Prefeituras e vinícolas da Serra Gaúcha promovem a Vindima

  A colheita das uvas acontece entre os meses de janeiro e fevereiro e contará com atrações especiais incluindo a colheita  e degustação de uvas, sucos e vinhos, visitações lúdicas às cantinas e até mesmo o “piso da uva”, em algumas propriedades.  Neste ano, Gramado lança sua 1ª Vindima.

Panizon, nos Altos Montes/Fábrica de Notícias

                Cada região organizou o seu período de Vindima, mas o certo é que o Vale dos Vinhedos, e os Altos Montes, na Serra da Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, estão vivendo a colheita da uva, período em que a fruta vai para a produção de vinhos e sucos. Em cada região, propriedade e mesmo nas áreas centrais das cidades, há grande entusiasmo com essa época que leva muitos visitantes para ver de perto como se colhe as muitas qualidades de uvas. Na região dos Altos Montes a labuta diária busca movimentar o enoturismo das cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, até o final de fevereiro. Com uma bela paisagem de parreiras carregadas, as vinícolas se preparam para receber os turistas interessados em participar desse período tão exclusivo.

Foto do site da Apromonte

            Das 12 vinícolas que compõem a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), quatro terão programação especial para a vindima 2022.  A Panizzon oferece a degustação simultânea de uvas e vinhos, onde será possível saborear alguns tipos de uvas. A Boscato Vinhos Finos e a Cave de Angelina terão a opção de visitação nos vinhedos. Todas as três atividades estão disponíveis ao público mediante agendamento prévio. 

            Já a vinícola Luiz Argenta, conhecida pelas paisagens naturais e a alta gastronomia do Restaurante Clô, preparou a Colheita Experience, que promete emergir o turista na experiência da vindima. A atração acontecerá nos dias 29/01, 12/02 e 26/02, às 9h30, e terá duração de duas horas.

            Localizada na Serra Gaúcha, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de uvas e vinhos do país, chegando 80 milhões de quilos de uva e 45 milhões de litros de vinho numa só safra. Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por doze vinícolas: Boscato, Casa Venturini, Cave de Angelina, Fante Bebidas, Luiz Argenta, Terrasul, Valdemiz, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br .

Vale dos Vinhedos – Bento, Garibaldi, Monte Belo

Via del Vino, centro de Bento Gonçalves

            Bento em Vindima 2022, como Bento Gonçalves chamou a sua 11ª  Vindima que será de 14 de janeiro até 20 de março, uma época de cerebração pelos agricultores que dividem as alegrias com a população e visitantes. Uma grande programação está prevista, porém em função da pandemia Covid 19, os eventos que contribuiriam para aglomerações foram suspensos. É importante verificar no site da Prefeitura de Bento a programação diária. O certo é que as visitações às cantinas – tudo de acordo com os protocolos de segurança, que vão desde o uso de máscaras, o passaporte da vacinação – estão mantidas. Até pelo fato de que são agendadas em pequenos grupos. O que resulta em mais emoção, pois um grupo pequeno sempre recebe atenção redobrada!

Símbolo do vinho/Bento Gonçalves

            As muitas atividades como desfiles, shows e festas canceladas. O comitê de gestão de crise da prefeitura de Bento Gonçalves tomou essa decisão no dia 12 de janeiro, após confirmar um elevado índice de pessoas com Covid. O Comitê, integrado pelo prefeito Diogo Siqueira, secretários de Turismo, Rodrigo Parisotto, de Cultura Evandro Soares, adjunto de Saúde, Gilberto Junior e de segurança Tenente Coronel Paulo César de Carvalho, mantém permanente vigília e poderá liberar alguma programação quando houver condições. Programação diária no : https://bento.tur.br/2019/12/estacao-vindima-bento-goncalves-se-prepara-para-celebrar-mais-um-ano-de-colheita/

Rota do Vale dos Vinhedos

            Responsáveis pelas bem conhecidas, tradicionais e premiadas vinícolas Miolo, Casa Bucco, Aurora, Lovara, a região tem roteiros turísticos visando a Vindima, a gastronomia e a cultura italiana. As atrações não ficam apenas em Bento, englobam Garibaldi e Monte Belo do Sul, região chamada de Vale dos Vinhedos, que congrega a Aprovale. Esta pequena região foi colonizada em meados de 1875 por imigrantes italianos vindos em sua maioria das regiões do Trento e do Vêneto.

São mais de 30 cantinas que integram a Aprovale. Nomes poderosos como Don Candido, Valduga, Don Laurindo, Cavalleri, Lídio Carraro, Grand Legado Forestier, Laurentis, Garibaldi – uma cooperativa exclusiva que reúne pequenos produtores e a Peterlongo, a única que já produziu champagne no Brasil, isso lá em 1915, no seu começo, através da Vinícola Armando Peterlongo.

Produtos da Vinícola Garibaldi
Belas paisagens de Garibaldi

Passeios, incluindo refeições em restaurantes especializados em culinária italiana nas sedes das cidades e pelo Vale dos Vinhedos, na famosa Estrada da Graciema e outras,  são promovidos por agências de viagens.

A Giordani Turismo, com sede em Bento Gonçalves, tem rotas muito exclusivas. Organiza visitas na Antica Vindima da Casa Adesso, onde além de uma viagem ao passado a música italiana dá um show;  à Capela Nossa Senhora das Neves, que foi erguida com vinho em vez de água!;

Atividades na Casa A Ovelha

 a Casa Ovelha, com degustações de sucos, e interação com as ovelhas, cães amestrados e até falcões, a  Via Del Vino (essa dentro de Bento Gonçalves) e a Osteria Della Colombina, em Garibaldi, restaurante onde cada prato é um desafio aos paladares mais exigentes. Ali a polenta de milho orgânico com queijo parmesão, a carne lessa e a galinha”rostida com polpa de tomate”, entre outros pratos, são inesquecíveis. 

Gramado e sua 1ª Vindima

Gramado prepara mais um grande evento. A 1ª Vindima de Gramado, na Região das Hontências vem com uma proposta de levar mais um atrativo para o verão. Dentro da Vindima que será de 10 de fevereiro a 06 de março deste 2022, terá lugar a Vila do Vinho, que reunirá oito vinícolas da cidade na Praça das Etnias, centro de Gramado, expondo seus produtos no horário das 10h às 22h diariamente. No local, além da degustação de produtos e uma adega especial para venda de produtos, além da Área Gastronômica com fondue de chocolate, pizza e tábua de frios que podem ser saboreados com os vinhos.

Foto Rafael Cavali /Gramado

            Estarão presentes na Vila do Vinho a Benvic Sucos e Vinhos, Vinícola Lazaretti, Casarão Zio Pietro, Vinícola Stopassola, Masotti Sucos e Vinhos, Ravanello Vinhedos e Vinhos Finos, Casa Seganfredo e Arte Líquida, todos produtores de Gramado. Também serão promovidas visitações com os proprietários, degustação sensorial, até colheita e pisa das uvas.

Parreiral em Gramado/Rafael Cavali

         Os finais de tarde na Vila do Vinho serão mais especiais com apresentação de atrações do Gramado In Concert, evento que acontece de forma paralela à Vindima em Gramado. No período de 12 a 19 de fevereiro, sempre às 18h30min, músicos do Gramado In Concert estarão se apresentando no palco da Vila do Vinho na Praça das Etnias. A 1ª Vindima em Gramado é uma realização da Gramadotur e Secretaria de Turismo com promoção da Prefeitura de Gramado.

Você pode gostar...

SSL Bravulink