA

Espaço reúne em um só local cultura, arte e gastronomia

Espaço é ponto de difusão de arte, cultura e boa gastronomia

A reunião do 3º Encontro da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo ocorreu em Canela, a convite da jornalista Lu Zanatta, da empresa Estratégia Comunicação e Marketing.  Realizada no Espaço 273, um novo destino de arte, gastronomia, cultura, moda e entretenimento de Canela. A anfitriã serviu um chá da tarde do Noon Gastrô do Espaço 273. Em seguida o grupo conheceu a história do Espaço 237, que nasceu quando uma das empreendedoras, Caca Peressoni ainda trabalhava com decoração temática dos eventos da cidade. Aos poucos foi entendendo que aquele lugar, numa rua paralela à principal, poderia ser um ponto de encontro de arte e cultura. Foi com essa proposta que ela e o marido, Paulo da Rosa, junto com as filhas Ale e Clara, criaram um lugar encantador. No 237 o cliente/visitante encontra desde uma boa refeição, um brechó, um espaço de exposições de arte em geral, lugar para comemorações, loja de souvenires (nada feito na China!) e muito mais.

Convention fala aos sócios da Confraria

Representante do Convention Região das Hortênsias fala aos sócios da Confraria

Na sequência os jornalistas prestigiaram a apresentação feita pelo gerente executivo do Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Luciano Gonçalves que falou a respeito do recorde de captação, em 2017, quando o Convention conseguiu levar para as duas cidades 45 eventos e, também dos resultados do primeiro trimestre de 2018: 2 eventos já realizados, oito candidaturas lançadas, 24 eventos apoiados com geração direta de negócios aos associados e, sete visitas técnicas realizadas com promotores de eventos.

Após debater os rumos da Confraria, foi decidido que o 4º Encontro da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur) será na cidade de Ilhéus, na Bahia, por proposição encaminhada pelo jornalista associado Edmundo Lemos que presta homenagem ao veterano jornalista e hoteleiro Hans Schaeppe, de Ilhéus. Três outros encontros estão sendo programados para 2018/2019 nos seguintes locais: Fernando de Noronha, a cargo de Luiz Felipe Moura;  Alagoas, nas regiões de Penedo e imediações, a cargo de Flávio e Ivaldo Barros. Há, ainda a possibilidade de um encontro em Curitiba, onde a prefeitura vem promovendo escavações de um sítio arqueológico e pretende apresentar o achado à mídia. As primeiras tratativas foram feitas ainda na coletiva do prefeito de Curitiba Rafael Greca, no Café Du Centre.

Com Marta Rossi, ao final do Fórum

Ao final do Fórum Gramado Destinos Turísticos, com Marta Rossi, CEO da Rossi&Zorzanello, que realizou o evento

Estiveram no Rio Grande do Sul, prestigiando o Fórum Gramado Destinos Turísticos, a convite dos organizadores, os jornalistas membros da Confraria Carlos Casaes (Bahia); José Carlos Araújo (acompanhado do filho Carlos Alberto) e Antônio Jose Oliveira (Ceará); Flávio Gomes de Barros e esposa Denise, mais  Ivaldo Pinto de Barros (Alagoas); Sérgio Moreira (Minas Gerais); Arnaldo Moreira (Rio de Janeiro) e Luiz Felipe Moura (Pernambuco).  A Jornalista Edgony Bezerra (CE), participou como convidada da Conjotur. Foram hospedados nos hotéis Vovó Carolina, Laghetto Vivace Premio (Gramado), Pousada do Bosque (Canela) e Plaza São Rafael e Ritter Hotéis em Porto Alegre.

Apoiadores:

Rossi e Zorzanello

Brocker Turismo

Laghetto Hotéis

Bustour

Snowland

Restaurante Colosseo

Garfo e Bombacha

Café Coelho

Espaço 273

Reino do Chocolate

Hotel Vovó Carolina

Pousada do Bosque

Convention Bureau

Estratégia Comunicação

Agência Due

Miron Neto

Ritter Hotéis

Plaza Hotéis

Secretaria de Turismo de Porto Alegre

SSL Bravulink