Caxias do sul prepara Festa Nacional da Uva

 

A Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, uma das festas populares mais conhecidas no País, retorna em 2019. Evento pioneiro no País, realizado desde o final do século XVIII e de forma mais ampla e já com a denominação Festa da Uva, pela primeira vez em 1931, ocorre entre os dias 22 de fevereiro a 10 de março de 2019. Em grande estilo, a comissão organizadora e as soberanas – as rainhas que estiverem presentes desde a terceira edição, com a jovem Adélia Eberle, em 1933, dando brilho exclusivo à festividade que homenageia o principal produto agrícola da região, a uva – fizeram o lançamento para todo o trade turístico nacional e exterior, durante o 30 ª edição do Festuris Gramado.

Festa nacional da uva

VIVA UNA BELLA GIORNADA

Acompanhadas por Luciano Pereira, coordenador geral da Festa da Uva, a rainha Maiara Perottoni e as Princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer, contaram sobre o que será a edição de 2019, cujo enredo é “Viva una bela giornada”. A Festa terá quatro personagens principais que representam os pilares da cultura, como a gastronomia italiana, a força dos negócios, o prazer da diversão, tão natural nas comunidades italianas, e o futuro. Os prsonagens são: Mama Francesca, Fiorella, Bepi e Guilhermo. Eles estarão presentes em cada espaço dessa grande festa.

Festa nacional da uva

Apresentação no Festuris 30 anos

Uma das novidades – que certamente vai agradar os visitantes, é que na entrada a pessoa já recebe um cacho de uvas. Em edições anteriores, tinha que esperar até chegar ao pavilhão onde vendiam uvas (eu sofri isso na pele)percorrendo um longo corredor e saída, ir num local específico para resgatar um cacho e levar para casa.

Pereira e as soberanas destacaram muitas outras mudanças, entre essas a de que serão dois desfiles no centro da cidade, na Sinimbu, no dia  abertura e o outro no fechamento, portanto dias 22 de fevereiro e 10 de março. E mais seis desfiles cênicos dentro dos Pavilhões, na Alameda Central do Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos. Atividades diárias, com mudanças, em especial na área de comercialização e alimentação. Os corredores serão ampliados, com lugares para desfrutar das atrações com conforto.

Comidas típicas italianas

A ala de alimentação contemplará todos os tipos, inclusive restaurantes com pratos mais elaborados (gourmet). Mas o tradicional galeto com polenta, massa e salada verde e tantos outros pratos nessa mesma mesa – ou o churrasco – se mantém. Os preços de uma refeição completa começam em R$ 10,00. Na área de comercialização, a comunidade de Caxias do Sul, dos vários distritos, estará presente com demonstrações e venda de artigos típicos coloniais até serviços e produtos de alta tecnologia elaborados pelas indústrias que projetam Caxias do Sul no cenário mundial dos negócios. Além dos produtores de uvas, que farão reserva especial para mostrar seus produtos na Festa, empresas tradicionais como Marcopolo, Randon (ambas de Caxias) a Cervejaria Schin e Banco Bradesco, são os patrocinadores. A Prefeitura de Caxias do Sul é parceira, junto com a empresa Imply- tecnologia eletrônica. A Rodoil é apoiadora.

Galeto com polenta e outros quitutes na Casa di Paolo

Galeto com polenta e outros quitutes – típica da zona italiana.

Ingressos gratuitos

Outra novidade quente: Visitantes que chegarem aos Pavilhões de segunda a quinta-feira, das 11h30min às 12h30min, não pagarão ingresso. Este seria um chamariz para incentivar a visita de segunda a quinta-feira. Ali haverá sempre a boa música “taliana”, com corais, cantores, humoristas, mesclada com a musica gaúcha e shows nacionais, esses em datas especiais. o Ator Thiago Lacerda foi escolhido o embaixador da Festa da Uva 2019. Veja mais em FESTA DA UVA, onde podem ser adquiridos ingressos antecipados. Informações pelo 54. 3207.1166

SSL Bravulink