Olivas Gramado é atrativo ambiental e rural sofisticado na Linha Nova

Gramado nasceu na Linha Nova, um lugar ainda com paisagens naturais da mata atlântica e araucárias provando seu vigor, entre peraus ou o Cânion da Pedra Branca. Pois foi justamente ali em Linha Nova, numa área distante 14 quilômetros do centro efervescente da cidade mais procurada pelos turistas, no Brasil, que a família Bertolucci escolheu para a implantação do complexo Olivas de Gramado, um empreendimento voltado ao turismo ambiental, rural e gastronomia.

Descrever a região é difícil, é daquele tipo que “só vendo para acreditar” em tanta beleza e paz num mesmo ambiente, no alto das montanhas e os penhascos dando o contorno.

A área tem um total de 158 hectares, 90 dos quais de preservação permanente. Em parte dessa área, adquirida de outros donos, desde a década de 1980, vem sendo feita a restauração de solo – pois em algumas houve o plantio de eucaliptos e pinos. Com a reparação, 12 mil pés de oliveiras, de cinco variedades, já estão plantadas. A expectativa de André Bertolucci é de que no próximo ano, em 2019, seja realizada uma colheita maior em algumas árvores. Conforme o rendimento será feito o esmagamento ou prensagem para extrair o azeite. “Estamos trabalhando com a possibilidade de uma colheita ainda pequena, mas contamos com parceiros das redondezas. A produção visa atender nossa necessidade para o atendimento aos visitantes”. A intenção é a produção de azeite e de produtos cosméticos para tratamentos de pele.

Na pratica, a família decidiu por criar condições de proteção ambiental ao local, com a recuperação de áreas, através do plantio de arvores nativas, frutíferas ou não, criação de um pomar, com frutas variadas. Dessa forma, haverá o retorno de aves e outros animais que não se adaptavam à flora exótica. Trilhas já foram traçadas para caminhadas ou passeios a cavalo. O investimento na criação de uma fazendinha, na qual os personagens serão mini animais, servirá como atrativo turístico e educativo, atraindo famílias, escolas.  Desde minivacas, cabras, ovelhas, porcos e outros – tudo em miniatura- além de pôneis, estão sendo adquiridos. Os mini galpões já estão prontos e foram apresentados para líderes de operadores de turismo nacionais e internacionais, agentes de viagens e jornalistas do setor de turismo, durante o Festuris 30 anos, realizado de 8 a 11 deste mês de novembro, em Gramado.

Receptivo tem modalidades variadas

Anfitrião apresenta

O anfitrião apresenta e agradece aos músicos que animaram a apresentação

Nessa apresentação, o líder do grupo, Pedro Bertolucci e os dois filhos – Daniel e André, junto a outros familiares – recepcionaram os visitantes com uma demonstração de como serão atendidos os turistas. Não haverá, inicialmente, hospedagem (hotelaria) no local, mas visitas para passar o dia. Nessa modalidade, o turista é levado dos seus hotéis em Gramado, Canela Nova Petrópolis e região – até o Olivas para passar o dia, optando por churrasco ou um piquenique, entre outras formas de pacotes turísticos que serão comercializados.  

Trilhas, passeios de triciclo a cavalo são algumas das alternativas. Mas em qualquer das modalidades de visitação, sempre o hóspede contará com atendimento dentro dos conceitos de amizade, rusticidade e sofisticação.  Experiente na área gastronômica, Daniel cuida com atenção aos detalhes culinários, auxiliado por pessoal cuja qualificação inclui o gosto “caseiro” ao sofisticado.

Um dos afluentes do Rio Caí passa na base da propriedade

De acordo com o líder Pedro Bertolucci, é necessário “resgatar a alma de Gramado, por isso buscamos algo diferente da cidade. Buscamos o que existe, mas que está escondido aqui e queremos resgatar essas origens de Gramado. O crescimento da cidade fez com que a natureza ficasse em segundo plano. Essa área de nossas origens tem muito a oferecer”, disse.

“Queremos que as pessoas sintam a energia positiva deste local e região, onde os imigrantes chegaram a fizeram suas moradias com muita dificuldade, mas em ambiente de muita beleza”, observou Pedro Bertolucci. Segundo ele, o crescimento da cidade de Gramado – para onde a maioria dos pioneiros de linha Nova teve que seguir, para poder ter acesso até mesmo à locomoção – abre espaço para uma nova atração na região. “Os visitantes terão a cidade grande, os muitos atrativos da nossa querida Gramado, e poderão conhecer como os primeiros começaram em contato com a natureza exuberante desta área”, complementou.

Casa Centenária

Lembrou que Linha Nova já conta com atrações bem rústicas, como a Casa Centenária (acima), ao longo dos 14 quilômetros asfaltados, até o Olivas.

Costelão defumado com folhas de oliveiras

Costelão defumado com folhas de oliveiras

A recepção ali terá tratamento diferenciado. É o turismo rural com, fazendinha, pomar, horta orgânica, bistrô, loja com grife exclusiva e uma experiência completa em torno da olivicultura com visita à plantação de oliveiras, degustação e tour pela fábrica de azeite em construção. No Empório Colonial, em fase final de construção, a produção local será contemplada, permitindo ao visitante encontrar sucos, embutidos, queijos, schmiers e outros produtos coloniais da região. A expectativa é de que até o final deste ano tudo esteja concluído e até um “churras” já tem data marcada, para o dia de Nossa Senhora da Conceição.

Veja mais em: OLIVAS

SSL Bravulink