Na Região dos Vinhedos o Papai Noel vai de Maria Fumaça 

O apito do trem Maria Fumaça se confunde com os acordes ao teclado entoando o Jingle Bells. Em meio a fumaça do trem, no palco, o grupo musical – composto por papais noéis – não se acanha com a estridência do apito. Em vez de trenó,  suas guitarras e instrumentos de sopro sacodem o coreto com o “sapatinho, na janela do quintal”, cantado pelos visitantes eufóricos que participam dessa aventura de lirismo e muita alegria que é o Natal Sobre os Trilhos.

O espetáculo foi lançado no dia 24 de novembro, e ainda terá mais 04 noites em dezembro, sempre aos sábados à noite, até 22 dezembro, no Vale dos Vinhedos, entre as cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi.

A epopeia italiana relembra porque os imigrantes deixaram sua pátria

A programação criada pela empresa Giordani Turismo e Eventos começa com a apresentação da Epopeia Italiana, no Parque Cultural, bem próximo da plataforma de embarque do trem Maria Fumaça. Nessa epopeia – a história do casal Lazaro e Rosa, ancestrais da família Giordani – que fizeram uma travessia de 36 dias sobre as águas do Atlântico  e rios,  por fim chegaram à tão sonhada América, Rio Grande do Sul e no pedacinho da sua colônia de terras com altos e baixos.

Essas terras pertenciam à Montenegro e estavam localizadas no que se chama Encosta Superior do Nordeste, na serra gaúcha, entre os dois principais rios que correm por ali: o Caí e o das Antas. A Epopeia emociona, pois trata de fato histórico, levado em linguagem simples ao público que é diversificado e que, em alguns trechos, canta junto o hino da esperança dos aventureiros:  Merica, Merica, Merica/cossa saràlo ‘sta Merica?.

Nesse clima de emoção, a narrativa encerra com degustação de cucas, biscoitos, sucos de uva e de vinhos. Já é a fartura dos dias atuais, a prova de que o esforço valeu a pena. É o momento de sair em disparada para a estação do Maria Fumaça, como se fosse nova travessia, só que desta vez daqueles que desejam conhecer mais e desfrutar do fruto do trabalho feito pelos descendentes daquele casal que em 1875 enfrentou dificuldades de todo tipo. Hoje, como num resgate, os descendentes criam roteiros que visam sobretudo à magia e a manutenção de costumes trazidos do Velho Mundo. Assim nasceu o Natal Sobre Trilhos!

Música, história e magia

Dentro desse contexto, o Natal Sobre Trilhos é uma travessia de 23 quilômetros da Estrada de Ferro, pelo vapor Maria Fumaça, de Bento Gonçalves, passando por Carlos Barbosa e finalmente chegando a Garibaldi, numa rota de magia. Artistas locais se revezam entoando os tradicionais hinos e cânticos natalinos, com interpretações solo ou em grupo. Apresentam-se com show de luzes, canções e a cada trecho uma surpresa que tem por objetivo despertar o clima natalino.

Os ritmos podem ser lentos ou imitando uma rancheira ou vanera, até mesmo para o “Noite Feliz”, este sempre acompanhado por todos os passageiros da cabine. Não faltam contadores de histórias, naquele padrão de “era uma vez um Natal”, trazendo aos visitantes as boas lembranças do Menino Jesus e do Bom Velhinho.  E despertam lágrimas em muitos. Por sorte o palhaço se apresenta para incentivar só os bons pensamentos e recomenda o envio de cartas (no caso cartões postais da região e das atrações) lembrando o Natal ou ao Papai Noel que é hora do presente!

A própria Giordani Turismo e Eventos envia, se o visitante tiver o endereço correto. Informações e compra dos ingressos podem ser feitas pelo fone 54.34552788 ou em GIORDANI TURISMO .

Você pode gostar...

SSL Bravulink